Este ano já foram penhoradas mais de 70 mil reformas

Kat Northern Lights Man / Flickr

-

O número das reformas penhoradas tem vindo a crescer e em 2014 cifrou-se nos 44 milhões de euros – números que representam um acréscimo de 8% em relação a 2013.

De acordo com dados da Câmara dos Solicitadores divulgados pelo Diário Económico, até Maio de 2014 foram penhoradas mais de 70 mil reformas, incluindo a a Caixa Geral de Aposentações e o Centro Nacional de Pensões.

No total do ano passado, foram penhoradas 195.800 reformas, das quais “quase dois terços”, segundo o mesmo jornal, se reportam ao sector privado. Em causa estão mais de 123 mil reformas penhoradas relativas a valores de 24 milhões de euros.

No sector público os montantes chegam aos 20 milhões de euros.

“Verifica-se um aumento progressivo do número de pensões penhoradas”, diz Diário Económico o presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende, frisando que “uma das explicações é que a cobrança passou a ser feita a fiadores”, que “muitas das vezes são pensionistas”.

José Carlos Resende explica ainda no Diário Económico que este aumento é também fruto da “maior eficácia e mais celeridade na intervenção do agente de execução”.

“Graças a um acesso mais rápido a um maior volume de informação passou a ser mais simples encontrar bens para penhora”, acrescenta ainda o presidente da Câmara dos Solicitadores.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Lamentávelmente, o FMI, sendo constituído,em grande parte,por fundos dos países Europeus, é o que pretende ter mais poder, relativamente, aos outros dois elementos. É verdadeiramente lamentável que assim seja. Parece, dar mesmo a perceber, que pretende desintegrar a união Europeia, para beneficio dos E U A. Será que não é assim?sabendo o FMI, e teve o cuidado de o revelar, que a austeridade , tal como foi aplicada em Portugal, não se revelou completamente eficaz, não obtendo os resultados que eram esperados, não é compreensível que pretendem aplicar a mesma receita há Grécia, que apresenta uma divida, ainda maior que a portuguesa, e paga-la em tão curto espaço de tempo.Isso não é possível sem deixar o povo grego, completamente na miséria e a sua economia devastada.

  2. Mas as reformas de velhice são penhoradas na totalidade, ou é apenas uma percentagem?
    Como vive um desgraçado se for penhorado a 100%?
    Alguém sabe?

    • Como é óbvio, não se pode penhorar a totalidade do valor da reforma/pensão!
      Alguns bem mereciam!…
      Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?!
      Pois…

    • Não?! E porquê?!
      Eu conheço vários fiadores com reformas inferiores a 300€!
      Basta, por exemplo, terem algum património imobiliário.

  3. Caro eu normalmente as penhoras são quase todas de bancos e normalmente sobre casas compradas .
    Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?
    Hum quer parecer um bocado estranho se for em relação a negócios existe uma boa solução não vendam a 30 nem a 60 dias, alias para mim nunca deveria ter existido essas maneiras de pagar, é a pronto e mais nada e se assim não fosse então não tem estaleca para ter negócios, fecha a porta.
    Sou contra alguém dever pois sempre me regi por nunca dever nada a ninguém e evitar a todo o custo empréstimos de qualquer tipo mas também lhe posso dizer que por um erro de juventude fui fiador de um suposto amigo de infância e mais tarde tive de mamar a pastilha por este, mais o banco veio penhorar o meu ordenado ao fim de nove anos sem nunca ninguém vou repetir ninguém nem banco nem tribunais me terem sequer alertado nem sitado da situação, portanto meu amigo o mal está por vezes do lado dos próprios lesados pois no meu caso tinha continuado a pagar.

  4. O presidente da Câmara dos Solicitadores, tão solícito a enaltecer o trabalho dos seus associados, devia inventar uma maneira de penhorar RAPIDAMENTE o estado quando não paga atempadamente a fornecedores e cidadãos.

RESPONDER

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …

Câmaras escondidas em hotéis filmavam hóspedes sem consentimento

O escândalo foi revelado na Coreia do Sul, onde dois homens foram presos por esconder câmaras em hotéis, que transmitiam as imagens em direto para um site, onde havia quem pagasse dinheiro para ver as …

Mesquita Nunes quer ser feliz (e que haja espaço nos partidos para quem tem vida profissional)

Adolfo Mesquita Nunes defende que "tem de haver espaço nos partidos para quem tem vida profissional". O antigo vice-presidente do CDS/PP apresentou a sua demissão do partido para assumir funções na administração da Galp. "Tem a …

Finlandeses são o povo mais feliz do mundo

A Finlândia lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONU das populações mais felizes, onde os investigadores dizem que os níveis de felicidade no mundo estão a diminuir. O Relatório Mundial sobre a Felicidade de …

Condenado por homicídio com provas semeadas pela Polícia vai receber 13 milhões de dólares

O Conselho de Supervisores de San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), aprovou na terça-feira uma indemnização de 13,1 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) a um homem que passou mais de seis …