EUA enviam mais um porta-aviões nuclear para próximo da Coreia

Nathan Burke / U.S. Navy

Porta aviões classe Nimitz USS Ronald Reagan da Marinha dos EUA

Porta aviões classe Nimitz USS Ronald Reagan da Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos confirmou, esta sexta-feira, que enviou o seu porta-aviões USS Ronald Reagan para as águas perto da península coreana, região que vive uma tensão especial nos últimos meses entre Washington e Coreia do Norte, e onde já se encontra o USS Carl Vinson.

Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, o porta-aviões norte-americano zarpou da base de Yokosuka, no Japão, “para realizar testes prolongados em águas do Japão”.

Num breve comunicado, o Comando do Pacífico (PACOM) dos Estados unidos confirmou que o supercarrier USS Ronald Reagan, cujo porto base é Yokosuka, “iniciou a sua patrulha regular de primavera à volta do Pacífico Ocidental”.

Um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou entretanto à Agência EFE que o USS Carl Vinson está actualmente a realizar manobras com a marinha sul-coreana no Mar do Japão.

O comunicado do PACOM não esclarece se os dois porta-aviões de propulsão nuclear estão juntos, sendo que não é habitual que os EUA usem vários navios deste género no “mesmo teatro de operações”.

Por outro lado, uma fonte do governo de Seul disse à agência Yonhap que os dois porta-aviões podem eventualmente realizar manobras conjuntas com as forças da Coreia do Sul no princípio de junho mas o Ministério da Defesa recusou pronunciar-se sobre o assunto.

A expedição parece sublinhar a preocupação do Pentágono sobre a Coreia do Norte, que no último domingo lançou um míssil de médio alcance que apelidou de “teste para transporte ogiva nuclear”, mostrando os avanços de Pyongyang no desenvolvimento de um futuro míssil atómico intercontinental que alcance o território americano.

De acordo com a a Stars & Stripes, a partida do USS Ronald Reagan foi adiada devido a um problema técnico que impediu o super-porta-aviões de zarpar na segunda-feira.

O USS Ronald Reagan, 9º navio da classe Nimitz, é o navio-almirante do 5º Grupo de Ataque da frota da Marinha dos EUA no Pacífico. Com dois reactores nucleares, o navio é capaz de transportar 80 aviões de combate e uma tripulação de até 5500 homens.

ZAP // EFE / Sputnik News

RESPONDER

Estado de saúde de José Eduardo dos Santos piorou "significativamente"

A situação clínica do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, agravou-se "significativamente" nos últimos dias, de tal forma que não vai marcar presença em qualquer evento da campanha eleitoral. A notícia é avançada pelo jornal …

"O Banco de Portugal é que criou os lesados do BES"

Ricardo Salgado entra ao ataque na primeira grande entrevista concedida depois da queda do BES, há três anos. O ex-banqueiro responsabiliza o Banco de Portugal por haver lesados e ataca Passos Coelho e o primo …

Duterte não vai aos EUA porque "já viu a América e não presta"

O Presidente das Filipinas declarou que nunca irá visitar os Estados Unidos enquanto for chefe de Estado, afirmando que “já viu a América e não presta”. Rodrigo Roa Duterte fez o mais recente ataque verbal contra …

André Ventura promete criar "um exército de protecção" em Loures

A segurança é o ponto forte do candidato do PSD à Câmara de Loures. E depois das críticas contra a comunidade cigana, André Ventura promete agora, criar um "exército de protecção" para a cidade. Em entrevista …

Mistério da carta de Abraham Lincoln terá sido finalmente resolvido

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa "Carta Bixby", datada da era da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas afinal, não terá sido ele a escrevê-la. Conhecida como a …

Polícia evitou ataque terrorista contra o Papa em Fátima

Um cidadão marroquino casado com uma bombeira portuguesa terá planeado um ataque terrorista contra o Papa Francisco, durante a sua visita a Fátima, no passado mês de Maio, mas acabou por ser neutralizado pela polícia. A …

Lista oficial de mortes de Pedrógão exclui 65.ª vítima (e pode haver mais)

O número de mortes causadas pelo incêndio de Pedrógão Grande terá ultrapassado as 64 vítimas anunciadas oficialmente. Haverá uma 65ª vítima mortal, e é possível que haja mais. A informação foi apurada pelo Expresso, que na …

Henrique Neto arrasa António Costa e abandona o PS

O antigo deputado, dirigente socialista e candidato à presidência Henrique Neto vai abandonar o Partido Socialista, em desacordo com António Costa, que considera "um bom executante da política à portuguesa e um erro de casting …

Chefe da polícia de Minneapolis demite-se após morte de australiana

A chefe da polícia da cidade norte-americana de Minneapolis demitiu-se na sexta-feira a pedido da presidente da câmara, depois de a polícia ter morto a tiro uma mulher desarmada. A australiana Justine Damond, professora de ioga …

Homens actuais têm na saliva vestígios de espécie ‘fantasma’ de humanos primitivos

Uma investigação encontrou na saliva de homens actuais pistas que indicam que houve um cruzamento entre humanos primitivos e um parente antigo enigmático. Estudos anteriores já tinham apontado que os antepassados dos humanos modernos se tinham …