Estão a “chover” sementes nos concelhos afetados pelos incêndios

(dr) António Cotrim

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” arrancou, esta quarta-feira, em vários concelhos do distrito de Viseu, que foram afetados pelos incêndios deste verão.

Entre quarta e quinta-feira, um avião Dromader M-18, geralmente utilizado para combater incêndios florestais, vai estar ao serviço de vários concelhos do distrito de Viseu para lançar aquilo a que podemos chamar verdadeiras “bombas de sementes”, conta a TSF.

Esta operação, batizada de “Semear Portugal por Via Aérea”, é um projeto conjunto do movimento Replantar Portugal, da Take C’Air Crew Volunteers, da Quercus e da Avitrata e tem como objetivo evitar a erosão dos solos das zonas afetadas pelos incêndios do verão.

Segundo a TSF, a aeronave vai descarregar milhares de sementes de gramíneas e leguminosas, oferecidas por duas empresas, numa área de cerca de 50 hectares nos concelhos de Gouveia, Mangualde, Nelas, Oliveira do Hospital, Seia e Tondela.

Os locais foram escolhidos pelos municípios envolvidos no projeto e visam sobretudo as encostas, que são sítios íngremes, de menor acesso e onde existe um maior risco de derrocadas.

“Estamos a promover a flora e, associado a isso, estamos a ajudar a fauna. Não nos podemos esquecer que perdemos esta falta de coberto vegetal que poderá pôr em causa também a fauna associada, nomeadamente, as abelhas”, explica Sílvia Alves Ferreira, do movimento cívico Replantar Portugal.

Presente no aeródromo de Viseu, onde o Dromader levantou voo para dar uma nova vida a estas florestas, o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, sublinhou a importância de promover a estabilização dos terrenos depois dos fogos.

“O ano passado houve incêndios e só se fez a estabilização de emergência a partir de março deste ano e, portanto, é a primeira vez que estamos a fazer tudo no tempo certo para que a estabilização de emergência possa ser feita no tempo em que é preciso”, explicou aos jornalistas o governante, citado pela RTP.

De acordo com a rádio, esta não é uma técnica nova em Portugal e já foi utilizada, com sucesso, em Braga e São Pedro do Sul. A iniciativa vai continuar no próximo ano nos mesmos concelhos e poderá ser alargada a outros territórios e com novas técnicas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já que o estado falha, as misericórdias recebem, e as entidades publicas tardam, hajam os privados e a solidariedade do povo para o povo, para minorar os problemas.

  2. misericordia é uma marca empresarial, como bmw ou toyota ou mimosa ou allianz ou….
    para que serve? para enrriquecer meia duzia de gulosos à custa de uma vasto patrimonio doado e/ou sonegado, fundos doados de particulares e subsidios do estado. Para misericordia sobra 20%.

    • Exacto.
      E 20% já é um número optimista…
      Ainda há pouco se viu isso mesmo na Cáritas, que investe na “bolsa” o dinheiro que seria para ajudar os pobres!!
      Primeiro eles e depois, se sobrar algum, lá vai uma esmola para um pobrezinho…
      Mas, de instituições ligadas à Igreja ($), nunca se pode esperar grande exmplo….

RESPONDER

Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta - a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra. …

Primeira missão europeia a Mercúrio lançada com cientista e tecnologia portuguesas

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira …

Sertanense vs Benfica | Águias passam sem dificuldade

O Benfica venceu hoje o Sertanense, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que Jonas voltou a ser titular e a marcar ao fim …

Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? "O que fazer, se é mais barato?" A Venezuela atravessa, desde 2014, uma …

Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de migrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança …

Rendas vão ter duração mínima de um ano

Apresentada pelo PS, a medida já foi aprovada e prevê que contratos de arrendamento tenham um prazo mínimo de um ano e que se renovem por mais três anos, não havendo dados em contrário. O Parlamento …

Mais de 12 mil jovens vão viajar gratuitamente pela Europa

Os jovens escolhidos vão poder viajar de comboio até 30 dias e visitar entre um a quatro destinos. Os requisitos: ter completado 18 anos este ano e ser cidadãos europeus. A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, …

"O emprego mais difícil do mundo" é português, não tem salário e procura "gente de fibra"

"O emprego mais difícil do mundo" é uma campanha de recrutamento dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, no Algarve, que abriram candidaturas para "gente de fibra". Honestos face àquilo que são os requisitos para a profissão, a …