Estudante português desaparecido em Londres

(dr)

Volodymyr Lavriv, o estudante português desaparecido em Londres

Volodymyr Lavriv, o estudante português desaparecido em Londres

O estudante português Volodymyr Lavriv está desaparecido há mais de duas semanas depois de viajar para Londres.

O jovem de 25 anos, natural da Ucrânia mas com nacionalidade portuguesa, terminou este ano o curso de Medicina na Universidade de Lisboa e procurava entrar na especialidade. O jovem viajou para Londres no dia 1 de outubro, falou pela última vez com a mãe no dia 4 e está desaparecido desde essa altura.

A mãe de Volodymyr, Galyna Lavriv, explicou ao Notícias ao Minuto que o filho se sentia “cansado” e “sempre com muita coisa para estudar”, mas o objetivo de entrar na especialidade falava mais alto e o estudo cobria a maior parte da sua vida.

No dia da partida, a mãe do jovem ligou-lhe de manhã e soube da notícia. “Mãe, não tenho tempo, estou atrasado para ir para Londres”, frisou. Questionado sobre se ia para a capital inglesa fazer a especialidade, o estudante garantiu que não era esse o intuito da viagem. “Não, eu vou fazer o exame aqui em Portugal mas tenho de ir a Londres”, disse à mãe.

Não percebo porque é que ele foi para Londres“, desabafa Galyna Lavriv, garantindo que o filho lhe prometeu que se manteria em contacto e que mandava a morada do local onde ficasse.

No sábado à tarde, quando o jovem estava no aeroporto para partir, a mãe voltou a falar com ele, mas Volodymyr mostrou-se atarefado e à procura da porta de embarque. No domingo falaram pela manhã, mas à tarde o estudante deixou de responder.

Galyna Lavriv só voltou a ter novidades na terça-feira quando, depois de já estar em “pânico”, o filho ter ligado e garantido que tudo estava bem. A mãe sugeriu que a família fosse ter com ele no sábado, ao que o rapaz respondeu: “No próximo sábado já não estou em Londres“.

“Ele estava a pensar em voltar. Ele pensava ficar uma semana. A senhora da casa onde vivia disse que ele só levou roupa leve para uma semana, todos os casacos ficaram, não levou muita coisa. Está tudo arrumado. Levou só as camisas e se calhar duas calças para mudar, porque não pensava ficar muito tempo”, recorda, já após ter estado em casa de Volodymyr, onde também ficaram os bens pessoais, como o computador.

Depois dessa terça-feira não voltou a haver qualquer contacto. “Vi que alguma coisa não estava bem”, diz Galyna. Nesta senda, a mãe do jovem foi informar-se sobre a conta bancária do filho e percebeu que este havia ficado sem saldo no dia 3, depois de fazer alguns pagamentos, entre refeições, transportes e o pagamento de 180 euros que Galyna pensa ter sido para alojamento, depois de ter visto pesquisas da Airbnb no computador do filho.

“Não sei se ele percebeu que não tem dinheiro que chegue, ele ficou sem saldo. Não sei o que se passa, prometeu que ia entrar em contacto e tem saldo no telemóvel”, frisou, acrescentando que depois depositou dinheiro na conta do filho mas que este ainda não o usou.

Galyna Lavriv entrou em contacto com amigos e “ninguém sabe de nada”. “O meu companheiro está em Inglaterra, foi com uma amiga que sabe falar inglês para entrar em contacto com a polícia inglesa e ver se conseguimos ver câmaras de vigilância”, sendo que os levantamentos que Volodymyr fez na capital poderão ajudar a localizá-lo.

As autoridades portuguesas já foram contactadas pela família estão a par da situação, mas até agora o paradeiro de Volodymyr Lavriv continua incógnito.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Álbum póstumo com novas canções de Leonard Cohen lançado hoje

O álbum "Thanks for the Dance", de novas canções do músico Leonard Cohen, vai ser lançado esta sexta-feira a nível mundial, três anos depois da morte do artista canadiano. Com nove faixas, o disco resulta do …

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …