Estudante escreve 14 livros encriptados e desaparece misteriosamente

Um estudante de psicologia brasileiro, de 24 anos, está desaparecido desde o fim do mês passado. A ausência do jovem no entanto, parece esconder mais mistérios do que um simples desaparecimento.

Bruno Borges, estudante de psicologia de Rio Branco, no estado brasileiro do Acre, foi visto pela última vez no dia 27 de março, quando o pai se deu conta de que o filho não estava em casa, e decidiu entrar em seu quarto, encontrando um cenário surreal.

O quarto de Bruno esteve trancado 24 dias, durante uma viagem dos pais, durante a qual o estudante trabalhou arduamente para construir uma impressionante “instalação” – antes de desaparecer por completo.

Ao abrir o quarto do filho, em vez dos dos móveis, o pai encontrou uma estátua do filósofo italiano Giordano Bruno, 14 livros escritos a mão e encriptados com um código secreto, e as paredes e chão completamente cobertos com trechos dos livros, inscrições encriptadas, ilustrações e pinturas – entre as quais a de uma criatura extra-terrestre.

Segundo Gabriela Borges, irmã mais velha de Bruno, o estudante manteve o quarto trancado durante 24 dias, período em que os pais estavam de viagem.

“Ele dizia que era um projeto dele, eu perguntei porque é que eu, a sua própria irmã, não podia saber que projeto é que ele tinha, mas ele dizia-me que dentro de duas semanas saberíamos”, conta Gabriela. “Ele é um adulto e tem a privacidade dele. Isso incomodava-me, mas eu não podia arrombar a porta”, explica a irmã do jovem.

(cv) G1

-

Através de uma espécie de “chave” deixada pelo estudante desaparecido, que parece relacionar letras com os símbolos encriptados, Gabriela Borges conseguiu descodificar partes dos escritos do irmão, entre entre as quais o título de um dos seus 14 misteriosos livros: “A teoria da absorção de conhecimento”.

Segundo a mãe de Bruno, o estudante estava há um ano a trabalhar em 14 livros que, dizia o estudante, “transformariam a humanidade de uma forma boa“. Para realizar o seu projecto, Bruno pediu emprestados 6 mil euros a um primo e deixou de trabalhar.

Segundo diz à Globo o pai, o empresário Athos Borges, “Bruno desapareceu apenas com uns calções às riscas e uma camisa branca. Não levou mais nada. Já tentámos ligar-lhe, mas tem o telemóvel desligado.

O desaparecimento do jovem estudante está a ser investigado pela polícia brasileira, segundo a qual “todas as possibilidades estão a ser consideradas, mas o caso encontra-se em sigilo”.

(dr) Rede Amazônica Acre

-

Admirador de Giordano Bruno, leitor da bíblia e de Shakespeare, Bruno, conta a família, é um estudante voraz, com alta capacidade intelectual e sem problemas psicológicos.

A mãe diz que o estudante deve ter feito a sua “instalação” em segredo por saber que a família reagiria com medidas drásticas, provavelmente internando-o, se visse o seu trabalho antes de o terminar.

Segundo a Globo, a estátua de Giordano Bruno encontrada no quarto do jovem foi feita por Jorge Rivas Plata, um escultor peruano a quem Bruno Borges, sem lhe dar qualquer explicação. “Rivas, tenha paciência que você vai ser conhecido em todo o mundo“, conta o artista peruano.

Agora, além de procurar o filho, a família procura também um especialista que possa decifrar os escritos, e que neles possa encontrar pistas acerca do seu paradeiro.

O “desaparecimento do Menino do Acre” não tardou a tornar-se um dos temas mais populares na internet brasileira, e começou até a espalhar-se globalmente.

Por um lado, adeptos das mais variadas teorias da conspiração estão em delírio com as inúmeras possibilidades que tão peculiar caso oferece: vídeos no YouTube, memes que circulam nas redes sociais, textos conspiratórios ou simplesmente teorias que procuram explicar em detalhe as misteriosas escrituras de Bruno Borges.

Por outro lado, os inevitáveis “myth busters” tentam desmistificar o caso, defendendo que não passa tudo de um enorme embuste.

Uma coisa é certa, ninguém conseguiu até agora explicar exactamente o significado das escrituras e ilustrações deixadas pelo estudante – nem onde se encontra Bruno Borges.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …