/

EUA e Israel vão construir arma laser com 100 kW de potência

8

Lockheed Martin

Frank St. John, CEO da Lockheed Martin, com o antigo General Yoav Har-Even, CEO e Presidente da Rafael

As empresas norte-americana Lockheed Martin e israelita Rafael Advanced Defense Systems anunciaram um acordo de parceria para o desenvolvimento de uma arma de energia laser de alta potência.

A gigante norte-americana da indústria militar Lockheed Martin e a israelita Rafael Advanced Defense Systems, anunciaram um acordo para desenvolver uma nova arma de energia de alta potência.

A arma, designada High Energy Laser Weapon Systems (HELWS), será capaz de gerar raios de energia com uma potência de até 100 kW, revela a Lockheed Martin em comunicado.

No âmbito deste acordo, a Rafael Advanced Defense Systems irá disponibilizar ao consórcio os ativos do projeto IRON BEAM, que tem estado a ser desenvolvido pela empresa israelita, diz o Interesting Engineering.

“Estamos a trabalhar para garantir que os nossos clientes recebam os sistemas mais avançados e eficazes de defesa. Este acordo irá expandir e diversificar os recursos que podemos oferecer a uma variedade de possíveis compradores, além dos Estados Unidos”, explicou o CEO da Rafael, Yoav Har-Even.

O projeto IRON BEAM usa um sistema de armas a laser de alta energia para produzir feixes de até 100 kW de potência, e foi concebido como parte de conjunto maior de defesa aérea e terrestre, capaz de proteger contra ameaças como mísseis e drones não tripulados.

Segundo os criadores do projeto, o sistema consegue neutralizar uma ampla variedade de ameaças com extrema precisão, protegendo não apenas forças militares em combate, mas também a população civil contra ataques aéreos e com danos colaterais mínimos.

“A capacidade do IRON BEAM é um avanço tecnológico, pela sua comprovada eficácia contra algumas das ameaças mais sofisticadas do mundo, incluindo veículos aéreos não tripulados que atacam em enxame”, acrescentou o diretor de operações da Lockheed, Frank St. John.

Outra vantagem do novo sistema de armas a laser, segundo os seus fabricantes, é a versatilidade — podendo ser adaptado para plataformas já existentes — e o baixo custo de produção e manutenção, sendo uma solução muito mais barata do que os atuais armamentos baseados em mísseis antiaéreos.

“Depois de décadas a investir em plataformas tradicionais de defesa, entramos agora na era do laser de alta energia — e esperamos colocar em campo sistemas operacionais capazes de proteger países inteiros com um baixo custo e da forma mais eficiente possível”, disse Frank St. John.

A Lockheed Martin Corporation, fabricante de armamento aeroespacial criada em 1995, é a maior produtora de produtos militares do mundo. 95% de seu orçamento anual provém de contratos com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, outras agências governamentais americanas e clientes estrangeiros.

Entre os seus projetos mais recentes incluem-se o veículo lunar tripulado Lander Lockheed, o míssil hipersónico Hypersonic Air-breathing Weapon Concept com que os norte-americanos tentam responder à supremacia russa e chinesa nesta área, e o F-22 Raptor, a “joia rara” da Força Aérea dos Estados Unidos.

A Rafael Advanced Defense Systems é a agência israelita de desenvolvimento de armas e tecnologia militar e um dos maiores fornecedores das Forças de Defesa de Israel.

ZAP //

8 Comments

  1. “Armas a laser de alta energia para produzir feixes de até 100 kW de potência…”, muito interessante se recorrerem à energia verde… às renováveis. Teremos assim armas laser verdes. Nada como matar e destruir sem dar cabo do ambiente.

  2. Imaginem se fosse a Rússia ou a China ou o Paquistão ou a Índia ou a Coreia do Norte o problema que seria. Mas como são os EUA já não há problema. Aliás eles próprios são a nação que mais gente assassinou com o lançamento das duas bombas atómicas no Japão e centenas de invasões e ocupações ilegítimas de outros países.
    Acerca de Israël não é melhor.

      • Pelo que se tem visto, a Rússia não tem certamente. O equipamento russo é todo obsoleto. Basta ver o que se está a passar na guerra da Ucrânia.

    • Ó Miguel, vá lá acabar de se educar!

      Os Americanos lançaram duas bombas atómicas no Japão, e MUITO bem!!

      Lançaram-nas depois de atacados e para acabar com uma guerra em que a Alemanha Nazi era aliada do Japão…. a não ser que o seu ódio aos Americanos seja tão grande, que prefira defender a aliança Alemanha/Itália/Japão na 2ª Guerra Mundial.

  3. Amigo os EUA não protegem nada nem ninguém além dos seus próprios interesses. Se estivessem interessados nas vidas humanas e no desenvolvimento mundial não tinham as sanções que tem com a Venezuela ou com Cuba por exemplo,já para não falar das guerras constantes que fazem no mundo inteiro. A estes senhores convém a guerra, a indústria e economia deles assenta na guerra. Nós europeus somos uns pategos e vamos pagar nós as consequências da guerra deles. A economia deles segue em alta, a nossa definha. No fim a Ucrânia vai perder a guerra na mesma e com metade da população a ser morta, a Rússia vai sair derrotada moralmente e economicamente se é que já não está, a Europa vai perder na economia e vai definhar em anos de inflação e recessão e os senhores americanos que provocaram isto tudo (por andarem a assediar a Ucrânia para a Nato) vão todos contentes provocar uma nova guerra com a China. Porquê? Porque a indústria deles precisa de guerra… E se for com países que estejam a por em causa o seu poderio económico e militar…? Tanto melhor… Eu pessoalmente não sou Putinista, mas acredite que os senhores americanos não são melhores que o Putin…

  4. Olá Rodrigo,
    Realmente há algo de verdade no seu comentário. Realmente os EUA não são santos
    .. Mas repare nisto:Se não houver alguém que lhe faça frente esse Sr quer acambarcar aquela região toda(Crimeia, Donbass, etc) mas o que lhe apetecer para satisfazer o seu voraz apetite.. É sempre assim.. Os planos deste Sr são já conhecidos e os métodos para conseguir o que quer serão utilizados a qualquer custo.. Será que se esqueceu da forma como ele neutraliza os seus adversários políticos?? Que eu saiba, por cá no Ocidente, ainda não chegamos a esse ponto.. Ele usa a sua influência na camada militar que quer manter-se na Mó de cima e joga os trunfos todos.. Esteja atento e oiça as mentiras e desculpas que eles arranjam para se vitimixarem e tentar inverter a razão das coisas..
    Obrigado

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.