Kamala Harris está “pronta para trabalhar” e ataca “fracasso de Trump”

Michael Reynolds / EPA

Kamala Harris, candidata a vice do democrata Joe Biden

O candidato democrata à Casa Branca apresentou, esta quarta-feira, a sua parceira eleitoral, que considerou a “pessoa certa” para o ajudar a “reconstruir o país”, se vencerem as Presidenciais em novembro.

O candidato democrata, Joe Biden, falava durante o primeiro evento público da dupla, após a sua histórica escolha de colocar a senadora negra como candidata a ser a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, num liceu em Wilmington, no estado de Delaware, onde o antigo vice-presidente vive.

“Se Kamala Harris e eu formos eleitos, herdaremos várias crises, uma nação dividida e um mundo em turbulência. Não temos tempo a perder. Foi por isso que a escolhi: Estará pronta para liderar desde o primeiro dia“, tinha escrito no Twitter.

Na apresentação, Biden disse que a sua candidata a vice é “inteligente, forte, experiente”, bem como uma lutadora com provas dadas pelo que sustenta o país. “Kamala sabe governar. Sabe como tomar as decisões difíceis.”

“Incrivelmente honrada e pronta para trabalhar“, começou por dizer Harris neste evento, num discurso no qual deixou muitas críticas ao atual Presidente, Donald Trump.

“A América está desesperada por liderança. Porém, temos um Presidente que se preocupa mais consigo mesmo do que com as pessoas que o elegeram. Este vírus afetou praticamente todos países, mas há uma razão para ter atingido a América mais gravemente do que qualquer outro país avançado”, afirmou.

Foi devido ao fracasso de Trump em levá-lo a sério desde o início. A sua recusa em fazer testes. O seu para trás e para a frente quanto ao distanciamento social e utilização de máscaras. A sua convicção delirante de que sabe mais do que os especialistas”, continuou.

Por isso, a candidata destacou o “sentido do dever” do “homem de família” que é Biden, considerando que é alguém “que nos tempos difíceis pensa primeiro nos outros” e no que pode fazer “para tornar as suas vidas melhores”, cita o semanário Expresso.

A senadora apelou ainda aos norte-americanos para não se esquecerem de votar. “É preciso votar como nunca. Precisamos mais do que uma vitória. Precisamos de ter um mandato que prove que os últimos anos não nos representam e não são o que queremos para nós”.

Numa conferência de imprensa, esta quarta-feira, Trump reagiu às críticas da senadora. “Acho que ela vai ser um grande fracasso. Fico ansioso pelo debate entre ela e Mike Pence [seu vice-Presidente], porque acho que ele será ainda melhor contra ela do que foi contra o senador Kaine, que foi um arraso total”.

Harris, filha de pai jamaicano e de mãe indiana, foi a escolhida pelo ex-vice de Barack Obama para o acompanhar na corrida à Casa Branca. Ambos defrontarão Donald Trump e Mike Pence nas eleições de 3 de novembro.

A nova equipa parte com vantagem: Biden, de 77 anos, está à frente de Trump, de 74, na média das sondagens com uma margem confortável (+6,7 pontos percentuais em média, segundo o site RealClearPolitics).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …