Estudante escreve 14 livros encriptados e desaparece misteriosamente

Um estudante de psicologia brasileiro, de 24 anos, está desaparecido desde o fim do mês passado. A ausência do jovem no entanto, parece esconder mais mistérios do que um simples desaparecimento.

Bruno Borges, estudante de psicologia de Rio Branco, no estado brasileiro do Acre, foi visto pela última vez no dia 27 de março, quando o pai se deu conta de que o filho não estava em casa, e decidiu entrar em seu quarto, encontrando um cenário surreal.

O quarto de Bruno esteve trancado 24 dias, durante uma viagem dos pais, durante a qual o estudante trabalhou arduamente para construir uma impressionante “instalação” – antes de desaparecer por completo.

Ao abrir o quarto do filho, em vez dos dos móveis, o pai encontrou uma estátua do filósofo italiano Giordano Bruno, 14 livros escritos a mão e encriptados com um código secreto, e as paredes e chão completamente cobertos com trechos dos livros, inscrições encriptadas, ilustrações e pinturas – entre as quais a de uma criatura extra-terrestre.

Segundo Gabriela Borges, irmã mais velha de Bruno, o estudante manteve o quarto trancado durante 24 dias, período em que os pais estavam de viagem.

“Ele dizia que era um projeto dele, eu perguntei porque é que eu, a sua própria irmã, não podia saber que projeto é que ele tinha, mas ele dizia-me que dentro de duas semanas saberíamos”, conta Gabriela. “Ele é um adulto e tem a privacidade dele. Isso incomodava-me, mas eu não podia arrombar a porta”, explica a irmã do jovem.

(cv) G1

-

Através de uma espécie de “chave” deixada pelo estudante desaparecido, que parece relacionar letras com os símbolos encriptados, Gabriela Borges conseguiu descodificar partes dos escritos do irmão, entre entre as quais o título de um dos seus 14 misteriosos livros: “A teoria da absorção de conhecimento”.

Segundo a mãe de Bruno, o estudante estava há um ano a trabalhar em 14 livros que, dizia o estudante, “transformariam a humanidade de uma forma boa“. Para realizar o seu projecto, Bruno pediu emprestados 6 mil euros a um primo e deixou de trabalhar.

Segundo diz à Globo o pai, o empresário Athos Borges, “Bruno desapareceu apenas com uns calções às riscas e uma camisa branca. Não levou mais nada. Já tentámos ligar-lhe, mas tem o telemóvel desligado.

O desaparecimento do jovem estudante está a ser investigado pela polícia brasileira, segundo a qual “todas as possibilidades estão a ser consideradas, mas o caso encontra-se em sigilo”.

(dr) Rede Amazônica Acre

-

Admirador de Giordano Bruno, leitor da bíblia e de Shakespeare, Bruno, conta a família, é um estudante voraz, com alta capacidade intelectual e sem problemas psicológicos.

A mãe diz que o estudante deve ter feito a sua “instalação” em segredo por saber que a família reagiria com medidas drásticas, provavelmente internando-o, se visse o seu trabalho antes de o terminar.

Segundo a Globo, a estátua de Giordano Bruno encontrada no quarto do jovem foi feita por Jorge Rivas Plata, um escultor peruano a quem Bruno Borges, sem lhe dar qualquer explicação. “Rivas, tenha paciência que você vai ser conhecido em todo o mundo“, conta o artista peruano.

Agora, além de procurar o filho, a família procura também um especialista que possa decifrar os escritos, e que neles possa encontrar pistas acerca do seu paradeiro.

O “desaparecimento do Menino do Acre” não tardou a tornar-se um dos temas mais populares na internet brasileira, e começou até a espalhar-se globalmente.

Por um lado, adeptos das mais variadas teorias da conspiração estão em delírio com as inúmeras possibilidades que tão peculiar caso oferece: vídeos no YouTube, memes que circulam nas redes sociais, textos conspiratórios ou simplesmente teorias que procuram explicar em detalhe as misteriosas escrituras de Bruno Borges.

Por outro lado, os inevitáveis “myth busters” tentam desmistificar o caso, defendendo que não passa tudo de um enorme embuste.

Uma coisa é certa, ninguém conseguiu até agora explicar exactamente o significado das escrituras e ilustrações deixadas pelo estudante – nem onde se encontra Bruno Borges.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Mais 67 mil eleitores votaram até ao meio-dia, mas a percentagem de afluência caiu

Até ao meio-dia deste domingo, votaram quase mais 67.000 eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias. As …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …