EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José Lugo Gómez.

Os dois antigos governantes foram sancionados por Washington por “corrupção” na empresa estatal de eletricidade Corpoelec. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado, Mike Pompeo, num comunicado através do qual disse esperar receber informações que conduzam à prisão e condenação dos antigos funcionários da empresa.

“A ação de hoje segue-se à nomeação de Motta e Lugo em 28 de julho de 2020 (…) devido ao seu envolvimento em corrupção significativa, que resultou na impossibilidade de eles (e os seus familiares mais próximos) entrarem nos Estados Unidos”, explicou Pompeo.

Em 28 de julho, o Departamento de Estado anunciou sanções contra Motta Domínguez e Lugo Gómez, bem como contra as suas famílias. Pompeo explicou na altura que ambos “foram acusados de aceitar benefícios monetários, incluindo subornos, em troca de contratos lucrativos de fornecimento de equipamento para a Corpoelec, e de se apropriarem indevidamente de fundos públicos para o seu próprio enriquecimento”.

Os EUA observaram que a sanção inclui vários membros das suas famílias, e como resultado, todos eles estão proibidos de entrar nos EUA por tempo “indefinido”.

De acordo com as informações hoje adiantadas, Motta Domínguez foi nomeado presidente da Corporação Nacional de Eletricidade (Corpoelec) em 2015 e posteriormente ministro da eletricidade, enquanto Lugo Gómez foi vice-ministro das Finanças, Investimento e Aliança Estratégica no Ministério da Eletricidade, bem como diretor de compras na Corpoelec, sob a direção de Motta. Motta foi afastado do ministério e da presidência ao Corpoelec em 2019, após quatro anos no cargo.

Sobre ambos pendem também oito acusações, no Tribunal Distrital do Sul da Florida, incluindo uma de conspiração para cometer branqueamento de capitais e sete acusações de branqueamento de capitais, relacionadas com o alegado recebimento de subornos em troca de favorecimento de empresas.

O Departamento de Estado informou que os montantes oferecidos fazem parte do Programa de Recompensas do Crime Organizado Transnacional (TOCRP), que levou à justiça mais de “75 criminosos transnacionais e grandes traficantes de droga”, juntamente com o Programa de Recompensas de Narcóticos (NRP).

Os Estados Unidos pagaram mais de 130 milhões de dólares em recompensas por informações que conduzam a detenções, acrescenta a nota divulgada.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quando Rui Pinto ainda era "John", Suíça pediu-lhe ajuda para investigar o presidente da FIFA

Em 2018, as autoridades suíças entraram em contacto com Rui Pinto para pedir a sua colaboração para investigar o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Quando o projeto Football Leaks ainda era algo embrionário — embora já …

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …

Concertação Social com alterações laborais em cima da mesa. Mas sem cedências à esquerda há risco de "crise política"

O Governo reúne-se hoje com os parceiros sociais e em cima da mesa estão alterações à lei laboral, numa altura em que o tema é também uma das matérias centrais das negociações do Orçamento do …

Superliga Europeia pode renascer com outro formato

Real Madrid, Barcelona e Juventus, três dos clubes fundadores da Superliga Europeia, estão a repensar o modelo da competição e planeiam voltar em força. Sem lugares cativos e com qualificação por mérito desportivo. É assim que …

"Dos fracos não reza a história". Rio avança mesmo para reeleição contra um aparente favorito Rangel

Rio desfez finalmente as dúvidas em torno do seu futuro, depois de se ter aconselhado do seu núcleo duro que nunca terá duvidado da decisão do líder. As dúvidas em torno da recandidatura de Rui Rio …

"É gritante". Críticas às medidas adotadas nas escolas (e o que se faz noutros países)

Com o arranque do novo ano letivo em Portugal, que volta a ser presencial, há muitas críticas relativamente às medidas adotadas nas escolas para a prevenção do contágio por covid-19. Mas, afinal, por que razão …

Sporting não marcava quatro desde 2014 (e alguém deste plantel jogou na última vitória?)

Campeão português foi ao terreno do Beşiktaş ganhar por 4-1. A maior vitória na fase de grupos dos últimos anos. O Sporting conseguiu a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um …

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …

Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha

Sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter abala La Palma. É o maior desde o início da erupção

Esta terça-feira à noite, um terramoto de magnitude 4,8 na Escala de Richter abalou La Palma. É o maior sismo até ao momento, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja. Segundo o El País, …

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …