Kamala Harris está “pronta para trabalhar” e ataca “fracasso de Trump”

Michael Reynolds / EPA

Kamala Harris, candidata a vice do democrata Joe Biden

O candidato democrata à Casa Branca apresentou, esta quarta-feira, a sua parceira eleitoral, que considerou a “pessoa certa” para o ajudar a “reconstruir o país”, se vencerem as Presidenciais em novembro.

O candidato democrata, Joe Biden, falava durante o primeiro evento público da dupla, após a sua histórica escolha de colocar a senadora negra como candidata a ser a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, num liceu em Wilmington, no estado de Delaware, onde o antigo vice-presidente vive.

“Se Kamala Harris e eu formos eleitos, herdaremos várias crises, uma nação dividida e um mundo em turbulência. Não temos tempo a perder. Foi por isso que a escolhi: Estará pronta para liderar desde o primeiro dia“, tinha escrito no Twitter.

Na apresentação, Biden disse que a sua candidata a vice é “inteligente, forte, experiente”, bem como uma lutadora com provas dadas pelo que sustenta o país. “Kamala sabe governar. Sabe como tomar as decisões difíceis.”

“Incrivelmente honrada e pronta para trabalhar“, começou por dizer Harris neste evento, num discurso no qual deixou muitas críticas ao atual Presidente, Donald Trump.

“A América está desesperada por liderança. Porém, temos um Presidente que se preocupa mais consigo mesmo do que com as pessoas que o elegeram. Este vírus afetou praticamente todos países, mas há uma razão para ter atingido a América mais gravemente do que qualquer outro país avançado”, afirmou.

Foi devido ao fracasso de Trump em levá-lo a sério desde o início. A sua recusa em fazer testes. O seu para trás e para a frente quanto ao distanciamento social e utilização de máscaras. A sua convicção delirante de que sabe mais do que os especialistas”, continuou.

Por isso, a candidata destacou o “sentido do dever” do “homem de família” que é Biden, considerando que é alguém “que nos tempos difíceis pensa primeiro nos outros” e no que pode fazer “para tornar as suas vidas melhores”, cita o semanário Expresso.

A senadora apelou ainda aos norte-americanos para não se esquecerem de votar. “É preciso votar como nunca. Precisamos mais do que uma vitória. Precisamos de ter um mandato que prove que os últimos anos não nos representam e não são o que queremos para nós”.

Numa conferência de imprensa, esta quarta-feira, Trump reagiu às críticas da senadora. “Acho que ela vai ser um grande fracasso. Fico ansioso pelo debate entre ela e Mike Pence [seu vice-Presidente], porque acho que ele será ainda melhor contra ela do que foi contra o senador Kaine, que foi um arraso total”.

Harris, filha de pai jamaicano e de mãe indiana, foi a escolhida pelo ex-vice de Barack Obama para o acompanhar na corrida à Casa Branca. Ambos defrontarão Donald Trump e Mike Pence nas eleições de 3 de novembro.

A nova equipa parte com vantagem: Biden, de 77 anos, está à frente de Trump, de 74, na média das sondagens com uma margem confortável (+6,7 pontos percentuais em média, segundo o site RealClearPolitics).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …

American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir 32.000 funcionários

As companhias aéreas norte-americanas American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir, no total, 32.000 funcionários, situação que admitem travar se os apoios do Governo forem prorrogados.  A American Airlines anunciou que começará a despedir 19.000 …