Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico. 

Entre janeiro e o final de março, os habitantes da província de Wollega, na parte ocidental da Etiópia, ficaram sem acesso à Internet. O apagão foi associado à diminuição da segurança naquela região, que assistiu a vários conflitos entre as forças do Governo e rebeldes.

A Ethio-Telecom justificou com a insegurança da província e pediu desculpa pelas interrupções. Mas a paralisação de três meses deixou marcas na região.

Além de ter impedido as famílias de comunicarem, afetou gravemente os serviços humanitários e contribuiu para um apagão de informações – o que, consequentemente, afetou os direitos humanos dos cidadãos da província de Wollega: o apagão dificultou, por exemplo, a localização de estudantes que foram sequestrados de uma universidade local em janeiro, pondo fim a uma campanha online para o seu resgate.

Um artigo publicado em maio do ano passado na Information & Communications Technology Law, revela que o apagão da Internet não é um evento incomum no país. A Internet foi desligada pelo menos seis vezes desde 2016 e, só em 2019, a Etiópia sofreu três grandes interrupções em todo o país.

Proteger o país contra ataques cibernéticos, restringir a liberdade de expressão, impedir a divulgação de exames escolares responder a assassinatos de alto nível na região de Amhara são algumas das razões que explicam estes apagões, de acordo com um artigo publicado no The Conversation.

No entanto, é preciso ter em conta que, quando o acesso à Internet é bloqueado ou interrompido, há um impacto imediato na liberdade de expressão uma vez que estes apagões interferem no fluxo de informação. No cenário atual, no qual o mundo vive a braços com a pandemia de covid-19, o acesso à Internet é premente.

Apesar de o país possuir um dos níveis mais baixos de uso da Internet, nos últimos anos, a Etiópia tem registado um crescimento constante. Aliás, um dos objetivos do segundo plano de crescimento e transformação da Etiópia é construir uma infraestrutura digital robusta.

As empresas privadas e de telecomunicações móveis dependem da Internet para oferecer suporte a serviços orientados por tecnologia, como inúmeros serviços bancários essenciais. Já no setor agrícola, a Ethiopian Commodity Exchange lançou recentemente uma porta de entrada para o comércio direto online de produtos agrícolas entre os agricultores.

No setor de transportes, a aplicação Ride (a versão etíope do Uber) simplificou a vida de muitas pessoas ao oferecer serviços de transporte acessíveis. Todos estes serviços dependem da Internet que tem, atualmente, um enorme impacto económico no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …