/

Estas são as fotografias de Mossul que ninguém quis comprar

1

Um fotógrafo norte-americano decidiu disponibilizar online, e sem qualquer custo, as fotografias que tirou, em abril, do conflito em Mossul, no Iraque.

As fotografias de guerra são importantes documentos de uma época ou de um pedaço da História que, geralmente, são também imagens duras e difíceis de serem contempladas.

Um desses casos são os registos captados na cidade de Mossul, no Iraque, onde prosseguem as investidas das autoridades iraquianas para acabar com a forte presença dos extremistas do Estado Islâmico.

Foi isso que fez Kainoa Little, um fotógrafo norte-americano que registou diversos momentos do conflito entre o Exército e os terroristas no terreno. No entanto, e apesar do forte carácter noticioso do seu trabalho, ninguém pareceu muito interessado em comprar-lhe as imagens.

O fotógrafo podia ter simplesmente guardado os registos e ter “partido para outra”, como se costuma dizer, mas movido pela importância de contar a história e não necessariamente lucrar com isso, disponibilizou as fotografias online sem qualquer custo.

Little é um especialista no que toca a fotografar países em conflito e esteve na cidade iraquiana em abril deste ano. Além do campo de batalha, as fotografias captadas pela sua lente mostram a angústia vivida pela população diante da violência que os obrigou a deixar as suas casas e o caos que assolou a região.

De uma forma geral, as imagens mostram as ações do exército iraquiano para reconquistar Mossul das mãos do Daesh, esforço que, nos últimos tempos, já teve alguns resultados visíveis, embora a cidade ainda não esteja totalmente controlada.

ZAP // Hypeness

1 Comment

  1. “(…) ninguém pareceu muito interessado em comprar-lhe as imagens”. “(…) disponibilizou as fotografias online sem qualquer custo.” Há aqui qualquer coisa que não bate bem. Desde quando é que algo sem qualquer custo pode ser comprado? Pelo menos que seja vendido por 1 euro como acontece com alguns negócios!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.