EUA enviam mais um porta-aviões nuclear para próximo da Coreia

Nathan Burke / U.S. Navy

Porta aviões classe Nimitz USS Ronald Reagan da Marinha dos EUA

Porta aviões classe Nimitz USS Ronald Reagan da Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos confirmou, esta sexta-feira, que enviou o seu porta-aviões USS Ronald Reagan para as águas perto da península coreana, região que vive uma tensão especial nos últimos meses entre Washington e Coreia do Norte, e onde já se encontra o USS Carl Vinson.

Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, o porta-aviões norte-americano zarpou da base de Yokosuka, no Japão, “para realizar testes prolongados em águas do Japão”.

Num breve comunicado, o Comando do Pacífico (PACOM) dos Estados unidos confirmou que o supercarrier USS Ronald Reagan, cujo porto base é Yokosuka, “iniciou a sua patrulha regular de primavera à volta do Pacífico Ocidental”.

Um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou entretanto à Agência EFE que o USS Carl Vinson está actualmente a realizar manobras com a marinha sul-coreana no Mar do Japão.

O comunicado do PACOM não esclarece se os dois porta-aviões de propulsão nuclear estão juntos, sendo que não é habitual que os EUA usem vários navios deste género no “mesmo teatro de operações”.

Por outro lado, uma fonte do governo de Seul disse à agência Yonhap que os dois porta-aviões podem eventualmente realizar manobras conjuntas com as forças da Coreia do Sul no princípio de junho mas o Ministério da Defesa recusou pronunciar-se sobre o assunto.

A expedição parece sublinhar a preocupação do Pentágono sobre a Coreia do Norte, que no último domingo lançou um míssil de médio alcance que apelidou de “teste para transporte ogiva nuclear”, mostrando os avanços de Pyongyang no desenvolvimento de um futuro míssil atómico intercontinental que alcance o território americano.

De acordo com a a Stars & Stripes, a partida do USS Ronald Reagan foi adiada devido a um problema técnico que impediu o super-porta-aviões de zarpar na segunda-feira.

O USS Ronald Reagan, 9º navio da classe Nimitz, é o navio-almirante do 5º Grupo de Ataque da frota da Marinha dos EUA no Pacífico. Com dois reactores nucleares, o navio é capaz de transportar 80 aviões de combate e uma tripulação de até 5500 homens.

ZAP // EFE / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …