Esventrou cadela e foi condenado a prisão. Agora pode abolir a Lei dos Maus Tratos a Animais

O homem que foi condenado a uma pena de prisão efectiva, depois transformada em pena suspensa, por ter esventrado a sua cadela, levou o caso ao Tribunal Constitucional que pode vir a pronunciar-se pela inconstitucionalidade da Lei dos Maus Tratos a Animais.

Hélder Passadinhas, um antigo enfermeiro da guerra do Ultramar de 68 anos, foi a primeira pessoa (e única até agora) a ser condenada, em Portugal, a uma pena de prisão efectiva por maus tratos a animais. Ele esventrou a sua pastor alemão Pantufa, a sangue frio, para lhe retirar seis cachorros do ventre quando a cadela estava em trabalho de parto.

Depois, deixou o animal a morrer, sem assistência veterinária. Também deitou para o lixo três dos cachorros que acabaram igualmente por morrer.

O antigo enfermeiro alegou que tentou ajudar o animal que estava em sofrimento e afiançou não ter dinheiro para pagar a um veterinário para socorrer a cadela.

O caso ocorrido em Setúbal, em 2016, acabou por levar à condenação a uma pena de prisão efectiva de 16 meses, dada a crueldade do acto.

Hélder Passadinhas recorreu para o Tribunal de Évora que decretou que a suspensão da pena de prisão seria a condenação mais adequada para a situação.

Mas, ainda assim, o antigo enfermeiro não ficou satisfeito e levou o caso para o Tribunal Constitucional (TC), com a sua advogada a por em causa a constitucionalidade da Lei dos Maus Tratos Animais que entrou em vigor há cinco anos.

No recurso alega-se que para tornar os maus tratos a animais em crime é preciso alterar a Constituição. A ideia é defendida por alguns juristas.

Caso os juízes do TC concordem com esta alegação, podem vir a declarar inconstitucional a Lei, o que levará a que o maltrato de animais volte a ser punido apenas com multa como sucedia antes.

Homem condenado por matar gato à pancada

A eventual inconstitucionalidade da Lei dos Maus Tratos a Animais terá repercussões noutros processos. O mais recentemente divulgado respeita a um homem que foi condenado a um ano de prisão, com pena suspensa, pela morte de um gato.

“A sentença deu como provado que, no dia 29 de Março de 2018, o arguido desferiu várias pancadas, com um pau, numa gata, pertença da sua companheira, provocando-lhe a morte”, explica a Procuradoria Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

“Depois de matar o animal, o arguido colocou o seu corpo num saco, depositando-o num contentor do lixo na via pública”, acrescenta a PGDL.

O arguido ficou ainda obrigado a entregar à União Zoófila a quantia de 750 euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Não existe pena efectiva para quem rouba, mata e destrói mas para matar animais já há??? Isto é tudo espetáculo para gente tola… só querem dar show e enganar o povo. Apanhar corruptos prende los e obrigar a devolver dinheiro não, deve ser inconstitucional, agora culpar pessoas a torto e direito já é normal.
      E atenção não gosto nem faço mal aos animais, mas temos de ter limites. Se este senhor foi preso por “matar” alegadamente a cadela, secalhar a justiça correcta para corruptos neste pais é pena de morte, tendo em conta as proporcionalidades das diferentes acções.

    • Em Portugal quem não tem possibilidade económica tem advogado pago pelo Estado. É o chamado Apoio Judiciário (O apoio judiciário assegura o acesso e representação em tribunal de quem não pode pagar os custos de um processo e de um advogado).

  1. Mas ninguém quer saber da Constituição Portuguesa….As leis que cedem soberania nacional a desunião europeia também são inconstiucionais e ninguém faz nada nem delibera nada

  2. A acção de facto é condenável, mas isto agora parece ter entrado na moda a perseguição a todo aquele que mal trate um animal ainda que mal lhe toque e penso que a condenação popular vem muito da parte daqueles que por puro capricho ou porque é simplesmente moda têm em casa, a maioria apartamentos, animais sequestrados que para além de não ser higiénico nem justo para o animal, ainda incomodam muitas vezes os vizinhos e que os vão pôr a dejectar em jardins ou passeios públicos que deveriam servir apenas para humanos e lazer de crianças.

  3. Uma vergonha. Com este exemplo e muitos mais exemplos que o “ser humano” dá, vamos a caminho do fim, de uma maneira ou outra.

  4. Estamos em um tempo em que os juristas são bocas podres e a lei como deveria ser, a punir sumariamente os culpados, é vitima de artimanhas, burocracia, vaidades e corrupção. Parece que Deus terá que começar pelos juízes e advogados quando decidir lotar os antros mais baixos do inferno, e os entregará a Lucifer pela eternidade. São eles, os “doutores da Lei” os que mais a pervertem e são margem a impunidade sem tamanho, acintosas, hediondas, que atrasam o caminhar da nação e da humanidade. Hão de pagar o devido.

  5. Se este senhor apanhou 16 meses de prisão efectiva por maltratar um cão, quando deveria apanhar Ricardo Salgado, Oliveira e Costa e tantos outros que nos roubaram milhares de milhões de euros? Mas esses vemos dando entrevistas na TV, passeando, férias em resorts de luxo .. nem um dia estiveram presos e ando gozando com a nossa cara. Depois admiram-se do radicalismo, a justiça parece funcionar apenas para os pobres, já os ricos conseguem adiar, quase indefinidamente qualquer julgamento e escapar impunemente. Estes “partidecos” deviam legislar sobre o que importa e deixarem-se de atirar areia para os olhos das pessoas, como é o caso do PAN.

  6. pois, infelizmente poara isso existe justiça, mas no mondo dos portugueses, para quem trabalhamos isso não existe a mesma justiça

RESPONDER

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …