ETA está “totalmente derrotada”

www_ukberri_net / flickr

-

O ministro do Interior de Espanha, Jorge Fernandez Diaz, disse esta sexta-feira que o grupo armado Euskadi Ta Askatasuna (ETA), está “totalmente derrotado” e que o Governo não vai parar até o dissolver.

Fernandez Diaz discursava em Valladolid, na convenção nacional do Partido Popular (PP), actualmente no Governo.

O governante, segundo a Efe, enfatizou que, hoje, a ETA é “infinitamente mais fraca” do que quando o PP chegou ao poder há dois anos.

O ministro do interior, que já participou num debate com o presidente da cidade autónoma de Melilla, enclave espanhol no norte de África, Juan José Imbroda e a presidente do PP do Principado das Astúrias, Mercedes Fernandez, passou em revista a questão da segurança, de uma forma geral, em Espanha, para garantir que se têm feito progressos nos últimos anos.

Quanto à ETA (Euskadi Ta Askatasuna/Pátria Basca Liberdade), disse que, apesar do fim da sua actividade armada, foram presos 96 dos seus membros e agora está a agir-se nas suas estruturas clandestinas.

O ministro destacou também os avanços na segurança rodoviária e na luta contra o terrorismo islamista e a imigração ilegal.

Questionado sobre se a Espanha é um país mais seguro hoje do que há dois anos, o ministro garantiu que “certamente”.

Fernadez Diaz elogiou o trabalho da Guarda Civil e da Polícia Nacional.

Juan Imbroda aproveitou para destacar o interesse que tem desde o início do seu mandato o ministro do Interior para melhorar a segurança em Melilla, o que considerou ter contribuído significativamente para que Espanha e Marrocos tenham atualmente as “melhores relações como nunca tiveram”.

Mercedes Fernandez afirmou por seu turno que “ganhámos a batalha contra o terrorismo, a Espanha é um país seguro, porque é um país livre”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …