O ministro do Interior de Espanha, Jorge Fernandez Diaz, disse esta sexta-feira que o grupo armado Euskadi Ta Askatasuna (ETA), está “totalmente derrotado” e que o Governo não vai parar até o dissolver.
Fernandez Diaz discursava em Valladolid, na convenção nacional do Partido Popular (PP), actualmente no Governo.
O governante, segundo a Efe, enfatizou que, hoje, a ETA é “infinitamente mais fraca” do que quando o PP chegou ao poder há dois anos.
O ministro do interior, que já participou num debate com o presidente da cidade autónoma de Melilla, enclave espanhol no norte de África, Juan José Imbroda e a presidente do PP do Principado das Astúrias, Mercedes Fernandez, passou em revista a questão da segurança, de uma forma geral, em Espanha, para garantir que se têm feito progressos nos últimos anos.
Quanto à ETA (Euskadi Ta Askatasuna/Pátria Basca Liberdade), disse que, apesar do fim da sua actividade armada, foram presos 96 dos seus membros e agora está a agir-se nas suas estruturas clandestinas.
O ministro destacou também os avanços na segurança rodoviária e na luta contra o terrorismo islamista e a imigração ilegal.
Questionado sobre se a Espanha é um país mais seguro hoje do que há dois anos, o ministro garantiu que “certamente”.
Fernadez Diaz elogiou o trabalho da Guarda Civil e da Polícia Nacional.
Juan Imbroda aproveitou para destacar o interesse que tem desde o início do seu mandato o ministro do Interior para melhorar a segurança em Melilla, o que considerou ter contribuído significativamente para que Espanha e Marrocos tenham atualmente as “melhores relações como nunca tiveram”.
Mercedes Fernandez afirmou por seu turno que “ganhámos a batalha contra o terrorismo, a Espanha é um país seguro, porque é um país livre”.
/Lusa