//

EUA “não estão preparado” para assinar acordo com China

1

Erik S. Lesser / EPA

China e Estados Unidos estão envolvidos num braço-de-ferro comercial, disputa que fez aumentar exponencialmente as taxas aduaneiras aplicadas mutuamente. Trump diz que EUA “detêm todas as cartas”.

Os Estados Unidos (EUA) “não estão preparados” para assinar um acordo comercial com a China, disse esta sexta-feira o Presidente Donald Trump, sugerindo uma eventual suspensão da próxima ronda negocial prevista para setembro em Washington.

Não estamos preparados para assinar um acordo“, afirmou o Presidente norte-americano na Casa Branca, em Washington, antes de partir para um período de férias no seu clube de golfe em Bedminster, em Nova Jérsia, formalizando desta forma o impasse que tem marcado as negociações para acabar com a guerra comercial entre Washington e Pequim.

Denunciámo-los por manipulação (cambial). Veremos se vamos manter o nosso encontro para setembro. Se o fizermos, é bom, se não o fizermos, é bom também”, referiu. O governante acrescentou que os EUA “detêm todas as cartas” nas negociações comerciais.

A China e os Estados Unidos estão envolvidos há mais de um ano num braço-de-ferro comercial, disputa que fez aumentar exponencialmente as taxas aduaneiras mutuamente aplicadas.

No início deste mês, e ainda com as negociações comerciais em curso, Trump voltou a acrescentar um novo episódio à disputa e anunciou que ia impor tarifas alfandegárias suplementares (10%) sobre todas as importações oriundas da China, num montante de 300 mil milhões de dólares (cerca de 267 mil milhões de euros).

As novas tarifas irão começar a ser aplicadas em 1 de setembro, adiantou, na mesma ocasião, o chefe de Estado norte-americano. Em reação, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, criticou a decisão de Washington, afirmando então que a imposição de taxas “não era, de maneira alguma, uma forma construtiva de resolver as fricções económicas e comerciais”.

// Lusa

1 Comment

  1. Não gosto do Trump nem da sua loucura, contudo…

    Na minha opinião, isto vem provar que se fez asneira grossa quando negociaram a entrada da China na OMC.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.