EUA investigam se houve manipulação para substituir Lajes por base no Reino Unido

O Congresso dos Estados Unidos está a investigar se as forças armadas norte-americanas manipularam estudos para justificar a construção de um centro de informações no Reino Unido, em detrimento da base das Lajes, nos Açores.

Num artigo de opinião publicado na segunda-feira pela Bloomberg, agência de notícias financeiras norte-americana, o autor afirma ter obtido uma carta enviada por Jason Chaffetz, presidente da comissão Fiscalização e Reforma Governamental da Câmara dos Representantes, ao secretário da Defesa, Ashton Carter, a pedir documentos, comunicações e análises usados para tomar a decisão de construir o novo centro de informações numa base aérea em Croughton, nos arredores de Londres.

Chaffetz quer saber porque razão as forças armadas norte-americanas não efetuaram uma análise mais rigorosa sobre a possível instalação do centro nas Lajes, na base aérea da ilha Terceira, Açores.

No domingo, Chaffetz afirmou ter sido informado por fontes do Pentágono de que a estimativa dos custos da operação, fornecida ao Congresso para justificar a construção no Reino Unido, foi baseada em dados incompletos e distorcidos, para tornar a opção Croughton mais barata em relação à construção nas Lajes.

A manipulação da informação é muito suspeita. Iremos investigar até conseguirmos a verdade”, disse Chaffetz ao autor do artigo.

O plano chamou a atenção de Devin Nunes, presidente da comissão de Informações da Câmara dos Representantes, e de outros deputados que consideram a base aérea das Lajes estrategicamente importante e com todas as condições para receber o novo centro de informações.

No início do ano, o Pentágono enviou para o Congresso o plano de consolidação de infraestruturas europeias, no qual propõe a construção do novo centro, para cerca de mil analistas de informações, anexado ao Comando europeu (EUCOM) e ao comando África (AFRICOM) das forças armadas norte-americanas e a um centro de informações da NATO.

csis_er / Flickr

O luso-descendente Devin Nunes (esq), presidente da comissão de Informações da Câmara dos Representantes

O luso-descendente Devin Nunes (esq), presidente da comissão de Informações da Câmara dos Representantes

Os Estados Unidos anunciaram em janeiro deste ano a intenção de retirar 500 militares da base militar das Lajes, no âmbito da reestruturação das forças norte-americanas na Europa.

Em junho, a Câmara dos Representantes aprovou um orçamento que suspende a redução na base das Lajes até ficar provado que a infaestrutura não tem condições para acolher o novo complexo, uma alínea introduzida por Devin Nunes.

“A Câmara dos Representantes já disse, de forma clara, que a base das Lajes deve ser reaproveitada. É alarmante que o Departamento de Defesa queira levar os contribuintes numa viagem louca, gastando centenas de milhões de dólares a construir em outros locais infraestruturas que já existem nas Lajes”, disse, na altura, o congressista lusodescendente.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Convidar os chineses a montar qualquer coisa nem que seja venda de armas e estacionamento de aviões nas Lajes e convidar os americanos a sair irão ver que estes mudarão imediatamente de ideias em relação ás Lajes.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …