EUA deixam de fornecer cães farejadores de bombas a países que os deixam morrer

Os Estados Unidos vão deixar de fornecer cães farejadores de bombas aos seus aliados mais importantes no Médio Oriente: a Jordânia e o Egito. 

Recentemente, cinco cães morreram – dois na Jordânia e três no Egito. A alegada negligência e maus tratos que levam, consequentemente, à morte dos animais são as razões que levaram à decisão de parar o fornecimento de cães farejadores de bombas a estes países.

De acordo com o jornal norte-americano The Wall Street Journal, que cita um relatório do Inspector-Geral do Departamento de Estado, a investigação que culminou na decisão teve origem numa denúncia.

No caso da Jordânia, o maior beneficiário do programa com 61 cães, já antes tinham aparecido imagens de cães extremamente emagrecidos, com as orelhas cheias de parasitas e as unhas demasiado grandes. Dos dois animais que lá morreram, um terá morrido envenenado o outro não resistiu a uma insolação e as condições nos canis eram miseráveis.

Em relação ao Egito, as autoridades norte-americanas não tiveram acesso aos cães ou aos canis onde se encontram, embora tenham pedido as respetivas informações médicas.

De acordo com o jornal, há quatro funcionários do departamento de Estado na Jordânia com a função expressa de supervisionar os animais, mas isso não bastou para impedir as mortes, que podem levar ao fim de um programa antiterrorismo.

Entre a quase centena e meia de cães farejadores de bombas fornecidos pelos Estados Unidos a diversos países, havia 10 em Marrocos que já foram retirados – e presume-se, de acordo com o semanário Expresso, que isso tenha acontecido por motivos semelhantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …