Estátua de Mário Soares no Campo Grande vandalizada

António Cotrim / Lusa

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

A estátua que homenageia Mário Soares, no jardim no Campo Grande, em Lisboa, com o nome do antigo Presidente da República, foi esta sexta-feira vandalizada por um grupo de jovens, disse à agência Lusa fonte da Câmara Municipal.

De acordo com a autarquia, a estátua de homenagem a Mário Soares, colocada naquele jardim e inaugurada em 25 de abril, foi danificada por volta das 5:30 de hoje, por jovens que se “agarraram à peça escultórica em acrílico com a figura de Mário Soares”.

“Dada a fragilidade do material, a peça partiu-se“, explicou a fonte da Câmara.

Os jovens, “com idades entre os 18 e os 20 anos“, foram intercetados pela Polícia Municipal, “que estava a fazer a ronda no jardim”, segundo a autarquia. A ocorrência foi, entretanto, remetida ao Ministério Público.

Esta estátua contém um perfil sobre o histórico socialista, e está localizada junto ao lago da zona sul do jardim.

Na altura da inauguração daquele espaço verde, a 25 de Abril, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, apontou que, na estrutura, “está sintetizado, na forma do possível, o que é o incrível trajeto de Mário Soares ao longo de tantas e tantas décadas”, elencando que aquela informação “servirá às novas gerações, às atuais gerações” e a quem visita Lisboa.

O Jardim de Mário Soares foi inaugurado no dia 25 de abril, data que comemora a Revolução dos Cravos, e na inauguração estiveram presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O jardim sofreu obras profundas e agora conta com 700 árvores, um sistema de rega renovado e mobiliário urbano novo, um percurso central, bem como soluções naturais de bacias de retenção.

A requalificação custou cerca de 1,5 milhões de euros, disse à agência Lusa fonte da Câmara Municipal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

    • neste País os grandes homens inspiram grandes obras, já os teus paridores inspiraram-se num macaco no meio das matas africanas daí teres saído um troglodita. muda-te, vai prá terra do teu tio trampa.

    • Tu não servirás de inspiração de certeza
      Mas os Grandes Homens tem todo o direito a homenagens e Mário Soares foi um deles

      • Mário Soares, um grande português? Sim, tb são grandes portugueses o José Sócrates, os amiguinhos do Sócrates e muitos outros socialistas?
        Todos estes maus exemplos merecem estátuas e o título a dar seria “bando de canalhas”.

  1. Só mesmo um porco nazi-fascista poderia ter feito isso, tentar enxovalhar o Pai da Democracia portuguesa e sua figura maior apenas essa gentalha é capaz disso.

  2. bem só gente do ps pode achar esse gordo alguem de importante, nada de admirar, esse gordo felismente que já foi, mas ainda tem mais alguns que precisam de ir tambem, no dia que se foi abri uma garrafa de champanhe por menos um acomer meus impostos, enfim, muitos morreram por causa desse caramel, de esse parasita no ultramar, debaixo das armas que forneceu aos de Angola e Mussambique, meu pai felismente não murreu por causa desse filho da mãe.. grandes foram esses miudos que fizeram isso, pena que só foi agora, pelumenos Salazar não engordou as custas do povo, ca em braga vivia numa cama feita de um culchão de palha e quem trabalhava com ele diz que não morreu com luvas nem com fortunas a custa de sangue do povo, podem falar da Pid mas Amalia tambem era pro pid e ninguem deichou de gostar dela, eu pelumenos não admirava como se vê muitos fazer por ai, mas pronto viva aos miudos que tiveram coragem que adultos não tiveram..

  3. pena que não foi a mais tempo, esse gordo como alguem pode achar um modelo? vergonha fazer algo para omnagiar esse animal, esse gordo que mamava todos os anos miliares aos Portugueses, muitos no ultramar morreram por causa desse porco, ganhou fortunas a custa do Português na guerra, mas é normal do o fraco, os que prejudicam o pais são grandes, qualquer merda serve de modelo para algumas pessoas, enfim

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …