EUA apertam cerco ao Presidente das Honduras devido a droga e subornos

presidenciaecuador / Flickr

Juan Orlando Hernandez, Presidente das Honduras

A justiça norte-americana tem apertado o cerco à volta do Presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, cujo irmão – Juan Antonio, conhecido por Tony – arrisca a prisão perpétua após ter sido condenado por tráfico de droga e venda de armas, em outubro de 2019.

De acordo com o Diário de Notícias, Tony, de 42 anos, conhece esta terça-feira a sentença. “O arguido era um congressista hondurenho que, junto com o irmão Juan Orlando Hernández, desempenhou um papel de liderança numa violenta conspiração de tráfico de droga, patrocinada pelo Estado”, alegam os procuradores, que pedem ainda o pagamento de quase 140 milhões de dólares.

Tony foi condenado por transportar 185 mil quilos de cocaína para os Estados Unidos (EUA) ao longo de 15 anos, além de servir de intermediário ao pagamento de subornos a políticos do Partido Nacional.

Este mês, dois antigos líderes do cartel Los Cachiros testemunharam no julgamento do narcotraficante Geovanny Fuentes Ramírez, também em Nova Iorque, que Hernández recebeu subornos em 2012, altura em que este estava à frente do Congresso Nacional e concorria às primárias do Partido Nacional para ser candidato às presidenciais de 2013.

Hernández, aliado de Washington no combate à imigração ilegal, negou as acusações, afirmando que está a ser incriminado por dois informadores da agência antidrogas norte-americana que tentam reduzir a sua própria sentença. As autoridades norte-americanas já indicaram, no entanto, que está a ser investigado.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …