Os EUA estão a impor sanções às filhas de Putin. Quem são Maria e Katerina?

7

President of Russia / Twitter

O Presidente russo, Vladimir Putin.

O Presidente russo, Vladimir Putin.

As duas filhas de Putin fazem parte de uma “nova aristocracia” russa em que os filhos beneficiam das ligações dos pais para conseguirem cargos políticos e em empresas públicas.

Ninguém sabe ao certo quantos filhos Putin tem e quem são, com este tema a ser constantemente alvo de especulação. Oficialmente, apenas Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova são filhas do presidente de russo — e ambas estão agora a ser alvo de sanções por parte dos Estados Unidos.

Nascidas do casamento com Lyudmila Putina, ex-comissária de bordo de quem Putin se divorciou em 2013, Maria e Katerina, de 36 e 35 anos, respectivamente, foram educadas na Rússia, segundo as palavras do próprio íder russo em 2015, que raramente fala da família.

Tenho orgulho delas, elas continuam a estudar e estão a trabalhar. As minhas filhas falam três línguas europeias fluentemente. Nunca falo da minha família com ninguém”, afirmou Putin, citado pela Reuters, que acrescenta que as filhas não estão envolvidas em política e que estavam a dar os primeiros passos nas carreiras.

Mas, afinal, que carreiras são essas? Katerina Tikhonova, a filha mais nova, nasceu em Dresden em 1986, enquanto Putin ainda trabalhava como agente da KGB, e usa o apelido da avó materna.

Tem um mestrado em física e matemática e é também uma aficionada da dança competitiva, sendo presidente de dois comités da Federação de Rock’n’Roll Acrobátido russa, segundo escreve o The Guardian.

Katerina foi casada até 2018 com o filho de Nikolai Shamalov, um confidente de Putin e um dos donos do Rossiya Bank, que os EUA descrevem como sendo o “banco pessoal” dos responsáveis de topo do Kremlin.

Kirill Shamalov, ex-marido de Katerina, foi nomeado chefe de aconselhamento legal para actividades económicas no estrangeiro da Gazprom, a produtora estatal de gás natural, em 2002, quando tinha apenas 20 anos.

Segundo uma investigação da Reuters, os registos oficiais mostram que Katerina é muito mais rica do que o pai, visto que em 2014 Putin apenas declarou rendimentos de 7,65 milhões de rublos e a posse de dois apartamentos modestos.

Já a filha, juntamente com o ex-marido, detinha acções em empresas avaliadas em dois mil milhões de dólares, incluindo uma no ramo da petroquímica e do gás que Shamalov comprou a Gennady Timchenko, outro oligarca que é amigo de Putin.

O casal era também dono de vila luxuosa em França avaliada em 4.8 milhões de euros, que foi inclusivamente invadida e vandalizada recentemente por protestantes anti-Putin. Os detalhes das divisões de bens com o divórcio não são conhecidos.

Em 2001, Putin revelou que a filha mais nova era adepta da cultura asiática e que se  tinha especializado na história e cultura do Japão, formando-se na Universidade de São Petersburgo.

Tikhonova também já assumiu vários papéis na Universidade de Moscovo, sendo directora de duas iniciativas, a Fundação nacional para o Desenvolvimento Intelectual e o Centro Nacional da Reserva Intelectual.

Em 2020, foi apontada líder do instituto Innopraktika, que se dedica ao estudo da inteligência artificial e recebeu um financiamento de 1.6 mil milhões de euros, sendo que o instituto inclui um grupo de conselheiros próximos de Putin, incluindo Sergei Chemezov e Nikolai Tokarev, antigos colegas do presidente russo no KGB.

Maria Vorontsova, a filha mais velha de Putin, é mais discreta. Também se formou na Universidade de Moscovo, trabalhando como endocrinologista pediátrica. Em 2019, Vorontsova deu uma entrevista onde revelou os seus planos para um investimento de 600 milhões de euros numa investigação dedicada à cura do cancro.

Foi casada com o empresário holandês Jorrit Faassen, que também trabalhou na Gazprom, e viveu nos Países Baixos. Recentemente, um grupo de habitantes de Amesterdão pediu a Vorontsova que apelasse ao seu pai que acabasse com a invasão da Ucrânia.

“A menos de 2000 quilómetros do teu pedaço de terra livre e em paz, o teu pai está a dizimar um país inteiro e as suas pessoas. Parece que o teu velhote é difícil de contactar e impossível de parar até pelos seus carrascos. Mas como todos sabemos, pais e filhas são outra história“, lê-se no sinal colocado na propriedade.

A socióloga Olga Kryshtanovskaya explica à Reuters que as filhas de Putin incluem-se numa geração de russos que tem notado uma subida grande no estatuto social devido aos conhecimentos dos pais, nascendo assim uma “nova aristocracia” na política e nas empresas públicas.

Terceira filha secreta?

Sobre a sua separação da ex-mulher, Putin foi parco nas palavras, segundo a BBC. “Mal nos vemos, temos as nossas vidas separadas”, afirmou o líder russo.

Já sobre os netos, o Presidente russo falou neles apenas uma vez, não especificando o número e limitando-se a revelar que um está na cresce. “Não quero que crescçam como príncipes. Quero que sejam pessoas normais“, disse.

Na Rússia, circulam ainda muitos boatos acerca da existência de uma terceira filha secreta, que terá nascido fruto de um caso com Svetlana Krivonogikh, uma funcionária de limpeza que também está envolvida nos Pandora Papers.

Os Pandora Papers também revelaram que Krivonogikhse tinha tornado dona de um apartamento no Mónaco através de uma empresa offshore criada meras semanas após o nascimento da sua filha, Luiza.

O Kremlin já negou anteriormente a ideia de que Luiza seja filha de Putin e o presidente russo já disse que não admite interferências na sua vida privada.

Adriana Peixoto, ZAP //

7 Comments

  1. Elas tem muita massa. Tem contas bancárias nos EUA e contas bancárias no Japão, mansões na França. Deve ter sido o putin que lhes deu tudo……..á custa dos contribuentes russos e negócios ilícitos do putin.

  2. Os americanos são mesmo muito hipocritas. Como se os filhos do Kennedy, dos Bush (pai e filho), e agora mais recente – e já muito divulgado filhinho do Biden que tem negócios na Ucrânia – não se beneficiam também dos nomes e posições políticas dos “papaizinhos” !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.