Este ano já foram penhoradas mais de 70 mil reformas

Kat Northern Lights Man / Flickr

-

O número das reformas penhoradas tem vindo a crescer e em 2014 cifrou-se nos 44 milhões de euros – números que representam um acréscimo de 8% em relação a 2013.

De acordo com dados da Câmara dos Solicitadores divulgados pelo Diário Económico, até Maio de 2014 foram penhoradas mais de 70 mil reformas, incluindo a a Caixa Geral de Aposentações e o Centro Nacional de Pensões.

No total do ano passado, foram penhoradas 195.800 reformas, das quais “quase dois terços”, segundo o mesmo jornal, se reportam ao sector privado. Em causa estão mais de 123 mil reformas penhoradas relativas a valores de 24 milhões de euros.

No sector público os montantes chegam aos 20 milhões de euros.

“Verifica-se um aumento progressivo do número de pensões penhoradas”, diz Diário Económico o presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende, frisando que “uma das explicações é que a cobrança passou a ser feita a fiadores”, que “muitas das vezes são pensionistas”.

José Carlos Resende explica ainda no Diário Económico que este aumento é também fruto da “maior eficácia e mais celeridade na intervenção do agente de execução”.

“Graças a um acesso mais rápido a um maior volume de informação passou a ser mais simples encontrar bens para penhora”, acrescenta ainda o presidente da Câmara dos Solicitadores.

ZAP

11 COMENTÁRIOS

  1. Lamentávelmente, o FMI, sendo constituído,em grande parte,por fundos dos países Europeus, é o que pretende ter mais poder, relativamente, aos outros dois elementos. É verdadeiramente lamentável que assim seja. Parece, dar mesmo a perceber, que pretende desintegrar a união Europeia, para beneficio dos E U A. Será que não é assim?sabendo o FMI, e teve o cuidado de o revelar, que a austeridade , tal como foi aplicada em Portugal, não se revelou completamente eficaz, não obtendo os resultados que eram esperados, não é compreensível que pretendem aplicar a mesma receita há Grécia, que apresenta uma divida, ainda maior que a portuguesa, e paga-la em tão curto espaço de tempo.Isso não é possível sem deixar o povo grego, completamente na miséria e a sua economia devastada.

  2. Mas as reformas de velhice são penhoradas na totalidade, ou é apenas uma percentagem?
    Como vive um desgraçado se for penhorado a 100%?
    Alguém sabe?

    • Como é óbvio, não se pode penhorar a totalidade do valor da reforma/pensão!
      Alguns bem mereciam!…
      Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?!
      Pois…

    • Não?! E porquê?!
      Eu conheço vários fiadores com reformas inferiores a 300€!
      Basta, por exemplo, terem algum património imobiliário.

  3. Caro eu normalmente as penhoras são quase todas de bancos e normalmente sobre casas compradas .
    Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?
    Hum quer parecer um bocado estranho se for em relação a negócios existe uma boa solução não vendam a 30 nem a 60 dias, alias para mim nunca deveria ter existido essas maneiras de pagar, é a pronto e mais nada e se assim não fosse então não tem estaleca para ter negócios, fecha a porta.
    Sou contra alguém dever pois sempre me regi por nunca dever nada a ninguém e evitar a todo o custo empréstimos de qualquer tipo mas também lhe posso dizer que por um erro de juventude fui fiador de um suposto amigo de infância e mais tarde tive de mamar a pastilha por este, mais o banco veio penhorar o meu ordenado ao fim de nove anos sem nunca ninguém vou repetir ninguém nem banco nem tribunais me terem sequer alertado nem sitado da situação, portanto meu amigo o mal está por vezes do lado dos próprios lesados pois no meu caso tinha continuado a pagar.

  4. O presidente da Câmara dos Solicitadores, tão solícito a enaltecer o trabalho dos seus associados, devia inventar uma maneira de penhorar RAPIDAMENTE o estado quando não paga atempadamente a fornecedores e cidadãos.

RESPONDER

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …

Costa pediu finalmente desculpas (contrariado e só como cidadão)

"Se me quer ouvir pedir desculpas, eu peço desculpas". Eis como António Costa fez um mea culpa contrariado pelos trágicos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, nos últimos meses, num debate parlamentar onde confessou …

Material de Tancos abre guerra entre o Ministério Público e militares

A Polícia Judiciária Militar não informou o Ministério Público nem os procuradores da Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ de que tinha encontrado o material de guerra roubado, em junho passado, em Tancos. Segundo o Diário …

Sócrates "usou" ministros em benefício próprio

A actual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e os antigos ministros Mário Lino, António Mendonça e Carlos Fonseca foram "instrumentalizados" por José Sócrates para favorecerem os seus interesses e os Grupos Lena e Espírito …

Benfica alvo de buscas por suspeitas de corrupção passiva e ativa

Elementos da Polícia Judiciária (PJ) estão a fazer buscas em instalações do Benfica, no âmbito do caso dos emails, numa investigação que se centra em suspeitas de corrupção passiva e activa. Fonte oficial do Benfica confirmou …

Ex-Comandante Nacional desviou meios do grande incêndio de Mação

A fita do tempo veio confirmar as suspeitas que o presidente da câmara de Mação, Vasco Estrela, que falava num desvio de meios e equipas no primeiro incêndio que tomou conta do concelho. No início de …