EUA declaram-se em guerra contra o Estado Islâmico

polandmfa / Flickr

O secretário de Estado norte americano, John F. Kerry

O secretário de Estado norte americano, John F. Kerry

A Casa Branca declarou esta sexta-feira que os EUA estão em guerra contra o Estado Islâmico (EI), uma atualização depois de uma flutuação semântica sobre a estratégia anunciada na quarta-feira pelo Presidente Barack Obama.

O secretário de Estado americano, John Kerry, que está em viagem no Médio Oriente para reunir uma coligação o mais ampla possível contra o EI, tinha sido reticente em utilizar o termo “guerra” para qualificar o alargamento da operação militar norte-americana contra o EI no Iraque e na Síria.

Mas, esta sexta-feira, o Pentágono e a Casa Branca deixaram poucas dúvidas sobre a sua forma de ver o conflito.

Os EUA estão em guerra contra o EI da mesma maneira que estávamos em guerra contra a Al-Qaeda e os seus aliados no mundo”, declarou o porta-voz da Presidência, Josh Earnest, durante o encontro diário com a imprensa.

A mesma mensagem foi passada pelo porta-voz do Pentágono, contra-almirante John Kirby: “Estamos em guerra contra o EI da mesma maneira que estamos em guerra e continuamos a estar com a Al-Qaeda e os seus aliados”.

Na véspera, Kerry tinha preferido falar em “operação antiterrorista de grande envergadura“, durante uma entrevista à estação televisiva CBS.

“A palavra guerra é uma má terminologia e analogia, mas o facto é que estamos empenhados num importante esforço internacional para jugular o terrorismo”, dissera então.

Esta guerra de palavras pode parecer fútil quando aviões dos EUA, tripulados e não tripulados, já fizeram mais de 60 ataques no Iraque desde o mês de agosto.

Mas é sinal da prudência do governo de Obama perante uma opinião pública cansada de anos de luta contra os islamitas, tanto no Iraque como no Afeganistão.

Entretanto, Washington excluiu na sexta-feira a possibilidade de uma coordenação com o regime do Presidente sírio, Bachar al-Assad, contra o EI.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …

Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o …

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …