Este ano há menos vinho no Alentejo, mas é muito bom

d.r. Vinhos do Alentejo

-

A produção de vinho no Alentejo deve registar este ano um decréscimo, em relação a 2014, mas a qualidade é “muito boa”, revelou a presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dora Simões.

“O decréscimo de produção, em relação ao ano passado, em que o Alentejo produziu 112 milhões de litros de vinho, não se pode ainda precisar, visto que os valores da campanha ainda não estão fechados, mas pensamos que não será muito elevado”, indicou à agência Lusa a presidente da CVRA.

Relativamente à qualidade, Dora Simões assegurou que “será muito boa”, com vinhos “muito equilibrados”.

Este ano foi uma colheita fantástica, uma das melhores dos últimos anos”, realçou.

Sobre as exportações, a presidente da CVRA destacou que “estão a crescer, apesar das dificuldades dos vários mercados onde os vinhos do Alentejo atuam, como é o caso de Angola e do Brasil”.

Dora Simões acrescentou que “apesar de toda esta situação, por vezes um pouco difícil, especialmente na área dos recebimentos de vinho vendido, as exportações estão a crescer, o que dá algum alento aos produtores”.

“Apesar da crise, os produtores continuam a orientar-se fortemente para a exportação e a ter vantagem neste negócio, que está a ser a internacionalização dos vinhos do Alentejo”, adiantou.

Dora Simões indicou ainda que as exportações para os mercados fora da União Europeia cresceram 8% este ano, em relação a 2014, sobretudo para Angola, Brasil, Estados Unidos, Canadá e Suiça, os principais mercados de exportação dos vinhos do Alentejo.

Nos mercados da União Europeia, segundo Dora Simões, “tem havido algum incremento” nas exportações, acrescentando que a Polónia tem-se mostrado um mercado de “bom crescimento” e a Alemanha com “crescimento mais modesto”.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional, quer na quota de mercado em volume (44,7%), quer em valor (45,5%), de acordo com a comissão vitivinícola, citando os dados ACNielsen na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC (Denominação de Origem Controlada) e IG (Indicação Geográfica).

Os vinhos do Alentejo englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes, numa área total de cerca de 21 mil hectares de vinha, sendo de 14.437 hectares a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano.

O Alentejo tem oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …