/

Obama anunciou plano de ataque ao Estado Islâmico

Barack Obama / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou esta quarta-feira estar pronto para lançar ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) na Síria, alargando a campanha já em curso contra os ‘jihadistas’ no Iraque.

“Já deixei claro que iremos perseguir aqueles que ameaçam o nosso país, onde quer que estejam. Isso significa que não hesitarei em agir contra o EI na Síria, bem como no Iraque”, afirmou Barack Obama, num discurso à nação sobre a estratégia militar norte-americana contra os extremistas islâmicos do grupo EI, transmitido pela televisão.

A partir da Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos instou também o Congresso norte-americano a conceder-lhe “poderes e recursos adicionais para treinar e equipar” grupos da oposição síria, afirmando que figuram como o “melhor contrapeso” para os militantes do EI, os quais tomaram vastas zonas de território na Síria e no Iraque.

“Nesta luta contra o EI, não podemos depender do regime de Assad, que aterroriza o seu povo. Um regime que nunca granjeou legitimidade está perdido”, disse, referindo-se ao Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Barack Obama afirmou que os Estados Unidos vão liderar uma “ampla coligação” a fim de eliminar a ameaça que o EI representa, mas insistiu que não serão enviadas tropas norte-americanas para combater em território estrangeiro como parte da operação.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.