Kamala Harris está “pronta para trabalhar” e ataca “fracasso de Trump”

Michael Reynolds / EPA

Kamala Harris, candidata a vice do democrata Joe Biden

O candidato democrata à Casa Branca apresentou, esta quarta-feira, a sua parceira eleitoral, que considerou a “pessoa certa” para o ajudar a “reconstruir o país”, se vencerem as Presidenciais em novembro.

O candidato democrata, Joe Biden, falava durante o primeiro evento público da dupla, após a sua histórica escolha de colocar a senadora negra como candidata a ser a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, num liceu em Wilmington, no estado de Delaware, onde o antigo vice-presidente vive.

“Se Kamala Harris e eu formos eleitos, herdaremos várias crises, uma nação dividida e um mundo em turbulência. Não temos tempo a perder. Foi por isso que a escolhi: Estará pronta para liderar desde o primeiro dia“, tinha escrito no Twitter.

Na apresentação, Biden disse que a sua candidata a vice é “inteligente, forte, experiente”, bem como uma lutadora com provas dadas pelo que sustenta o país. “Kamala sabe governar. Sabe como tomar as decisões difíceis.”

“Incrivelmente honrada e pronta para trabalhar“, começou por dizer Harris neste evento, num discurso no qual deixou muitas críticas ao atual Presidente, Donald Trump.

“A América está desesperada por liderança. Porém, temos um Presidente que se preocupa mais consigo mesmo do que com as pessoas que o elegeram. Este vírus afetou praticamente todos países, mas há uma razão para ter atingido a América mais gravemente do que qualquer outro país avançado”, afirmou.

Foi devido ao fracasso de Trump em levá-lo a sério desde o início. A sua recusa em fazer testes. O seu para trás e para a frente quanto ao distanciamento social e utilização de máscaras. A sua convicção delirante de que sabe mais do que os especialistas”, continuou.

Por isso, a candidata destacou o “sentido do dever” do “homem de família” que é Biden, considerando que é alguém “que nos tempos difíceis pensa primeiro nos outros” e no que pode fazer “para tornar as suas vidas melhores”, cita o semanário Expresso.

A senadora apelou ainda aos norte-americanos para não se esquecerem de votar. “É preciso votar como nunca. Precisamos mais do que uma vitória. Precisamos de ter um mandato que prove que os últimos anos não nos representam e não são o que queremos para nós”.

Numa conferência de imprensa, esta quarta-feira, Trump reagiu às críticas da senadora. “Acho que ela vai ser um grande fracasso. Fico ansioso pelo debate entre ela e Mike Pence [seu vice-Presidente], porque acho que ele será ainda melhor contra ela do que foi contra o senador Kaine, que foi um arraso total”.

Harris, filha de pai jamaicano e de mãe indiana, foi a escolhida pelo ex-vice de Barack Obama para o acompanhar na corrida à Casa Branca. Ambos defrontarão Donald Trump e Mike Pence nas eleições de 3 de novembro.

A nova equipa parte com vantagem: Biden, de 77 anos, está à frente de Trump, de 74, na média das sondagens com uma margem confortável (+6,7 pontos percentuais em média, segundo o site RealClearPolitics).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …