/

“Já está morto para nós”. EUA arrasam Tribunal Penal Internacional

24

Gage Skidmore / Flickr

Gage Skidmore

John Bolton, conselheiro nacional de segurança de Donald Trump

A administração de Donald Trump ameaçou esta segunda-feira o Tribunal Penal Internacional (TPI) com sanções, caso decidam investigar cidadãos americanos, israelitas ou outros aliados. Sede da Organização da Libertação da Palestina também será fechada.

“Vamos deixar o Tribunal Penal Internacional morrer sozinho. Afinal, para todos os efeitos, o tribunal já está morto para nós“, disse John Bolton, conselheiro Nacional de segurança de Trump, no seu primeiro discurso formal desde que chegou ao cargo em abril.

Citado por agências estrangeiras, John Bolton, diz ainda que a entrada de juízes e procuradores será proibida, caso o TPI desafie os Estados Unidos, Israel ou outros aliados.

Sediado em Haia, na Holanda, o Tribunal Penal Internacional, criado em 2002, serve para investigar e julgar crimes contra a humanidade levando “à justiça os perpetradores dos piores crimes – crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio – quando os tribunais nacionais não podem ou não querem fazê-lo”.

Sancionaremos os seus fundos no sistema financeiro dos Estados Unidos e iremos acusá-los no sistema criminal norte-americano“, declarou John Bolton. “Faremos o mesmo com qualquer empresa ou Estado que coopere numa investigação do TPI contra norte-americanos”.

No discurso desta segunda-feira, John Bolton afirmou que “o TPI constitui um ataque aos direitos constitucionais do povo americano e à sua soberania”, acrescentando que “a principal objeção americana ao tribunal é a ideia de que teria maior autoridade do que a própria Constituição do país”.

Em novembro de 2017, a procuradora-chefe deste tribunal, Fatou Bensouda, tinha anunciado que iria pedir um inquérito sobre os alegados crimes de guerra cometidos durante o conflito afegão, pelo exército norte-americano e pela CIA.

Não vamos cooperar com o TPI. Não prestaremos assistência ao TPI. Nunca aderiremos ao TPI”, afirmou Bolton, muito aplaudido durante todo o seu discurso junto da Federalist Society, uma organização conservadora de Washington.

Em resposta às críticas do conselheiro nacional de Trump, o TPI afirmou estar “comprometido com o exercício independente e imparcial do seu mandato”, atuando “estritamente no âmbito do quadro legal do Estatuto de Roma”.

O discurso de John Bolton surge na véspera do 17º aniversário  do 11 de setembro – o maior atentado terrorista aos EUA. Este atentado foi determinante para a invasão do Afeganistão e do Iraque, para a legalização da tortura, para o aumento do transporte ilegal de prisioneiros e para o escalar das detenções ilegais de suspeitos de terrorismo.

Em 2000, sob a direção de Bill Clinton, os EUA aderiram à criação do Tribunal Penal Internacional. Mas apesar do apoio na criação do tribunal, a administração Clinton receou “falhas significativas” no tratado e, por esse motivo, não submeteram o Estatuto à aprovação do Senado.

Dois anos depois, já com George W. Bush no poder, e tal como Israel e o Sudão, os EUA notificaram as Nações Unidas de que não tencionavam ratificar o Estatuto de Roma (tratado que estabeleceu o TPI), retirando-se do conjunto de 123 países que reconheciam o Tribunal Penal Internacional. Fora do TPI encontram-se países como a Rússia, a China e a África do Sul.

A administração de Barack Obama, apesar de menos hostil face a este tribunal, também se manteve fora do TPI durante todo o seu mandato.

EUA expulsam Organização de Libertação da Palestina

Durante o discurso desta segunda-feira, John Bolton também anunciou que o governo americano vai fechar a representação diplomática da OLP, Organização de Libertação da Palestina. A missão da OLP em Washington começou em 1994 e ingressou no TPI depois de receber o estatuto de observador nas Nações Unidas em 2012.

“A administração Trump não manterá esta representação aberta quando os palestinianos recusam abrir negociações diretas e verdadeiras com Israel”, afirmou John Bolton.

Em resposta, a Autoridade Palestiniana disse que este passo é mais um no caminho de permitir que Israel “continue a atentar contra os palestinianos e as suas terras“.

Depois do reconhecimento de Jerusalém como capital Israelita, da transferência da embaixada americana de Telavive para Jerusalém e do corte no financiamento americano à agência da ONU que auxilia refugiados palestinianos, surge o encerramento da sede da OLP, comunicado esta segunda-feira.

ZAP // CNBC / Al Jazeera

24 Comments

  1. Este filhos da p*ta estão acima da lei?!? Fazem o que querem e não podem ser chamados à justiça por isso, já à muitos anos que assim é desde o tempo em que a CIA patrocinava golpes de estado, assassinatos a governantes tudo no interesse económico dos EU da filha da p*ta da América.
    Ladrões, bandidos, terroristas, assassinos, hipócritas e dissimulados. Lixo, não querem ser investigados e depois têm o atrevimento e descaramento de se fazer de bonzinhos e santos, nojentos!!!

    • Qual lei????? E que tal investigarem também os crimes cometidos pelos regimes cubano e venezuelano contra o próprio povo, que tal investigar os crimes perpetrados pela antiga União soviética contra também o Afeganistão, e que tal investigar os crimes dos terroristas islâmicos que massacram cristãos e judeus em muitos países africanos. Esquerdedistas são iguais a lixo.

      • Pois, qual lei?!
        Para o Trampa e companhia, a lei é só para os outros!…
        Fala-se de uma democracia (EUA) que gosta de “espalhar” a democracia pela mundo (a bem ou a mal!), mas que depois não quer ver a suas acções julgadas e sancionadas pela justiça (e pelos povos), e tem vens falar de ditaduras?!
        Enfim…
        Igual a lixo é tua “inteligência”!…

      • pela? afinal senhor professor criticar é fácil né? um erro deste mostra o tipo de gentalha que é, como já disse estar por traz de um pc se acha um valente

      • senhor professor, tem cuidado ao seu português, é que nesta mensagem mostra que temos razão quando falamos no fraco que são os professores, por traz de um pc é fácil insultar, como seria tão bom ver se é tão homem como mostra ao não respeitar os outros seu tão perfeito ignorante

      • Ah?! Quem?!
        Deves estar enganado na porta!!
        Aqui não há nenhum professor, portanto não te posso ajudar!… Embora, com as limitações que demonstras, precisas de muito mais do que apenas um professor…

      • Tipica resposta de um esquerdelho acéfalo. Torno a perguntar qual lei, os EUA e Israel nunca reconheceram o TPI. Torno a perguntar para quando uma investigação e julgamento das ditaduras socialisto/comunista. Os piolhosos de esquerda são contra os Americanos e Israel mas querem o dinheirinho que vem deles não é?? HIPÓCRITAS.

      • Quando não há argumentos nem capacidade para debater, o que sobra?!
        Pois…
        Estou a marimbar-me para a opinião dos piolhosos de esquerda (ou direita) – seja lá o que isso for (deve ser alguma religião, tipo a brasileirada da IURD, etc), mas, caso ainda não tenhas percebido, aqui são os EUA e Israel que estão contra praticamente o resto do mundo (estão juntos com outros países muito “sérios”, como a China, Russia, Índia, Indonésia, Arábia Saudita, Cuba, Coreia do Norte, etc – que também são contra!)…
        Não quiseram ficar entre a grande maioria dos países do mundo (principalmente os mais democráticos e civilizados) e preferiram juntar-se aos “outros”, portanto eles (governo americano e israelita) e que são contra os valores da democracia e do direito!!
        Quais ditaduras?
        Cuba, Coreia do Norte?
        Tambem estão juntos com os EUA e Israel contra o TPI!…

      • A sua ignorância é penosa. Qq país, exceto USA e Israel, aceita o funcionamento do Tribunal. Informe-se, seja útil a si mesmo.

      • Sr. José Silva, pela sua opinião sou obrigado a acreditar que o o sr apoia as posições dos EUA! Como diz o Sr. Manuel – Realmente é uma vergonha para a Humanidade, em pleno Séc. XXI, ainda são cometidas tantas barbaridades, em nome da hipocrisia, ganância, não olham a meios para atingir os fins, matam em nome dum suposto deus! – mas que VERGONHA. O ser humano dito racional é o mais perdedor…

  2. Esperem lá…para julgar os criminosos de guerra da Sérvia, este tribunal serviu, mas para julgar os criminosos de guerra de Israel e dos EUA já não serve?????
    A sério???!!!!
    Porquê???

  3. Os EUA são uma colónia de Israel.
    Se os EUA matam, é em serviço dos interesses da “raça superior” asquenaze.
    No entanto os EUA estão em processo de reconquistar a independência: “we are saving Israel for last” – Q

  4. É incrível como um país como os EUA se estão a transformar no país terrorista nr.1. está na hora e altura de o mundo isolar por completo os EUA. A UE não pode nem deve deixar que os EUA façam chantagem com aUE. Os EUA nunca ratificaram o TPI para que os muitos criminosos e terroristas como Bush e toda a sua administração, e outros não fosse julgados por esse tribunal e agora têm a distinta lata de afrontar o tribunal. Este deve responder já com proibições de aterragem dos criminosos em solo europeu. A UE não se deve vergar aos EUA e responder a letra às sanções americanas. Devia o TPI formar comandos militares para apanhar um a um os criminosos e terroristas americanos

  5. oh eu, tão grande professor, ou ser que se acha melhor que os outros, sempre a rebaixar os outros, puxa que tão grande construção de frazes na sua mensagem, puxa talvez fui eu que escrevi, não a duvida, está ai a resposta sobre o tão fraco os professores são em Portugal, fala de escrita de portugês e afinal numa só mensagem não respeitou o português, riso, o grande professor, desculpa a todos mas esse parasita se julga melhor e perfeito que está sempre a tentar me rebachar. criticar e falar dos outros e por traz de um pc mostra que é alguém de muito covarde

    • Oh, coitadinho de menino…
      Eu não preciso de te “tentar me rebachar”, porque tu já fazer isso todas as vezes que escreves!!
      Ainda não percebeste isso?…
      “criticar e falar dos outros e por traz de um pc mostra que é alguém de muito covarde”
      Mas, não é isso que tu tens estado aqui a fazer?!
      Pois… não dá para mais, não é?!

  6. eu não criatura, quem tem demunstrado ma educação tem sido o bixo que sempre está a criticar e numa só mensagem que já li deu mais do que um erro na construção de frase, mas pronto prometo fraco que a partir de hoje vou o deixar tentar ser alguém ao usar um computador para tentar ser alguém.. já que aqui estamos para falar sobre as noticias e não o parasita que é ao tentar ser alguem

  7. Estou com este aparelho de estado pela ponta dos cabelos. Os eleitos caiem lá como bananas, à espera de serem descascados.
    Além de serem o povo mais porco do mundo, dentro da porta particular, querem fazer justiça fora das suas portas, atropelam os outros países(as ovelhas), por isso terão medo que a Justiça isenta lhes chegue à porta. Quando tiver que lá ir, não contem que entre de forma regular. TENHO direito à minha privacidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.