Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca

Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway.

Com a alteração dos estatutos da TAP, que vai ser votada em assembleia geral, todo o valor das prestações acessórias ligadas às dívidas da companhia aérea perante os bancos passa a ser responsabilidade da Parpública, avança o Público. Isto significa que, em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP.

Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway. Agora, a partir do dia 10 de novembro, no qual é votada a proposta de alteração aos estatutos da empresa, todo o montante envolvido, no valor de 156 milhões, fica nas mãos da Parpública.

Esta alteração coloca mais 73,9 milhões de euros entre as responsabilidades do Estado, já que antes só cabia ao Estado a responsabilidade de 82,1 milhões de euros. O Ministério das Finanças e a Parpública não justificaram a mudança.

Dos outros 55 milhões de prestações acessórias que estão agora nas mãos do Estado, após o acordo com David Neeleman, 51,3 milhões têm de ficar na TAP por mais cerca de 25 anos, não podendo ser reembolsadas antes de trinta anos a contar da data da sua realização.

Entre as propostas que vão a votos no dia 10 de novembro encontra-se também o fim das diferentes tipologias de ações, bem como a passagem dos mandatos de três para quatro anos. Para além disso, há decisões que poderão deixar de precisar de uma maioria qualificada.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Entao o Estado que nao deixe a TAP ,despedir porque uma não renovação não é uma contratação nova como eles dizem,o pessoal quer trabalhar não fundo de desemprego que quem paga e o Estado.

  2. “Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. ”
    mas que mania dizerem o “estado”
    o estado nao existe.
    a figura de ESTADO é representada pelo povo. logo quem paga as dividas é o povo
    se a tap tem problemas, é começar a reduzir ordenados aos administradores e afins que levam ordenados chorudos.
    em vez de despedirem, cortem nos ordenados
    o governo quer ter a tap a 100% mas quem paga as dividas sao o povo

  3. A TAP é um buraco sem fundo. E ainda no final do ano deram (ou quiseram dar) um incentivo (Pela boa gestão ): aos admiradores da TAP)! Isto somente os politicos /desgovernantes que roubam indecentemente o povo. O Estado quem é? O EStado é o POVO, não são os politicos, nem administradores corruptos e ladrões que pagam este absurdo.
    Para reformas, Sistema Saude não há dinheiro, mas p/ este tipo de Buracos (TAP etc.) há sempre dinheiro, porque será? Alguém deita a mão e vai bem fundo.

  4. Há quantos anos se discute o problema da TAP?
    Qual é a justificação para manter uma empresa que só causa prejuízo?
    Como é que podem justificar prejuízo com interesse público?
    Será que se fecharem a TAP não haverá que ocupe o seu lugar?
    A TAP tem servido para criar tachos para políticos, tem sido gerida por incompetentes e compadrio, tem servido interesses e egos particulares. Tem enchido os bolsos de muita gente.
    Qual será o motivo porque não podem fecha-la e atribuir slots às companhias particulares Portuguesas, ou fechar num dia e abrir no outro com uma gestão eficiente e honesta? Não haverá gente capaz e honesta em Portugal capaz de gerir uma companhia de aviação?
    O dinheiro público que se enterra ano após ano, dá de certo para pagar as indemnizações devidas e acabar de uma vez por todas com o sugadoro de recursos públicos.

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …