Ursos, tigres e furões recebem vacina contra covid-19 em jardim zoológico de Oakland

(h) San Diego Zoo Safari Park / Ken Bohn / EPA

Gorilas testaram positivo à covid-19, no Zoo Safari Park em San Diego, nos EUA

Um zoológico de São Francisco, nos Estados Unidos (EUA), está a inocular os felinos, ursos e furões contra o coronavírus, iniciativa que faz parte de um esforço nacional para proteger as espécies animais através de uma vacina experimental.

Os tigres Ginger e Molly foram os primeiros dois animais do Zoológico de Oakland a receber a vacina, informou o San Francisco Chronicle no sábado. As doses foram doadas e desenvolvidas pela empresa farmacêutica veterinária Zoetis, de Nova Jersey.

Alex Herman, vice-presidente de serviços veterinários, disse que nenhum dos animais contraiu o vírus, mas o zoológico queria ser proativo. Tigres, ursos pretos e pardos, leões da montanha e furões foram os primeiros a receber a dose inicial da vacina. Em seguida, serão os primatas e os porcos.

Em comunicado, a responsável afirmou que o zoológico usou barreiras para o distanciamento social e os funcionários utilizaram equipamentos específicos para proteger as espécies suscetíveis. “Estamos felizes e aliviados por podermos proteger melhor os nossos animais com esta vacina”, referiu.

A Zoetis está a doar mais de 11.000 doses para animais que vivem em cerca de 70 zoológicos, bem como mais de uma dúzia de conservatórios, santuários, instituições académicas e organizações governamentais localizadas em 27 estados.

O Zoológico de San Diego começou a inocular primatas em janeiro, após um surto de covid-19 entre gorilas. Estes partilham 98% do seu ADN com os humanos e são especialmente suscetíveis, assim como os felinos. Os casos confirmados de coronavírus nos zoológicos incluem gorilas, tigres e leões, bem como cães e gatos domésticos.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …