EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José Lugo Gómez.

Os dois antigos governantes foram sancionados por Washington por “corrupção” na empresa estatal de eletricidade Corpoelec. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado, Mike Pompeo, num comunicado através do qual disse esperar receber informações que conduzam à prisão e condenação dos antigos funcionários da empresa.

“A ação de hoje segue-se à nomeação de Motta e Lugo em 28 de julho de 2020 (…) devido ao seu envolvimento em corrupção significativa, que resultou na impossibilidade de eles (e os seus familiares mais próximos) entrarem nos Estados Unidos”, explicou Pompeo.

Em 28 de julho, o Departamento de Estado anunciou sanções contra Motta Domínguez e Lugo Gómez, bem como contra as suas famílias. Pompeo explicou na altura que ambos “foram acusados de aceitar benefícios monetários, incluindo subornos, em troca de contratos lucrativos de fornecimento de equipamento para a Corpoelec, e de se apropriarem indevidamente de fundos públicos para o seu próprio enriquecimento”.

Os EUA observaram que a sanção inclui vários membros das suas famílias, e como resultado, todos eles estão proibidos de entrar nos EUA por tempo “indefinido”.

De acordo com as informações hoje adiantadas, Motta Domínguez foi nomeado presidente da Corporação Nacional de Eletricidade (Corpoelec) em 2015 e posteriormente ministro da eletricidade, enquanto Lugo Gómez foi vice-ministro das Finanças, Investimento e Aliança Estratégica no Ministério da Eletricidade, bem como diretor de compras na Corpoelec, sob a direção de Motta. Motta foi afastado do ministério e da presidência ao Corpoelec em 2019, após quatro anos no cargo.

Sobre ambos pendem também oito acusações, no Tribunal Distrital do Sul da Florida, incluindo uma de conspiração para cometer branqueamento de capitais e sete acusações de branqueamento de capitais, relacionadas com o alegado recebimento de subornos em troca de favorecimento de empresas.

O Departamento de Estado informou que os montantes oferecidos fazem parte do Programa de Recompensas do Crime Organizado Transnacional (TOCRP), que levou à justiça mais de “75 criminosos transnacionais e grandes traficantes de droga”, juntamente com o Programa de Recompensas de Narcóticos (NRP).

Os Estados Unidos pagaram mais de 130 milhões de dólares em recompensas por informações que conduzam a detenções, acrescenta a nota divulgada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …