Este ano há menos vinho no Alentejo, mas é muito bom

d.r. Vinhos do Alentejo

-

A produção de vinho no Alentejo deve registar este ano um decréscimo, em relação a 2014, mas a qualidade é “muito boa”, revelou a presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dora Simões.

“O decréscimo de produção, em relação ao ano passado, em que o Alentejo produziu 112 milhões de litros de vinho, não se pode ainda precisar, visto que os valores da campanha ainda não estão fechados, mas pensamos que não será muito elevado”, indicou à agência Lusa a presidente da CVRA.

Relativamente à qualidade, Dora Simões assegurou que “será muito boa”, com vinhos “muito equilibrados”.

Este ano foi uma colheita fantástica, uma das melhores dos últimos anos”, realçou.

Sobre as exportações, a presidente da CVRA destacou que “estão a crescer, apesar das dificuldades dos vários mercados onde os vinhos do Alentejo atuam, como é o caso de Angola e do Brasil”.

Dora Simões acrescentou que “apesar de toda esta situação, por vezes um pouco difícil, especialmente na área dos recebimentos de vinho vendido, as exportações estão a crescer, o que dá algum alento aos produtores”.

“Apesar da crise, os produtores continuam a orientar-se fortemente para a exportação e a ter vantagem neste negócio, que está a ser a internacionalização dos vinhos do Alentejo”, adiantou.

Dora Simões indicou ainda que as exportações para os mercados fora da União Europeia cresceram 8% este ano, em relação a 2014, sobretudo para Angola, Brasil, Estados Unidos, Canadá e Suiça, os principais mercados de exportação dos vinhos do Alentejo.

Nos mercados da União Europeia, segundo Dora Simões, “tem havido algum incremento” nas exportações, acrescentando que a Polónia tem-se mostrado um mercado de “bom crescimento” e a Alemanha com “crescimento mais modesto”.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional, quer na quota de mercado em volume (44,7%), quer em valor (45,5%), de acordo com a comissão vitivinícola, citando os dados ACNielsen na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC (Denominação de Origem Controlada) e IG (Indicação Geográfica).

Os vinhos do Alentejo englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes, numa área total de cerca de 21 mil hectares de vinha, sendo de 14.437 hectares a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano.

O Alentejo tem oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …

Exército sem candidatos suficientes para preencher 70 vagas

O Exército português abriu um concurso, em janeiro, para preencher 70 vagas para oficiais contratados. Pela primeira vez, não teve candidaturas suficientes: recebeu 145, quando devia ter recebido pelo menos 304. De acordo com o jornal …

Recuperados novos artefactos do HMS Erebus, um dos navios que se perdeu no Ártico há 170 anos

Uma equipa de investigadores continua a tentar resolver o mistério do misterioso desaparecimento da expedição de Sir John Franklin em busca da Passagem Noroeste. Agora, os arqueólogos subaquáticos revelam mais de 350 artefactos recém-recuperados do HMS …