/

EUA, México e Canadá vão receber o Mundial 2026

drabikpany / Flickr

Gianni Infantino, antigo secretário-geral da UEFA e atual presidente da FIFA

Os Estados Unidos, o México e o Canadá vão receber o Mundial de futebol em 2026, decidiu, esta quarta-feira, o Congresso da FIFA, reunido em Moscovo.

A candidatura conjunta, a primeira com três países, recebeu 134 votos, contra os 65 de Marrocos, numa votação em que houve uma abstenção.

Este será o quarto Mundial organizado por países da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas), depois de o México ter acolhido os torneios de 1970 e 1986 e os EUA o de 1994.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, congratulou-se hoje pela atribuição do campeonato mundial de futebol de 2026 aos três países. “Os EUA, com o México e o Canadá, acabaram de conseguir a organização do Mundial. Felicitações – trabalhámos muito para isso“, diz numa mensagem divulgada no Twitter.

A vitória acontece num momento de grande tensão política entre os três países. No fim-de-semana, as relações entre os EUA e o Canadá complicaram-se, depois da cimeira do G7, no Quebec, realizada no fim-de-semana passado.

O Presidente dos EUA dissociou-se do comunicado final da cimeira e considerou que o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, foi “muito desonesto e fraco” por ter classificado como insultuosas as tarifas americanas.

Com o México, os problemas já vêm desde a campanha de Trump à Casa Branca, sobretudo, por causa de uma das suas principais promessas: um muro na fronteira para combater a imigração ilegal.

O Mundial 2018 foi recebido pela Rússia e começa oficialmente esta quinta-feira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.