Estão a “chover” sementes nos concelhos afetados pelos incêndios

(dr) António Cotrim

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” arrancou, esta quarta-feira, em vários concelhos do distrito de Viseu, que foram afetados pelos incêndios deste verão.

Entre quarta e quinta-feira, um avião Dromader M-18, geralmente utilizado para combater incêndios florestais, vai estar ao serviço de vários concelhos do distrito de Viseu para lançar aquilo a que podemos chamar verdadeiras “bombas de sementes”, conta a TSF.

Esta operação, batizada de “Semear Portugal por Via Aérea”, é um projeto conjunto do movimento Replantar Portugal, da Take C’Air Crew Volunteers, da Quercus e da Avitrata e tem como objetivo evitar a erosão dos solos das zonas afetadas pelos incêndios do verão.

Segundo a TSF, a aeronave vai descarregar milhares de sementes de gramíneas e leguminosas, oferecidas por duas empresas, numa área de cerca de 50 hectares nos concelhos de Gouveia, Mangualde, Nelas, Oliveira do Hospital, Seia e Tondela.

Os locais foram escolhidos pelos municípios envolvidos no projeto e visam sobretudo as encostas, que são sítios íngremes, de menor acesso e onde existe um maior risco de derrocadas.

“Estamos a promover a flora e, associado a isso, estamos a ajudar a fauna. Não nos podemos esquecer que perdemos esta falta de coberto vegetal que poderá pôr em causa também a fauna associada, nomeadamente, as abelhas”, explica Sílvia Alves Ferreira, do movimento cívico Replantar Portugal.

Presente no aeródromo de Viseu, onde o Dromader levantou voo para dar uma nova vida a estas florestas, o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, sublinhou a importância de promover a estabilização dos terrenos depois dos fogos.

“O ano passado houve incêndios e só se fez a estabilização de emergência a partir de março deste ano e, portanto, é a primeira vez que estamos a fazer tudo no tempo certo para que a estabilização de emergência possa ser feita no tempo em que é preciso”, explicou aos jornalistas o governante, citado pela RTP.

De acordo com a rádio, esta não é uma técnica nova em Portugal e já foi utilizada, com sucesso, em Braga e São Pedro do Sul. A iniciativa vai continuar no próximo ano nos mesmos concelhos e poderá ser alargada a outros territórios e com novas técnicas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já que o estado falha, as misericórdias recebem, e as entidades publicas tardam, hajam os privados e a solidariedade do povo para o povo, para minorar os problemas.

  2. misericordia é uma marca empresarial, como bmw ou toyota ou mimosa ou allianz ou….
    para que serve? para enrriquecer meia duzia de gulosos à custa de uma vasto patrimonio doado e/ou sonegado, fundos doados de particulares e subsidios do estado. Para misericordia sobra 20%.

    • Exacto.
      E 20% já é um número optimista…
      Ainda há pouco se viu isso mesmo na Cáritas, que investe na “bolsa” o dinheiro que seria para ajudar os pobres!!
      Primeiro eles e depois, se sobrar algum, lá vai uma esmola para um pobrezinho…
      Mas, de instituições ligadas à Igreja ($), nunca se pode esperar grande exmplo….

RESPONDER

Argélia expulsa para o deserto 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças)

A Argélia expulsou este domingo 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações, OIM, indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da África …

Descoberto em Israel um mosaico que retrata os "espiões bíblicos" de Moisés

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de há 1600 anos, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está a "revolucionar" tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo dessa época, apresentando "novas …

Investigadores descobrem que Ross 128 B tem todas as condições para ter vida

O exoplaneta Ross 128 b tem características viáveis para abrigar vida. Uma equipa coordenada por investigadores do Observatório Nacional do Brasil analisou as características físico-químicas do sistema extrassolar Ross 128, e constatou que este sistema …

Naufrágio do século XVI encontrado na Florida (mas o tesouro pertence à França)

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas um tribunal norte-americano determinou que a …

Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos. Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor …

E os vencedores são... Modric, Kane e Mbappé

O médio Luka Modric conquistou hoje a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial2018 de futebol, que decorreu na Rússia, apesar da derrota da Croácia na final perante a França (4-2). O jogador …

Os satélites gémeos GRACE-FO já disparam os seus lasers no espaço

Falar de lasers e espaço na mesma frase será suficiente para fazer imaginar loucas batalhas espaciais como as que vemos em filmes como o Star Wars, mas desta vez a utilização de lasers é para …

Prémio Nobel alternativo da Nova Academia vai ser decidido pelo público

Depois do cancelamento do prémio por parte da Academia Sueca, a Nova Academia, criada este ano em protesto, vai atribuir um prémio alternativo. As votações para o prémio ao Nobel (alternativo) da Literatura serão realizadas …

O fungo mortal que queria ser bactéria está a tornar-se um problema de saúde mundial

Um agente patogénico que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para o tratar está a espalhar-se rapidamente pelo mundo. Já foram detectadas infecções em 27 países e há já várias mortes registadas. O mais estranho …

França vs Croácia | "Les bleus" conquistam o Mundo

A França conquistou o seu segundo Campeonato do Mundo. Na final frente à Croácia, os gauleses foram felizes na primeira parte, somando dois golos, um na própria baliza por Mario Mandzukic, e outro de penálti, …