EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas.

Em entrevista à emissora televisiva FOX News, Mike Pompeo disse que o Governo norte-americano “está certamente a considerar” restringir ou bloquear o acesso ao TikTok e a outras redes sociais chinesas, temendo que os dados pessoais dos utilizadores destas plataformas sejam utilizados pelos serviços de inteligência da China.

“Não quero adiantar-me ao Presidente [Donald Trump], mas é algo que estamos a ponderar”, disse o alto funcionário dos Estados Unidos, pedindo aos norte-americanos que sejam cautelosos a utilizar a aplicação, a menos que queiram, continuou, ver os seus dados privados a acabar “nas mãos do Partido Comunista Chinês.

“Estamos a levar muito a sério e a analisar essa possibilidade”, reiterou Pompeo.

A posição de Pompeo surge durante as crescentes tensões entre Washington e Pequim por causa da resposta à pandemia da covid-19, da nova lei de segurança nacional de Hong Kong e da intensa guerra comercial que ambos os países travam.

A Austrália está a considerar adotar a mesma medida relativamente ao TikTok, uma aplicação de partilha de vídeos que pertence à empresa ByteDance, sediada em Pequim.

Recentemente, a Índia anunciou o bloqueio de 59 aplicações chinesas, incluindo o TikTok, considerando que estas plataformas são “prejudiciais à soberania e integridade “do país.

O TikTok tinha 800 milhões de utilizadores, em janeiro passado, em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …

Para ter um "cabelo perfeito", Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de …