Estudante escreve 14 livros encriptados e desaparece misteriosamente

Um estudante de psicologia brasileiro, de 24 anos, está desaparecido desde o fim do mês passado. A ausência do jovem no entanto, parece esconder mais mistérios do que um simples desaparecimento.

Bruno Borges, estudante de psicologia de Rio Branco, no estado brasileiro do Acre, foi visto pela última vez no dia 27 de março, quando o pai se deu conta de que o filho não estava em casa, e decidiu entrar em seu quarto, encontrando um cenário surreal.

O quarto de Bruno esteve trancado 24 dias, durante uma viagem dos pais, durante a qual o estudante trabalhou arduamente para construir uma impressionante “instalação” – antes de desaparecer por completo.

Ao abrir o quarto do filho, em vez dos dos móveis, o pai encontrou uma estátua do filósofo italiano Giordano Bruno, 14 livros escritos a mão e encriptados com um código secreto, e as paredes e chão completamente cobertos com trechos dos livros, inscrições encriptadas, ilustrações e pinturas – entre as quais a de uma criatura extra-terrestre.

Segundo Gabriela Borges, irmã mais velha de Bruno, o estudante manteve o quarto trancado durante 24 dias, período em que os pais estavam de viagem.

“Ele dizia que era um projeto dele, eu perguntei porque é que eu, a sua própria irmã, não podia saber que projeto é que ele tinha, mas ele dizia-me que dentro de duas semanas saberíamos”, conta Gabriela. “Ele é um adulto e tem a privacidade dele. Isso incomodava-me, mas eu não podia arrombar a porta”, explica a irmã do jovem.

(cv) G1

-

Através de uma espécie de “chave” deixada pelo estudante desaparecido, que parece relacionar letras com os símbolos encriptados, Gabriela Borges conseguiu descodificar partes dos escritos do irmão, entre entre as quais o título de um dos seus 14 misteriosos livros: “A teoria da absorção de conhecimento”.

Segundo a mãe de Bruno, o estudante estava há um ano a trabalhar em 14 livros que, dizia o estudante, “transformariam a humanidade de uma forma boa“. Para realizar o seu projecto, Bruno pediu emprestados 6 mil euros a um primo e deixou de trabalhar.

Segundo diz à Globo o pai, o empresário Athos Borges, “Bruno desapareceu apenas com uns calções às riscas e uma camisa branca. Não levou mais nada. Já tentámos ligar-lhe, mas tem o telemóvel desligado.

O desaparecimento do jovem estudante está a ser investigado pela polícia brasileira, segundo a qual “todas as possibilidades estão a ser consideradas, mas o caso encontra-se em sigilo”.

(dr) Rede Amazônica Acre

-

Admirador de Giordano Bruno, leitor da bíblia e de Shakespeare, Bruno, conta a família, é um estudante voraz, com alta capacidade intelectual e sem problemas psicológicos.

A mãe diz que o estudante deve ter feito a sua “instalação” em segredo por saber que a família reagiria com medidas drásticas, provavelmente internando-o, se visse o seu trabalho antes de o terminar.

Segundo a Globo, a estátua de Giordano Bruno encontrada no quarto do jovem foi feita por Jorge Rivas Plata, um escultor peruano a quem Bruno Borges, sem lhe dar qualquer explicação. “Rivas, tenha paciência que você vai ser conhecido em todo o mundo“, conta o artista peruano.

Agora, além de procurar o filho, a família procura também um especialista que possa decifrar os escritos, e que neles possa encontrar pistas acerca do seu paradeiro.

O “desaparecimento do Menino do Acre” não tardou a tornar-se um dos temas mais populares na internet brasileira, e começou até a espalhar-se globalmente.

Por um lado, adeptos das mais variadas teorias da conspiração estão em delírio com as inúmeras possibilidades que tão peculiar caso oferece: vídeos no YouTube, memes que circulam nas redes sociais, textos conspiratórios ou simplesmente teorias que procuram explicar em detalhe as misteriosas escrituras de Bruno Borges.

Por outro lado, os inevitáveis “myth busters” tentam desmistificar o caso, defendendo que não passa tudo de um enorme embuste.

Uma coisa é certa, ninguém conseguiu até agora explicar exactamente o significado das escrituras e ilustrações deixadas pelo estudante – nem onde se encontra Bruno Borges.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …