Este ano já foram penhoradas mais de 70 mil reformas

Kat Northern Lights Man / Flickr

-

O número das reformas penhoradas tem vindo a crescer e em 2014 cifrou-se nos 44 milhões de euros – números que representam um acréscimo de 8% em relação a 2013.

De acordo com dados da Câmara dos Solicitadores divulgados pelo Diário Económico, até Maio de 2014 foram penhoradas mais de 70 mil reformas, incluindo a a Caixa Geral de Aposentações e o Centro Nacional de Pensões.

No total do ano passado, foram penhoradas 195.800 reformas, das quais “quase dois terços”, segundo o mesmo jornal, se reportam ao sector privado. Em causa estão mais de 123 mil reformas penhoradas relativas a valores de 24 milhões de euros.

No sector público os montantes chegam aos 20 milhões de euros.

“Verifica-se um aumento progressivo do número de pensões penhoradas”, diz Diário Económico o presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende, frisando que “uma das explicações é que a cobrança passou a ser feita a fiadores”, que “muitas das vezes são pensionistas”.

José Carlos Resende explica ainda no Diário Económico que este aumento é também fruto da “maior eficácia e mais celeridade na intervenção do agente de execução”.

“Graças a um acesso mais rápido a um maior volume de informação passou a ser mais simples encontrar bens para penhora”, acrescenta ainda o presidente da Câmara dos Solicitadores.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Lamentávelmente, o FMI, sendo constituído,em grande parte,por fundos dos países Europeus, é o que pretende ter mais poder, relativamente, aos outros dois elementos. É verdadeiramente lamentável que assim seja. Parece, dar mesmo a perceber, que pretende desintegrar a união Europeia, para beneficio dos E U A. Será que não é assim?sabendo o FMI, e teve o cuidado de o revelar, que a austeridade , tal como foi aplicada em Portugal, não se revelou completamente eficaz, não obtendo os resultados que eram esperados, não é compreensível que pretendem aplicar a mesma receita há Grécia, que apresenta uma divida, ainda maior que a portuguesa, e paga-la em tão curto espaço de tempo.Isso não é possível sem deixar o povo grego, completamente na miséria e a sua economia devastada.

  2. Mas as reformas de velhice são penhoradas na totalidade, ou é apenas uma percentagem?
    Como vive um desgraçado se for penhorado a 100%?
    Alguém sabe?

    • Como é óbvio, não se pode penhorar a totalidade do valor da reforma/pensão!
      Alguns bem mereciam!…
      Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?!
      Pois…

    • Não?! E porquê?!
      Eu conheço vários fiadores com reformas inferiores a 300€!
      Basta, por exemplo, terem algum património imobiliário.

  3. Caro eu normalmente as penhoras são quase todas de bancos e normalmente sobre casas compradas .
    Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?
    Hum quer parecer um bocado estranho se for em relação a negócios existe uma boa solução não vendam a 30 nem a 60 dias, alias para mim nunca deveria ter existido essas maneiras de pagar, é a pronto e mais nada e se assim não fosse então não tem estaleca para ter negócios, fecha a porta.
    Sou contra alguém dever pois sempre me regi por nunca dever nada a ninguém e evitar a todo o custo empréstimos de qualquer tipo mas também lhe posso dizer que por um erro de juventude fui fiador de um suposto amigo de infância e mais tarde tive de mamar a pastilha por este, mais o banco veio penhorar o meu ordenado ao fim de nove anos sem nunca ninguém vou repetir ninguém nem banco nem tribunais me terem sequer alertado nem sitado da situação, portanto meu amigo o mal está por vezes do lado dos próprios lesados pois no meu caso tinha continuado a pagar.

  4. O presidente da Câmara dos Solicitadores, tão solícito a enaltecer o trabalho dos seus associados, devia inventar uma maneira de penhorar RAPIDAMENTE o estado quando não paga atempadamente a fornecedores e cidadãos.

RESPONDER

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …