/

Há estágios na Europa que pagam mais de mil euros por mês

O mercado de trabalho é duro para quem está a começar, mas há experiências que só os jovens recém-licenciados podem aproveitar. Do Parlamento Europeu à Agência Europeia do Medicamento, há oportunidades nos programas europeus. 

Algumas destas oportunidades implicam viajar, passar alguns meses a conhecer outro país e ainda descobrir como funcionam as instituições europeias por dentro. Não são empregos para a vida, mas são experiências únicas.

O Dinheiro Vivo reuniu uma lista de programas europeus que incluem um estágio remunerado numa cidade europeia estrangeira, a ganhar mais de mil euros por mês numa instituição como o Parlamento Europeu ou a Agência Europeia do Medicamento.

Gabinete do Provedor de Justiça Europeu

As candidaturas ao programa de estágios no gabinete do Provedor de Justiça Europeu abrem a 1 de fevereiro e vão prolongar-se até às 23h59 do dia 31 de março.

Com lugares disponíveis para qualquer titular de um diploma do ensino superior, “universitário ou não universitário, com um interesse especial na administração pública da União Europeia e, em particular, na forma como a administração europeia se relaciona com os cidadãos”, os candidatos aceites poderão ficar sediados em Bruxelas ou Estrasburgo.

A ideia é que os recém-diplomados vindos de um país da UE ou candidato à adesão, com um ciclo de estudos de pelo menos três anos em ciências políticas, estudos europeus, relações internacionais, administração pública europeia, recursos humanos, direito, auditoria ou economia possam “adquirir uma experiência prática do trabalho do Provedor de Justiça Europeu e aplicar e aprofundar as competências e conhecimentos adquiridos durante os estudos”.

Com a duração mínima de quatro meses — que podem ser prolongados por mais oito –, estes estágios preveem tarefas que podem incluir “assistência na investigação de reclamações ou no domínio da imprensa e da comunicação, bem como a participação em projetos informáticos ou em trabalho de investigação relacionado com o trabalho do Provedor de Justiça”.

Este programa prevê uma remuneração de 1.300 euros por mês para quem fique em Bruxelas e de 1.500 euros para quem seja colocado em Estrasburgo.

Parlamento Europeu

As candidaturas estão abertas entre dia 1 e as 12h00 do dia 30 de junho. Para concorrer, só é preciso ter mais de 18 anos e um diploma do Ensino Superior, além de “conhecimento profundo de duas línguas oficiais da União Europeia”.

Tendo em conta os objetivos destes estágios de 5 meses, que passam por “contribuir para a educação e a formação profissional europeias e uma melhor compreensão do trabalho do Parlamento Europeu”, não serão aceites candidatos que tenham trabalhado mais de dois meses consecutivos numa instituição ou organismo da União Europeia.

Os estágios decorrerão a partir de 1 de outubro em várias localizações possíveis, incluindo Bruxelas, Luxemburgo, Estrasburgo e outras cidades da UE. Os escolhidos têm direito a uma remuneração que ronda os 1.300 euros mensais.

Banco Central Europeu

Tendo Frankfurt como base, o programa de estágios do Banco Central Europeu prevê compromissos de três a seis meses e que podem ser prolongadas.

Abertos a candidatos de qualquer Estado-membro ou candidato à adesão europeia, desde que tenham concluído pelo menos a licenciatura, estes estágios são vistos como uma oportunidade para apreender algo “do que significa trabalhar para a Europa, ficando a conhecer melhor as atividades do BCE e contribuindo para a sua missão”.

Sem data fixa para arrancar, estes estágios preveem uma remuneração mensal que ronda os 1.050 euros durante o tempo de integração no BCE, em diferentes tarefas, que variam “em função da unidade” e têm supervisão garantida, podendo ir da “realização de investigação à elaboração de projetos de relatórios, compilação de dados estatísticos, tarefas operacionais, etc”.

Banco Europeu de Investimentos

Abertos a estudantes universitários e a titulares de um diploma universitário com menos de um ano de experiência profissional que venham de países-membros ou candidatos à adesão à UE, os estágios no Banco Europeu de Investimentos são dirigidos a quem “pretenda familiarizar-se com o trabalho do BEI ou adquirir experiência no domínio dos seus estudos”.

Conseguir um lugar implica ficar sediado no Luxemburgo pela duração do estágio, que pode variar entre um e cinco meses de experiência e consequente remuneração.

Áreas científicas

Entre os lugares abertos noutras cidades europeias destaca-se a existência de 20 lugares de estágio por ano para diplomados em áreas científicas, como a química, a toxicologia, a biologia, as ciências e tecnologias do ambiente, ou não científicas, como o direito, a comunicação, as finanças, os recursos humanos e as TIC.

Com duração variável entre três e seis meses, a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA), em Helsínquia, está disponível para receber candidatos de um país da UE ou do Espaço Económico Europeu titular de um diploma universitário. A remuneração ascende a 1.300 euros por mês.

Melhorar as condições de vida dos europeus

A Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (EUROFUND), com sede em Dublin abre as portas a cidadãos da UE ou de país candidato à adesão que tenham licenciatura e queiram aproveitar “uma experiência direta única do funcionamento da Eurofound num contexto institucional e europeu alargado, que lhes permita adquirir experiência prática e ficar a conhecer o trabalho quotidiano da Eurofound

O estágio não tem data fixa para arrancar mas tem duração de seis meses, durante os quais se prevê uma remuneração de cerca de 1.410 euros.

Energia

Outro programa que pretende abrir horizontes toma forma na Empresa Comum Europeia para o ITER e o Desenvolvimento da Energia de Fusão.

Com lugares disponíveis em Barcelona e noutras cidades da União Europeia, este programa de estágios visa “promover a sensibilização, o conhecimento e a compreensão do papel desta empresa comum tanto relativamente ao projeto ITER como no contexto europeu, assim como proporcionar formação a titulares de um diploma universitário nos domínios da engenharia nuclear, da física, da administração e da comunicação”.

Aberto cidadãos da UE ou da Suíça com licenciatura e muito bons conhecimentos de inglês, este prolonga-se entre quatro e nove meses e prevê 1.100 euros mensais mais reembolso de despesas de deslocação.

Saúde

Entre seis a 18 meses, o programa de estágios da Agência Europeia de Medicamentos, está aberto a “nacionais de um país da UE, da Noruega, da Islândia ou do Liechtenstein, titulares de um diploma universitário”, a quem oferece a possibilidade de ficar a conhecer a agência e o seu papel na UE, assim como o funcionamento da rede europeia de entidades reguladoras de medicamentos, adquirindo uma experiência profissional única.

Com dois períodos de estágio, com início em abril e outubro, esta agência oferece aos candidatos escolhidos, que ficarão em Londres enquanto estiverem ligados à EMA, cerca de 1.550 libras por mês (perto de 1.800 euros).

Linhas ferroviárias

É em França que a Agência Ferroviária Europeia disponibiliza a qualquer diplomado universitário do espaço europeu e que tenha um conhecimento aprofundado da língua inglesa e de uma segunda língua uma experiência diferente.

Partilhar mais sobre o importante papel que a ERA desempenha no desenvolvimento do Espaço Ferroviário Europeu Único é o objetivo, com os estagiários a contribuírem para a realização dos objetivos da agência, “participando em projetos concretos relacionados com as respetivas áreas de formação, lado a lado com os funcionários da agência e num clima de trabalho acolhedor e estimulante”.

O programa de estágios prolonga-se por três a cinco meses, mediante uma remuneração mensal a rondar os 1.200 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.