Homens e feijões têm a mesma origem? A estranha aversão de Pitágoras que pode ter ditado a sua morte

Pitágoras, o filósofo e matemático grego que deu nome a um teorema, tinha uma estranha aversão com feijões, chegando mesmo a proibir a sua comuna de os comer por considerar que estes tinham a mesma origem do Homem.

Lendas citadas pelo portal de Ciência IFL Science contam que o matemático antigo acreditava que quando alguém morre, a sua alma é transferida para um outro animal e terá sido por este motivo que Pitágoras terá deixado de comer carne.

Pitágoras acreditava também que humanos e feijões partilhavam a mesma origem e, por isso, resolveu levar a cabo um experiência para tentar provar a sua crença.

O matemático, conta o mesmo portal, pegou em alguns feijões e enterrou-os. Esperou algumas semanas até que crescessem e, depois, voltou a desenterrá-los e foi aí que percebeu que estes tinham algumas semelhanças com fetos humanos.

Partindo deste procedimento, Pitágoras extrapolou e concluiu que comer feijões seria quase como praticar canibalismo, proibindo todos os seguiam de comer este alimento – no seio da sua comuna, acreditava-se que o feijão poderia ter a alma dos mortos.

A aversão de Pitágoras por feijões e as regras que decretou depois do seu procedimento podem ter ditado a sua morte, segundo uma lenda. Ou talvez não, uma vez que outras lendas associam a sua morte a eventos em nada relacionados com a sua dieta alimentar.

Voltando aos feijões: uma das lendas reza que Kylon, filho de um nobre, tentou entrar na comunidade liderada por Pitágoras, mas mostrou pouca vontade em cumprir os procedimentos, acreditando que o seu estatuto lhe permitira contornar os anos de treino, silêncio e contemplação que eram necessários segundo as leis da comuna de Pitágoras.

Mas o filósofo não se deixou levar, recusando não só de forma categórica e entrada de Kylon na comunidade, como também lhe rejeitou uma audiência.

Sedento de vingança, Kylon juntou uma multidão para atacar Pitágoras e queimar os edifícios da comuna. O matemático conseguiu fugir à ira da multidão, escapando dos edifícios através de uma ponta humana formada pelos seus amigos.

Tragicamente, como nos habituaram as velhas lendas, o pior estava para vir: enquanto fugia, acabou por encontrar um campo de feijões, que se recusou a pisar e, por isso, foi encontrado pela multidão que o matou à facada.

Tal como mencionado anteriormente, não há consenso sobre a morte de Pitágoras. Pode ter morrido por causa dos feijões, mas pode também, segundo outros relatos antigos, se ter suicidado depois de os seus seguidores terem morrido no incêndio da comuna.

Há ainda quem acredite que morreu à fome enquanto se escondia da multidão.

De acordo com as lendas citadas pelo portal, a comunidade liderada por Pitágoras tinha ainda outras regras peculiares, que incluíam a proibição do uso de lãs e a obrigatoriedade de calçar a sandália direita antes da esquerda.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …