EUA fazem primeiro ataque ao Estado Islâmico perto de Bagdade

United States Forces Iraq / FLickr

Um caça F-16 da Força Aérea americana sobrevoa o Iraque

Os Estados Unidos lançaram esta segunda-feira um ataque aéreo contra alvos do Estado Islâmico(EI) ao sul de Bagdá, capital do Iraque, afirmou o Comando Central dos EUA nesta segunda.

“O ataque aéreo ao sul de Bagdá foi o primeiro ataque lançado como parte da expansão dos nossos esforços em proteger a população e as missões humanitárias, e para atingir alvos do Estado Islâmico enquanto as forças iraquianas continuam a sua ofensiva”, afirma o Comando Central em comunicado.

Foi o primeiro ataque aéreo contra o EI na região de Bagdá, informou um responsável da secretaria de Defesa à agência France Presse.

Segundo revelou o responsável, aviões de guerra norte-americanos lançaram ataques perto de Bagdá enquanto outras aeronaves atacavam as montanhas de Sinjar a oeste de Mosul, no norte do país.

Desde 08 de agosto, os EUA já realizaram mais de 160 operações contra o Estado Islâmico no norte e oeste iraquiano.

EUA vão atacar defesa antiaéreas sírias se os seus aviões forem alvejados

Os EUA vão atacar as defesas antiaéreas da Síria, se os seus aparelhos forem alvejados durante operações dentro das fronteiras daquele país dirigidas contra os militantes do Estado Islâmico, avisou um dirigente norte-americano.

Falando sob anonimato, o dirigente garantiu que os EUA tinham boa informação sobre a localização das baterias antiaéreas sírias e que os pilotos norte-americanos seriam dotados de formas de proteção.

A semana passada, o Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou que iria expandir os ataques aéreos contra o Estado Islâmico no Iraque e estava preparado para atingir os militantes deste grupo na Síria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …