Estados Unidos vão integrar um kill-switch nos smartphones

tim caynes / Flickr

-

As fabricantes e operadoras móveis norte-americanas acordaram, por fim, na implementação de uma ferramenta de anti-roubo, um kill-switch, nos smartphones cuja venda seja efetuado nos Estados Unidos. Esta medida intenta dissuadir os criminosos de roubarem dispositivos móveis.

A CTIA, uma associação norte-americana que representa toda a indústria das comunicações móveis, redigiu o “Compromisso Voluntário Anti-roubo de Smartphones”, que vem amenizar as preocupações e responder às exigências de vários membros da esfera política dos Estados Unidos que há muito que pedem uma medida que salvaguarde a privacidade e segurança dos utilizadores caso o seu dispositivo seja furtado ou perdido.

O documento estipula que uma ferramenta, pré-instalada ou gratuitamente descarregável, deverá ser disponibilizada para smartphones que sejam vendidos na América do Norte e que remotamente seja capaz de apagar todos os dados contidos no smartphone e que o torne inoperável para todos, com excepção do utilizador autorizado.

A ferramenta deverá ainda impossibilitar a reactivação do aparelho sem a devida permissão, assegurar que a operacionalidade seja restaurada apenas pelo proprietário e que só ele possa autorizar a recuperação dos dados.

A integração desta funcionalidade há muito que tinha sido bloqueada pelas operadoras norte-americanas, que alegavam que um kill-switch poder-se-ia tornar numa arma usada pelos ciber-criminosos contra os utilizadores.

Contudo, muitos políticos alvitravam que a posição das operadoras era somente reflexo do receio de serem eliminadas as taxas que cobram aos consumidores pelos seguros dos aparelhos.

O director executivo da CTIA, Steve Largent, afirmou que “através da colaboração com legisladores, forças policiais e consumidores” vai ser possível reduzir o número de smartphones furtados e proteger os utilizadores e as sua informação pessoal.

Boris Johnson, presidente da câmara de Londres, exigiu às divisões britânicas de tecnológicas como a Apple, a Motorola, a Nokia e a Samsung a criação de um sistema anti-roubo de dispositivos móveis.

Até agora não se sabe se a ferramenta anti-roubo que será implementada nos dispositivos móveis norte-americanos será também difundida pelos smartphones de outros países.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …