Estão a “chover” sementes nos concelhos afetados pelos incêndios

(dr) António Cotrim

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” arrancou, esta quarta-feira, em vários concelhos do distrito de Viseu, que foram afetados pelos incêndios deste verão.

Entre quarta e quinta-feira, um avião Dromader M-18, geralmente utilizado para combater incêndios florestais, vai estar ao serviço de vários concelhos do distrito de Viseu para lançar aquilo a que podemos chamar verdadeiras “bombas de sementes”, conta a TSF.

Esta operação, batizada de “Semear Portugal por Via Aérea”, é um projeto conjunto do movimento Replantar Portugal, da Take C’Air Crew Volunteers, da Quercus e da Avitrata e tem como objetivo evitar a erosão dos solos das zonas afetadas pelos incêndios do verão.

Segundo a TSF, a aeronave vai descarregar milhares de sementes de gramíneas e leguminosas, oferecidas por duas empresas, numa área de cerca de 50 hectares nos concelhos de Gouveia, Mangualde, Nelas, Oliveira do Hospital, Seia e Tondela.

Os locais foram escolhidos pelos municípios envolvidos no projeto e visam sobretudo as encostas, que são sítios íngremes, de menor acesso e onde existe um maior risco de derrocadas.

“Estamos a promover a flora e, associado a isso, estamos a ajudar a fauna. Não nos podemos esquecer que perdemos esta falta de coberto vegetal que poderá pôr em causa também a fauna associada, nomeadamente, as abelhas”, explica Sílvia Alves Ferreira, do movimento cívico Replantar Portugal.

Presente no aeródromo de Viseu, onde o Dromader levantou voo para dar uma nova vida a estas florestas, o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, sublinhou a importância de promover a estabilização dos terrenos depois dos fogos.

“O ano passado houve incêndios e só se fez a estabilização de emergência a partir de março deste ano e, portanto, é a primeira vez que estamos a fazer tudo no tempo certo para que a estabilização de emergência possa ser feita no tempo em que é preciso”, explicou aos jornalistas o governante, citado pela RTP.

De acordo com a rádio, esta não é uma técnica nova em Portugal e já foi utilizada, com sucesso, em Braga e São Pedro do Sul. A iniciativa vai continuar no próximo ano nos mesmos concelhos e poderá ser alargada a outros territórios e com novas técnicas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já que o estado falha, as misericórdias recebem, e as entidades publicas tardam, hajam os privados e a solidariedade do povo para o povo, para minorar os problemas.

  2. misericordia é uma marca empresarial, como bmw ou toyota ou mimosa ou allianz ou….
    para que serve? para enrriquecer meia duzia de gulosos à custa de uma vasto patrimonio doado e/ou sonegado, fundos doados de particulares e subsidios do estado. Para misericordia sobra 20%.

    • Exacto.
      E 20% já é um número optimista…
      Ainda há pouco se viu isso mesmo na Cáritas, que investe na “bolsa” o dinheiro que seria para ajudar os pobres!!
      Primeiro eles e depois, se sobrar algum, lá vai uma esmola para um pobrezinho…
      Mas, de instituições ligadas à Igreja ($), nunca se pode esperar grande exmplo….

RESPONDER

Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gémeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes "Guerra das Estrelas". Este …

Pedrógão Grande: Dois arguidos indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais

Os dois arguidos do inquérito sobre os incêndios de 17 de junho em Pedrógão Grande estão indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais por negligência, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República. O Departamento …

Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

As três mulheres que acusaram o atual Presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA. "Em outros …

"Esta é uma cabala muito bem feita": Presidente da Raríssimas demite-se

Paula Brito e Costa anunciou hoje a decisão de abandonar a presidência da associação depois da reportagem da TVI divulgar gestão danosa. "A minha presença já está a afetar a instituição e tenho de sair. Esta …

Ex-homem forte da Sonangol deixou 20 milhões de euros ao estafeta

O ex-vice-presidente da petrolífera estatal angolana Sonangol, Mateus Morais de Brito, morreu há três anos e os seus herdeiros continuam, ainda hoje, a tentar reunir os milhões que ele tinha dispersos por vários testas-de-ferro. Um …

Descobertas cavernas da Idade do Gelo por baixo das ruas de Montreal

Exploradores amadores descobriram uma surpreendente rede de cavernas e de túneis, escondida por baixo da cidade de Montreal, que foi criada quando os tigres-dentes-de-sabre e os mamutes ainda andavam por cá, na Idade do Gelo. A …

Crimes de adoções ilegais pela IURD já prescreveram

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas num lar da Igreja Universal do Reino de Deus terão sido roubadas às mães na década de 90 para adoção. Na sequência da reportagem emitida ontem pela TVI, o Expresso …

Desapareceu "misteriosamente" uma denúncia contra a presidente da Raríssimas

Além das actuais alegações contra a presidente da Associação Raríssimas, Paula Brito e Costa, que terá usado dinheiro da Instituição de Solidariedade Social para compras pessoais, foi apresentada uma outra denúncia pelas mesmas razões, mas …

Bomba em Nova Iorque explodiu antes do previsto

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista falhada. O ataque ocorreu num túnel na estação …

Explosão em terminal de gás na Áustria faz um morto e 18 feridos

A explosão que ocorreu, esta terça-feira, no terminal de gás de Baumgarten, no leste da Áustria, provocou pelo menos um morto e 18 feridos, noticiou a agência Austria Press, citando uma responsável da Cruz Vermelha. "Uma …