EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José Lugo Gómez.

Os dois antigos governantes foram sancionados por Washington por “corrupção” na empresa estatal de eletricidade Corpoelec. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado, Mike Pompeo, num comunicado através do qual disse esperar receber informações que conduzam à prisão e condenação dos antigos funcionários da empresa.

“A ação de hoje segue-se à nomeação de Motta e Lugo em 28 de julho de 2020 (…) devido ao seu envolvimento em corrupção significativa, que resultou na impossibilidade de eles (e os seus familiares mais próximos) entrarem nos Estados Unidos”, explicou Pompeo.

Em 28 de julho, o Departamento de Estado anunciou sanções contra Motta Domínguez e Lugo Gómez, bem como contra as suas famílias. Pompeo explicou na altura que ambos “foram acusados de aceitar benefícios monetários, incluindo subornos, em troca de contratos lucrativos de fornecimento de equipamento para a Corpoelec, e de se apropriarem indevidamente de fundos públicos para o seu próprio enriquecimento”.

Os EUA observaram que a sanção inclui vários membros das suas famílias, e como resultado, todos eles estão proibidos de entrar nos EUA por tempo “indefinido”.

De acordo com as informações hoje adiantadas, Motta Domínguez foi nomeado presidente da Corporação Nacional de Eletricidade (Corpoelec) em 2015 e posteriormente ministro da eletricidade, enquanto Lugo Gómez foi vice-ministro das Finanças, Investimento e Aliança Estratégica no Ministério da Eletricidade, bem como diretor de compras na Corpoelec, sob a direção de Motta. Motta foi afastado do ministério e da presidência ao Corpoelec em 2019, após quatro anos no cargo.

Sobre ambos pendem também oito acusações, no Tribunal Distrital do Sul da Florida, incluindo uma de conspiração para cometer branqueamento de capitais e sete acusações de branqueamento de capitais, relacionadas com o alegado recebimento de subornos em troca de favorecimento de empresas.

O Departamento de Estado informou que os montantes oferecidos fazem parte do Programa de Recompensas do Crime Organizado Transnacional (TOCRP), que levou à justiça mais de “75 criminosos transnacionais e grandes traficantes de droga”, juntamente com o Programa de Recompensas de Narcóticos (NRP).

Os Estados Unidos pagaram mais de 130 milhões de dólares em recompensas por informações que conduzam a detenções, acrescenta a nota divulgada.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …