Este ano já foram penhoradas mais de 70 mil reformas

Kat Northern Lights Man / Flickr

-

O número das reformas penhoradas tem vindo a crescer e em 2014 cifrou-se nos 44 milhões de euros – números que representam um acréscimo de 8% em relação a 2013.

De acordo com dados da Câmara dos Solicitadores divulgados pelo Diário Económico, até Maio de 2014 foram penhoradas mais de 70 mil reformas, incluindo a a Caixa Geral de Aposentações e o Centro Nacional de Pensões.

No total do ano passado, foram penhoradas 195.800 reformas, das quais “quase dois terços”, segundo o mesmo jornal, se reportam ao sector privado. Em causa estão mais de 123 mil reformas penhoradas relativas a valores de 24 milhões de euros.

No sector público os montantes chegam aos 20 milhões de euros.

“Verifica-se um aumento progressivo do número de pensões penhoradas”, diz Diário Económico o presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende, frisando que “uma das explicações é que a cobrança passou a ser feita a fiadores”, que “muitas das vezes são pensionistas”.

José Carlos Resende explica ainda no Diário Económico que este aumento é também fruto da “maior eficácia e mais celeridade na intervenção do agente de execução”.

“Graças a um acesso mais rápido a um maior volume de informação passou a ser mais simples encontrar bens para penhora”, acrescenta ainda o presidente da Câmara dos Solicitadores.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Lamentávelmente, o FMI, sendo constituído,em grande parte,por fundos dos países Europeus, é o que pretende ter mais poder, relativamente, aos outros dois elementos. É verdadeiramente lamentável que assim seja. Parece, dar mesmo a perceber, que pretende desintegrar a união Europeia, para beneficio dos E U A. Será que não é assim?sabendo o FMI, e teve o cuidado de o revelar, que a austeridade , tal como foi aplicada em Portugal, não se revelou completamente eficaz, não obtendo os resultados que eram esperados, não é compreensível que pretendem aplicar a mesma receita há Grécia, que apresenta uma divida, ainda maior que a portuguesa, e paga-la em tão curto espaço de tempo.Isso não é possível sem deixar o povo grego, completamente na miséria e a sua economia devastada.

  2. Mas as reformas de velhice são penhoradas na totalidade, ou é apenas uma percentagem?
    Como vive um desgraçado se for penhorado a 100%?
    Alguém sabe?

    • Como é óbvio, não se pode penhorar a totalidade do valor da reforma/pensão!
      Alguns bem mereciam!…
      Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?!
      Pois…

    • Não?! E porquê?!
      Eu conheço vários fiadores com reformas inferiores a 300€!
      Basta, por exemplo, terem algum património imobiliário.

  3. Caro eu normalmente as penhoras são quase todas de bancos e normalmente sobre casas compradas .
    Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?
    Hum quer parecer um bocado estranho se for em relação a negócios existe uma boa solução não vendam a 30 nem a 60 dias, alias para mim nunca deveria ter existido essas maneiras de pagar, é a pronto e mais nada e se assim não fosse então não tem estaleca para ter negócios, fecha a porta.
    Sou contra alguém dever pois sempre me regi por nunca dever nada a ninguém e evitar a todo o custo empréstimos de qualquer tipo mas também lhe posso dizer que por um erro de juventude fui fiador de um suposto amigo de infância e mais tarde tive de mamar a pastilha por este, mais o banco veio penhorar o meu ordenado ao fim de nove anos sem nunca ninguém vou repetir ninguém nem banco nem tribunais me terem sequer alertado nem sitado da situação, portanto meu amigo o mal está por vezes do lado dos próprios lesados pois no meu caso tinha continuado a pagar.

  4. O presidente da Câmara dos Solicitadores, tão solícito a enaltecer o trabalho dos seus associados, devia inventar uma maneira de penhorar RAPIDAMENTE o estado quando não paga atempadamente a fornecedores e cidadãos.

  5. Li os comentários com atenção, e tenho a comunicar-vos que somente é penhorada 1/3 da pensão líquida da reforma (depois de deduzidos os descontos para o IRS); Também não pode ser penhorado o salário ou pensão de reforma que seja inferior ao SMN, e, que de 1 de Abril a 30 de Junho do ano em curso mercê das medidas relativas ao Covid-19, todos os processos de execução fiscal e penhora de salários e pensões ficam suspensos.

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …