Estudante português desaparecido em Londres

(dr)

Volodymyr Lavriv, o estudante português desaparecido em Londres

Volodymyr Lavriv, o estudante português desaparecido em Londres

O estudante português Volodymyr Lavriv está desaparecido há mais de duas semanas depois de viajar para Londres.

O jovem de 25 anos, natural da Ucrânia mas com nacionalidade portuguesa, terminou este ano o curso de Medicina na Universidade de Lisboa e procurava entrar na especialidade. O jovem viajou para Londres no dia 1 de outubro, falou pela última vez com a mãe no dia 4 e está desaparecido desde essa altura.

A mãe de Volodymyr, Galyna Lavriv, explicou ao Notícias ao Minuto que o filho se sentia “cansado” e “sempre com muita coisa para estudar”, mas o objetivo de entrar na especialidade falava mais alto e o estudo cobria a maior parte da sua vida.

No dia da partida, a mãe do jovem ligou-lhe de manhã e soube da notícia. “Mãe, não tenho tempo, estou atrasado para ir para Londres”, frisou. Questionado sobre se ia para a capital inglesa fazer a especialidade, o estudante garantiu que não era esse o intuito da viagem. “Não, eu vou fazer o exame aqui em Portugal mas tenho de ir a Londres”, disse à mãe.

Não percebo porque é que ele foi para Londres“, desabafa Galyna Lavriv, garantindo que o filho lhe prometeu que se manteria em contacto e que mandava a morada do local onde ficasse.

No sábado à tarde, quando o jovem estava no aeroporto para partir, a mãe voltou a falar com ele, mas Volodymyr mostrou-se atarefado e à procura da porta de embarque. No domingo falaram pela manhã, mas à tarde o estudante deixou de responder.

Galyna Lavriv só voltou a ter novidades na terça-feira quando, depois de já estar em “pânico”, o filho ter ligado e garantido que tudo estava bem. A mãe sugeriu que a família fosse ter com ele no sábado, ao que o rapaz respondeu: “No próximo sábado já não estou em Londres“.

“Ele estava a pensar em voltar. Ele pensava ficar uma semana. A senhora da casa onde vivia disse que ele só levou roupa leve para uma semana, todos os casacos ficaram, não levou muita coisa. Está tudo arrumado. Levou só as camisas e se calhar duas calças para mudar, porque não pensava ficar muito tempo”, recorda, já após ter estado em casa de Volodymyr, onde também ficaram os bens pessoais, como o computador.

Depois dessa terça-feira não voltou a haver qualquer contacto. “Vi que alguma coisa não estava bem”, diz Galyna. Nesta senda, a mãe do jovem foi informar-se sobre a conta bancária do filho e percebeu que este havia ficado sem saldo no dia 3, depois de fazer alguns pagamentos, entre refeições, transportes e o pagamento de 180 euros que Galyna pensa ter sido para alojamento, depois de ter visto pesquisas da Airbnb no computador do filho.

“Não sei se ele percebeu que não tem dinheiro que chegue, ele ficou sem saldo. Não sei o que se passa, prometeu que ia entrar em contacto e tem saldo no telemóvel”, frisou, acrescentando que depois depositou dinheiro na conta do filho mas que este ainda não o usou.

Galyna Lavriv entrou em contacto com amigos e “ninguém sabe de nada”. “O meu companheiro está em Inglaterra, foi com uma amiga que sabe falar inglês para entrar em contacto com a polícia inglesa e ver se conseguimos ver câmaras de vigilância”, sendo que os levantamentos que Volodymyr fez na capital poderão ajudar a localizá-lo.

As autoridades portuguesas já foram contactadas pela família estão a par da situação, mas até agora o paradeiro de Volodymyr Lavriv continua incógnito.

Bom Dia

RESPONDER

Morrem por dia 15 mil crianças com menos de 5 anos

Um novo relatório revela que 15 mil crianças morreram por dia em 2016 antes de completarem o quinto aniversário. Pelo menos 46% delas, ou 7 mil, não sobreviveram aos primeiros 28 dias após o nascimento. Quando …

Presidente da Proteção Civil demite-se

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Joaquim Leitão, demitiu-se esta quarta-feira, informou hoje à Lusa fonte do Governo. A mesma fonte adiantou que Joaquim Leitão entregou na quarta-feira uma carta de demissão dirigida …

A vidente que afinal não é filha de Dalí vai ter que pagar os custos da exumação

Pilar Abel, a espanhola que a 20 de julho obrigou a que o corpo do pintor surrealista Salvador Dalí fosse exumado, após alegações de que seria sua filha, foi condenada a pagar os custos judiciais …

Milhares de comunistas indonésios foram massacrados em 1966 com apoio dos EUA

Documentos desclassificados revelam novos detalhes sobre o massacre indonésio contra comunistas. De acordo com os documentos, Washington estava a par e apoiava a tomada do poder pelos militares e a perseguição dos opositores comunistas. Segundo a …

Pedro Siza Vieira admite que entra num "Governo fragilizado"

O novo Ministro Adjunto e amigo próximo do primeiro-ministro admite que o "Estado falhou" e que o Governo "está fragilizado" mas assegura estar motivado para o novo desafio. Em declarações ao jornal ECO, Pedro Siza Vieira, sócio …

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …