/

EUA proíbem venda de chips para inteligência artificial à China

1

Fabricantes de chips anunciaram que os EUA as estão a impedir de vender para produtos de inteligência artificial à China.

A fabricante de chips Nvidia revelou, esta quarta-feira, que as autoridades dos Estados Unidos disseram para a empresa parar de exportar dois tipos de chips, que tinham como destino projetos de inteligência artificial para a China. A concorrente Advanced Micro Devices (AMD) está na mesma situação.

De acordo com a Reuters, esta proibição pode prejudicar as empresas chinesas, que não irão conseguir realizar tarefas mais avançadas como reconhecimento de imagens, criando dificuldades aos negócios da Nvidia na China.

As ações da empresa de produção de chips caíram quase 6,6% após a medida. A Nvidia realçou que a proibição poderia interferir na conclusão do desenvolvimento do H100, um chip anunciado este ano.

As ações da AMD também caíram 3,7%, com um porta-voz da empresa a confirmar à Reuters que a AMD também recebeu ordens a impedir que os seus chips de inteligência artificial MI250 sejam exportados para a China.

No entanto, a AMD parece mais otimista do que a Nvidia, e sublinha que esta nova proibição não deverá ter grande impacto nos seus negócios.

A Nvidia informou que as autoridades norte-americanas garantiram que a nova medida “resolverá o risco de que os produtos possam ser usados ​​ou desviados para ‘uso militar” na China”.

Questionado pela Reuters, o Departamento de Comércio dos EUA não disse quais os novos critérios que estabeleceu para que chips de inteligência artificial não possam ser vendidos à China. No entanto, admitiu estar a rever as suas políticas e práticas.

“Embora não estejamos em posição de delinear mudanças políticas específicas neste momento, estamos a adotar uma abordagem abrangente para implementar ações adicionais necessárias relacionadas com tecnologias, usos finais e utilizadores finais para proteger a segurança nacional dos EUA e os interesses de política externa”, afirmou um porta-voz do departamento à agência de notícias.

A proibição marca uma grande escalada da repressão dos EUA à China, numa altura em que o destino de Taiwan, onde são fabricados chips para a Nvidia, e o de quase todas as outras grandes empresas de chips, é incerto.

As organizações chinesas não vão ter capacidade para utilizar o tipo de computação avançada de reconhecimento de imagem e fala, entre muitas outras tarefas.

A Nvidia revelou ter contabilizado 400 milhões de dólares (cerca de 398 milhões de euros) em vendas destes semicondutores, só neste trimestre, para a China. O dinheiro pode ser perdido se as empresas chinesas recusarem outras alternativas.

Assim, a empresa planeia solicitar isenções a este bloqueio, mas “não tem garantias” de que as autoridades americanas as vão conceder.

ZAP //

1 Comment

  1. Como bem se sabe a China não se dá ao trabalho de “criar” ou “inventar” seja o que for ! .. Como sempre fez , contenta-se de (copiar) e reproduzir o que outros Países criaram , espionagem Industrial é uma constante do Governo Chines !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.