Muitos estudantes ambicionam iniciar a sua carreira em grandes empresas de tecnologia à procura de prestígio e aprendizagem. Mas além dessas vantagens, quem conquistar uma vaga numa das maiores tecnológicas do mundo recebe prémios atrativos e altos salários, que podem chegar aos 7,5 mil dólares, ou seja, 5,5 mil euros.
Este é apenas o valor médio que os estagiários da empresa de software Palantir recebem por mês. Mas outras empresas como a Google, a Intel, o Twitter, a Microsoft e a Amazon não se ficam muito atrás quando se trata de remuneração.
O Facebook tem atualmente 750 estagiários que recebem uma média de 6.1 mil dólares, o que corresponde a 4,5 mil euros, e aqueles que ficam efetivos ganham um salário inicial de cem mil dólares (73,6 mil euros) por ano.
Outra rede social, o LinkedIn, paga 5,8 mil dólares (4,3 mil euros) por mês aos seus estagiários e 114,7 mil dólares (84,4 mil euros) anuais para iniciantes contratados.
A Google paga aos seus estagiários 5,7 mil dólares (4,2 mil euros) e quem fica efectivo passa a ganhar 113 mil dólares (83,1 mil euros) por ano.
No entanto, são exigidas altas qualificações específicas e os estudantes mais selecionados por essas empresas estudam em universidades norte-americanas de renome, como Stanford University, MIT, University of Illinois, University of Washington, entre outras.
O que é que essas grandes empresas interessam aos jovens portugueses? Falem antes dos estagiários da PT ou da EDP. Pelo menos os da PT ganham perto de 1.200 Eur por mês.