Estudantes, pais e diretores defendem adiamento dos exames nacionais

Alunos, pais e diretores defendem que o Governo deve equacionar o adiamento das provas nacionais na sequência dos impactos do novo coronavírus, Covid-19.

As aulas estão suspensas desde o início da semana. Apesar do regresso à escola estar previsto para 13 de abril, depois da Páscoa, só a evolução da pandemia poderá determinar quando o ensino voltará à normalidade.

Enquanto isso, os estudantes aprendem à distância. Porém, de acordo com um aluno ouvido pelo jornal Público, a produtividade não é a mesma.

Já Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), diz ao mesmo jornal que não há garantias de equidade. “Nem todas as famílias têm um computador, telemóvel ou ligação à Internet para poderem manter o contacto com os professores”, explica.

Mais de 5% dos agregados familiares com filhos até aos 15 anos não têm acesso à Internet em casa. Há escolas a emprestar tablets aos alunos que não dispõem de material informático e outras que disponibilizam os materiais de trabalho em papel aos encarregados de educação que não têm possibilidades de os imprimir em casa.

A aprendizagem também é diferente: alguns professores dão prioridade ao envio de materiais e exercícios para os alunos trabalharem em casa, outros estão a fazer aulas completas em videoconferência.

Estas desigualdades e incertezas no calendário levam os estudantes a defender o adiamento dos exames nacionais, com início marcado para 15 de junho.

Também a Confederação das Associações de Pais (Confap) diz, segundo o Público, que “se esta situação se prolongar, obviamente os exames têm que ser adiados”.

O ano letivo “já está desregulado” e por isso, qualquer solução que possa dar resposta, será uma boa solução”, considera Manuel Pereira, da ANDE, que atira mesmo a hipótese de os exames serem realizados em agosto, setembro ou outubro.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …