Estudante tira selfies com homens que a abordam na rua para denunciar assédio

Cansada de receber os chamados “piropos”, a estudante holandesa decidiu reagir nas redes sociais, de uma forma diferente, para criar mais consciencialização sobre o assédio: tirar selfies com os agressores.

Durante um mês, Noa Jansma, uma estudante que vive em Amesterdão, na Holanda, tirou fotografias com os homens que constantemente a abordavam na rua. Todas as selfies foram partilhadas na conta de Instagram “Dearcatcallers” (uma espécie de “Queridos assediadores de rua” em português).

A repercussão foi imediata, recebendo a adesão de várias utilizadoras da rede social que já passaram por situações semelhantes. A conta tem mais de 171 mil seguidores.

Em entrevista à BBC, Jansma conta que foi abordada de diferentes formas por homens, desde assobios a pedidos por sexo. Alguns chegaram, inclusive, a segurá-la pelo braço.

“Nunca soube o que fazer se alguém me assediasse na rua”, diz a jovem de 20 anos. “Se eu reagisse, a situação ficaria ainda pior e eu ia ficar muito assustada”, acrescenta.

Mas Jansma diz que não quis ignorar o assunto porque se sentiria “mal” ao saber que os homens poderiam escapar dizendo o que quisessem sem pensar nas consequências. Então começou a pedir para tirar selfies com os agressores.

Segundo a jovem, para sua surpresa, muitos deles ficaram “orgulhosos” ao ouvirem o seu pedido. Jansma não dizia aos agressores qual era o propósito das fotos, a menos que lhe perguntassem. Apenas um terá perguntado e, mesmo assim, aceitou tirar a foto.

Jansma conta que os seus amigos homens não tinham ideia do que ela ou as suas amigas têm de enfrentar quando simplesmente andam na rua.

“Achei tão estranho que para metade da Humanidade isso é um problema diário, e a outra metade nem tem noção do que acontece”, diz. “Por isso, tive esta ideia para mostrar, na verdade, este problema”.

Jansma diz que não está a tentar “causar constrangimento” a estes homens. O seu objetivo é “pronunciar-se sobre este problema”. “Se algum deles me pedir para tirar a foto do Instagram, vou fazê-lo, porque não quero arruinar a vida deles”.

É como se fosse um espelho, eles invadem a minha privacidade na rua diante de todas as pessoas, então eu também invado a privacidade deles”, acrescenta.

Jansma diz querer que esta ideia gere maior consciencialização para mulheres que têm de enfrentar o assédio como parte de seu quotidiano. “Trata-se de um problema global. Este é o motivo pelo qual quero dar o controlo da conta a outra mulher de outro país e de outra cidade para mostrar que isso acontece em todos os lugares e com toda a gente”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta fulana acaba de prevaricar em duas leis: Atentado à liberdade de expressão e atentado ao direito à imagem. Não só qualquer pessoa é livre de dizer se a acha “gira”, “boa” ou o que entender, como tem direito ao controlo do uso de sua imagem, seja a representação fiel de seus aspectos físicos (fotografia, retratos, pinturas, gravuras etc.), como o usufruto representação de sua aparência individual e distinguível, concreta ou abstrata.

    Chicas espertas que se derretem todas se o “assédio” for feito pelo bonzão ou pelo gajo do Ferrari… Mas se for um trolha, querem logo fazer-lhe a folha. Bem se vê pelas fotos que ela mete… Só gajos com cara de trolha ou de mitra. Os outros não há problema… Venham de lá esse piropos.

    Não metam um travão a estes ataques de supremacia feminina, mascarados de feminismo legítimo… Que vão ver onde isto vai parar! Anda agora aí uma histería com tudo o que é defesa da mulher por tudo e por nada, que trata as mulheres como autênticos seres superiores. A outra também quería uma área nos transportes públicos só para mulheres. Como se fossem uma espécie de casta superior… Ou então de deficientes.

RESPONDER

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …

Itália volta a disputar a fronteira do Monte Branco com França

Depois das autoridades francesas imporem medidas restritivas que afetaram o território italiano, o país reacendeu uma disputa antiga com França. Em causa estão os direitos de fronteira do Monte Branco. Luigi Di Maio, ministro das Relações …

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …