/

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

Michael Reynolds / EPA

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou na quinta-feira o secretário da Agricultura, Sonny Perdue.

A maior parte dessa ajuda, aproximadamente 14,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 13 mil milhões de euros) irá diretamente para os agricultores, disse Sonny Perdue, citado pela NPR.

“Embora os próprios agricultores digam que preferem o comércio à ajuda, sem o comércio, precisarão de algum apoio”, afirmou, atribuindo a responsabilidade pelas perdas económicas aos fazendeiros na China, ao invés de atribuir às táticas comerciais “de linha dura” da própria administração Trump.

“Francamente, tudo isso teria sido irrelevante se a China tivesse atuado de maneira apropriada e justa em muitas das áreas em relação ao roubo de propriedade intelectual e às barreiras não-tarifárias que colocaram por muitos anos”, referiu.

Enquanto a ajuda vem de um fundo conhecido como Commodity Credit Corporation (CCC) – uma entidade federal fundada durante a Depressão, dedicada à estabilização da receita e dos preços agrícolas -, funcionários do governo Trump, incluindo Sonny Perdue, acreditam que a China pagará por esta ajuda ao setor agrícola.

“O presidente [Donald Trump] acredita que a receita tarifária será usada para apoiar este programa, que voltará e reabastecerá o CCC, como faz todos os anos”, acrescentou o secretário de Agricultura.

O plano também inclui esforços para vender produtos americanos em mais mercados fora da China. As autoridades indicaram que cerca de 100 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros) serão direcionados para a diversificação do mercado.

A agricultura tem sido um dos setores mais atingidos pelo conflito comercial entre os EUA e a China. O anúncio de um novo alívio para os agricultores vem com o aumento dos receios sobre uma crise económica na área agrícola.

De acordo com Escritório Nacional de Pesquisa Económica, a linha dura de Trump no comércio com a China reduziu a receita dos EUA a uma taxa de cerca de 1,4 mil milhões de dólares (1,25 mil milhões de euros) por mês. Análises do Nova York Fed estimam que as novas tarifas custarão às famílias de classe média 831 dólares (745 euros) por ano.

No ano passado, o governo Trump forneceu 12 mil milhões de dólares (cerca de 11 mil milhões de euros) em ajuda aos agricultores para tentar compensar as suas perdas com a guerra comercial.

Os problemas económicos tiveram efeitos multiplicadores nos últimos meses. Alguns agricultores estão a lutar com as dívidas, fazendo com que os pedidos de insolvência aumentem drasticamente. Um outro golpe para o setor agrícola surgiu com os desastres naturais, que mataram o gado e destruíram colheitas.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.