Estudante cria carro autónomo com 600 euros

Um estudante da Universidade de Nebraska, utilizou um software aberto para desenvolver um sistema autónomo capaz de sentir obstruções na estrada e controlar os travões, aceleração e volante. Tudo isto foi integrado no seu Honda Civic por não mais do que 700 dólares – cerca de 662 euros.

De acordo com a MIT Technology Review, o software em questão foi desenvolvido pela startup Comma.ai, responsável por um projeto que se propôs desenvolver tecnologia de condução autónoma e no qual o estudante, Brevan Jorgenson, esteve envolvido como beta tester.

Jorgenson afirmou que o primeiro teste feito com o seu Honda data de janeiro deste ano. “Fiz o teste sozinho porque se algo corresse mal não ia querer que mais ninguém estivesse no carro. Resultou muito bem”, disse à MIT Technology Review.

Contudo, a Comma.ai abandonou o projeto depois de ter falhado o objetivo de desenvolver um sistema autónomo por menos de 999 dólares até ao fim de 2016. A tecnologia, chamada Comma One, desiludiu de imediato ao ser apenas compatível com dois modelos de carros à data do lançamento.

Apesar do insucesso, a Comma.ai deixou o software disponível ao público para download e renomeou-o como Comma Neo. A ideia por detrás disto foi a de dar ferramentas à pesquisa na área e aos hobbyists que a quisessem usar.

Foi assim que Jorgenson teve acesso ao software que permitiu instalar no seu carro um sistema autónomo.

Brevan Jorgenson / MIT Technology Review

O primeiro teste de Brevan Jorgenson com o seu Honda autónomo foi em janeiro deste ano.

O primeiro teste de Brevan Jorgenson com o seu Honda autónomo foi em janeiro deste ano.

O sistema Comma Neo foi construído pelo estudante através de um OnePlus 3, smartphone equipado com o software Openpilot – tornado disponível pela Comma.ai -, uma placa de circuito para ligar o dispositivo ao sistema eletrónico do carro e uma caixa impressa em 3D.

No entanto, este sistema continua limitado aos dois modelos com os quais era compatível desde o início – sendo um deles o Honda Civic, carro do jovem estudante universitário – e o 2016 Acura ILX.

Para além da Comma.ai, também a Neodriven – startup com sede em Los Angeles – se encontra a fornecer recursos para potenciais construtores de sistemas autónomos para carros. Esta empresa já lançou o dispositivo Neo pré-construído, compatível com o Openpilot da Comma.ai. O seu custo é de 1 495 dólares.

A plataforma educacional online Udacity disponibilizou igualmente um código utilizado no seu programa de pesquisa para carros autónomos e colocou os estudantes de um dos seus cursos a trabalhar no seu desenvolvimento.

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …