/

Guerra comercial continua. China retalia e impõe tarifas mais altas

2

Thomas Peter / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente da China, Xi Jinping

O ministério das Finanças chinês anunciou na segunda-feira que irá aumentar as tarifas aplicadas a uma série de produtos norte-americanos como retaliação pelo aumento decretado pelo Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, às tarifas impostas aos produtos chineses no país.

Os aumentos serão dos 10% atualmente praticados para 20% ou 25%, conforme os produtos – exatamente o mesmo valor decidido por Washington para os produtos chineses. Contudo, como destacou o New York Times, as novas tarifas só entrarão em vigor a partir de 01 de junho, o que dá algum tempo às duas partes para continuarem a negociar.

Segundo avançou o Observador, o anúncio já era esperado pela administração norte-americana. “Calculo que eles irão retaliar. Vamos ver o que arranjam”, decretou o conselheiro económico de Donald Trump Larry Kudlow, citado pela rádio NPR.

A decisão de Pequim surgiu depois de o Presidente norte-americano ter anunciado na passada sexta-feira um aumento das tarifas impostas pelos EUA aos produtos chineses que entram no país e que representam um valor comercial de cerca de 200 mil milhões de dólares por ano.

Além disso, o Presidente utilizou o Twitter para atacar o Governo chinês e acusá-lo de estar “a roubar” os norte-americanos. “Acho que a China sentiu que estava a ser tão derrotada na última negociação que preferiram esperar pela próxima eleição, em 2020, para ver se têm sorte e se há uma vitória dos democratas – de maneira a que possam continuar a roubar os EUA no valor de 500 mil milhões de dólares por ano”, escreveu.

Larry Kudlow, contudo, adotou um tom mais moderado, como explicou a NPR, recusando a ideia de “guerra comercial” e destacando que as negociações continuam e que Donald Trump irá provavelmente encontrar-se com o Presidente chinês, Xi Jinping, na próxima cimeira do G20, em junho.

A bolsa norte-americana reagiu de imediato ao anúncio da retaliação chinesa, com o índice Dow Jones a cair 460 pontos, indicou ainda o Observador.

TP, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.