EUA preparam-se para vacinar crianças a partir dos cinco anos em novembro

Michael Reynolds / EPA

Joe Biden, Presidente dos EUA

A Casa Branca pediu aos governadores estaduais dos EUA para se prepararem para vacinar crianças com idades entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19. O plano pode começar a ser executado já no próximo mês de novembro.

A indicação surge numa altura em que é previsível que as autoridades farmacológicas dos EUA anunciem a aprovação da vacina da Pfizer para utilização em crianças nessa faixa etária.

A aprovação deve surgir nas próximas semanas, disse fonte da Casa Branca ao NBC News.

A administração Biden já negociou a compra de 65 milhões de doses da vacina que a Pfizer e BioNTech fizeram especificamente para ser dada a crianças, uma espécie de versão pediátrica da vacina.

“Asseguramos o abastecimento e colocaremos em prática um sistema de alocação, pedido e distribuição semelhante ao que usamos para as restantes vacinas”, referiu o coordenador da covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients.

Os 65 milhões de vacinas seriam mais do que suficientes para vacinar os 28 milhões de crianças que se calcula serem elegíveis para a vacina, neste grupo etário dos 5 – 11 anos.

As doses, que equivalem a cerca de um terço das que foram administradas a adultos, serão enviadas para milhares de locais, incluindo clínicas pediátricas, médicos de família, hospitais, clínicas de saúde e farmácias inscritas no programa que garante o fornecimento gratuito de vacinas.

Segundo o ABC News, alguns estados também estão a pensar administrar a vacina através das escolas.

Apesar do país mostrar uma grande preocupação em vacinar as crianças, estas ainda são consideradas significativamente menos propensas a apresentar sintomas graves de covid-19.

De acordo com uma pesquisa da American Academy of Pediatrics e da Children’s Hospital Association, menos de 2% dos casos de covid-19 de crianças resultaram em hospitalização.

Ainda assim, as autoridades de saúde alertaram que o aumento repentino de casos nos últimos meses resultou num número alarmante de internamentos entre crianças.

Desde o final de agosto, os EUA relataram mais de 1,1 milhões de casos pediátricos.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que se lixe os direitos das crianças.
    Se não se consegue convencer os adultos a protegerem-se por si mesmo, vamos vacinar as crianças para proteger os adultos da sociedade!!!

    Como uma pandemia e um medo (com algum fundamento, mas não tando quanto nos fazem acreditar) faz com que o bom senso seja posto de lado.

RESPONDER

O treinador inglês de futebol, Steve Bruce.

Steve Bruce já não é treinador do Newcastle. Há dois portugueses na calha para o suceder

Steve Bruce deixou o comando técnico do Newcastle United, recentemente adquirido por um consórcio saudita. José Mourinho e Paulo Fonseca estão entre os possíveis sucessores. Está encontrada a primeira baixa do Newcastle após a aquisição saudita …

Entre reuniões falhadas e exigências na lei laboral, cresce o risco de chumbo do OE. Governo reúne-se hoje com PAN e PEV

Depois de não ter sido alcançado um acordo nas reuniões de ontem, a possibilidade de uma crise política parece mais próxima que nunca. As mudanças na lei laboral exigidas por BE e PCP são os …

Quando Rui Pinto ainda era "John", Suíça pediu-lhe ajuda para investigar o presidente da FIFA

Em 2018, as autoridades suíças entraram em contacto com Rui Pinto para pedir a sua colaboração para investigar o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Quando o projeto Football Leaks ainda era algo embrionário — embora já …

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …

Concertação Social com alterações laborais em cima da mesa. Mas sem cedências à esquerda há risco de "crise política"

O Governo reúne-se hoje com os parceiros sociais e em cima da mesa estão alterações à lei laboral, numa altura em que o tema é também uma das matérias centrais das negociações do Orçamento do …

Superliga Europeia pode renascer com outro formato

Real Madrid, Barcelona e Juventus, três dos clubes fundadores da Superliga Europeia, estão a repensar o modelo da competição e planeiam voltar em força. Sem lugares cativos e com qualificação por mérito desportivo. É assim que …

"Dos fracos não reza a história". Rio avança mesmo para reeleição contra um aparente favorito Rangel

Rio desfez finalmente as dúvidas em torno do seu futuro, depois de se ter aconselhado do seu núcleo duro que nunca terá duvidado da decisão do líder. As dúvidas em torno da recandidatura de Rui Rio …

"É gritante". Críticas às medidas adotadas nas escolas (e o que se faz noutros países)

Com o arranque do novo ano letivo em Portugal, que volta a ser presencial, há muitas críticas relativamente às medidas adotadas nas escolas para a prevenção do contágio por covid-19. Mas, afinal, por que razão …

Sporting não marcava quatro desde 2014 (e alguém deste plantel jogou na última vitória?)

Campeão português foi ao terreno do Beşiktaş ganhar por 4-1. A maior vitória na fase de grupos dos últimos anos. O Sporting conseguiu a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um …

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …