EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas.

Em entrevista à emissora televisiva FOX News, Mike Pompeo disse que o Governo norte-americano “está certamente a considerar” restringir ou bloquear o acesso ao TikTok e a outras redes sociais chinesas, temendo que os dados pessoais dos utilizadores destas plataformas sejam utilizados pelos serviços de inteligência da China.

“Não quero adiantar-me ao Presidente [Donald Trump], mas é algo que estamos a ponderar”, disse o alto funcionário dos Estados Unidos, pedindo aos norte-americanos que sejam cautelosos a utilizar a aplicação, a menos que queiram, continuou, ver os seus dados privados a acabar “nas mãos do Partido Comunista Chinês.

“Estamos a levar muito a sério e a analisar essa possibilidade”, reiterou Pompeo.

A posição de Pompeo surge durante as crescentes tensões entre Washington e Pequim por causa da resposta à pandemia da covid-19, da nova lei de segurança nacional de Hong Kong e da intensa guerra comercial que ambos os países travam.

A Austrália está a considerar adotar a mesma medida relativamente ao TikTok, uma aplicação de partilha de vídeos que pertence à empresa ByteDance, sediada em Pequim.

Recentemente, a Índia anunciou o bloqueio de 59 aplicações chinesas, incluindo o TikTok, considerando que estas plataformas são “prejudiciais à soberania e integridade “do país.

O TikTok tinha 800 milhões de utilizadores, em janeiro passado, em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …