Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway.
Com a alteração dos estatutos da TAP, que vai ser votada em assembleia geral, todo o valor das prestações acessórias ligadas às dívidas da companhia aérea perante os bancos passa a ser responsabilidade da Parpública, avança o Público. Isto significa que, em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP.
Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway. Agora, a partir do dia 10 de novembro, no qual é votada a proposta de alteração aos estatutos da empresa, todo o montante envolvido, no valor de 156 milhões, fica nas mãos da Parpública.
Esta alteração coloca mais 73,9 milhões de euros entre as responsabilidades do Estado, já que antes só cabia ao Estado a responsabilidade de 82,1 milhões de euros. O Ministério das Finanças e a Parpública não justificaram a mudança.
Dos outros 55 milhões de prestações acessórias que estão agora nas mãos do Estado, após o acordo com David Neeleman, 51,3 milhões têm de ficar na TAP por mais cerca de 25 anos, não podendo ser reembolsadas antes de trinta anos a contar da data da sua realização.
Entre as propostas que vão a votos no dia 10 de novembro encontra-se também o fim das diferentes tipologias de ações, bem como a passagem dos mandatos de três para quatro anos. Para além disso, há decisões que poderão deixar de precisar de uma maioria qualificada.
Entao o Estado que nao deixe a TAP ,despedir porque uma não renovação não é uma contratação nova como eles dizem,o pessoal quer trabalhar não fundo de desemprego que quem paga e o Estado.
“Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. ”
mas que mania dizerem o “estado”
o estado nao existe.
a figura de ESTADO é representada pelo povo. logo quem paga as dividas é o povo
se a tap tem problemas, é começar a reduzir ordenados aos administradores e afins que levam ordenados chorudos.
em vez de despedirem, cortem nos ordenados
o governo quer ter a tap a 100% mas quem paga as dividas sao o povo
A TAP é um buraco sem fundo. E ainda no final do ano deram (ou quiseram dar) um incentivo (Pela boa gestão ): aos admiradores da TAP)! Isto somente os politicos /desgovernantes que roubam indecentemente o povo. O Estado quem é? O EStado é o POVO, não são os politicos, nem administradores corruptos e ladrões que pagam este absurdo.
Para reformas, Sistema Saude não há dinheiro, mas p/ este tipo de Buracos (TAP etc.) há sempre dinheiro, porque será? Alguém deita a mão e vai bem fundo.
Há quantos anos se discute o problema da TAP?
Qual é a justificação para manter uma empresa que só causa prejuízo?
Como é que podem justificar prejuízo com interesse público?
Será que se fecharem a TAP não haverá que ocupe o seu lugar?
A TAP tem servido para criar tachos para políticos, tem sido gerida por incompetentes e compadrio, tem servido interesses e egos particulares. Tem enchido os bolsos de muita gente.
Qual será o motivo porque não podem fecha-la e atribuir slots às companhias particulares Portuguesas, ou fechar num dia e abrir no outro com uma gestão eficiente e honesta? Não haverá gente capaz e honesta em Portugal capaz de gerir uma companhia de aviação?
O dinheiro público que se enterra ano após ano, dá de certo para pagar as indemnizações devidas e acabar de uma vez por todas com o sugadoro de recursos públicos.