EUA impõem novas sanções ao Irão no setor petrolífero

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

Os EUA impuseram sanções contra a maior empresa petrolífera do Irão, a Companhia Petroquímica do Golfo Pérsico, por apoiar a Guarda Revolucionária Iraniana, informou o Departamento do Tesouro.

A Companhia Petroquímica do Golfo Pérsico e as suas afiliadas são acusadas de apoiarem financeiramente as atividades da Guarda Revolucionária, uma divisão especial das Forças Armadas iranianas, através de negócios que atingem vários milhares de milhões de euros. A empresa e as suas afiliadas são responsáveis, segundo os Estados Unidos, por 40% da capacidade de produção petroquímica do Irão e por 50% das exportações deste país.

De acordo com o Departamento do Tesouro norte-americano, a Companhia Petroquímica favorece a Guarda Revolucionária, que em abril foi classificada pelo Governo dos EUA como uma “organização terrorista”.

Esta classificação permite que os EUA possam impor sanções a todas as empresas ou pessoas que forneçam suporte material à empresa. Assim, a decisão abrange, além da petrolífera, 39 afiliadas e agentes seus no estrangeiro.

“Pretendemos negar o financiamento a elementos-chave do setor petroquímico do Irão que fornecem apoio à Guarda Revolucionária”, explicou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, num comunicado.

“Esta ação é um aviso de que continuaremos a usar como alvos grupos de detenção e empresas do setor petroquímico que fornecem financiamento à Guarda Revolucionária“, diz o comunicado.

As sanções anunciadas fazem parte da campanha de “pressão máxima” do Governo norte-americano contra o Irão, que congelam quaisquer ativos que as empresas-alvo possam ter nas jurisdições norte-americanas.

Esse esforço de restrições ganhou fôlego nas últimas semanas, com a imposição de sanções com o objetivo de reduzir a zero a importante receita de exportação de petróleo do Irão, e após a decisão do presidente Donald Trump de retirar os EUA do acordo nuclear de 2015. “A pressão máxima sobre o regime iraniano continua”, disse o secretário de Estado, Mike Pompeo, acrescentando que os EUA continuarão a agir para “negar ao regime o dinheiro necessário para desestabilizar o Oriente Médio”.

Enquanto isso, o Irão, numa carta enviada às Nações Unidas e tornada pública, denunciou que as sanções dos EUA violam não apenas o acordo nuclear, mas também a resolução do Conselho de Segurança da ONU que o consagrou.

“As sanções nucleares unilaterais dos EUA, desafiam a resolução 2231 do Conselho de Segurança e o Plano de Ação Integral Conjunto”, escreveu o embaixador do Irão na ONU, Majid Takht Ravanchi, na carta, datada de 23 de maio. “Os Estados Unidos devem assumir total responsabilidade pelas consequências desses atos ilícitos”, conclui o embaixador Ravanchi.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O equilíbrio mundial é lixado, ò Trump. O que tu gastavas mesmo era um mundo controlado pelos EUA, em que uns eram filhos de Deus e outros eram filhos da put@. Já foste, escroque!… Isso foi bom enquanto durou. quanto mais cerras o punho à volta do mundo, mais países te escapam entre os dedos. Xupa!.. Com essa boquinha deves ter jeito.

RESPONDER

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho. Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos …