Estado pagou 4,5 milhões de euros por burla de ex-bancário do BPN

Mário Cruz / Lusa

O antigo presidente do BPN, Oliveira e Costa

O antigo presidente do BPN, Oliveira e Costa

O Estado teve que indemnizar uma entidade religiosa em 4,5 milhões de euros por causa de uma burla levada a cabo por um funcionário do antigo Banco Português de Negócios, que desviou fundos da instituição para as suas contas pessoais.

Segundo o Correio da Manhã, a burla reporta ao período entre Julho de 2004 e Agosto de 2005 e aconteceu com um ex-funcionário do antigo Banco Português de Negócios.

O então funcionário do BPN terá desviado 3,58 milhões de euros das contas da delegação portuguesa do Instituto Missionários da Consolata.

A entidade religiosa, que tem sede em Fátima, ganhou em tribunal o direito a uma indemnização de 4,5 milhões de euros (o valor desviado mais os juros de mora), fruto desta burla de que foi alvo.

No entanto, como o BPN foi nacionalizado, teve que ser o Estado a assumir o pagamento, efectuado em 2012, logo após o Supremo Tribunal de Justiça ter condenado o banco, reforça o CM.

No ano passado, foi notícia o facto de o Governo ter alegadamente ordenado que fossem ocultados prejuízos de 150 milhões de euros no BPN, relativos ao ano de 2012.

Também foi notícia que o banco custou aos cofres públicos quase 2.700 milhões de euros até 2014.

No acórdão do tribunal relativo ao processo dos Missionários, destaca-se que o ex-bancário aproveitou-se “do conhecimento que advém das suas funções na instituição de crédito para contactar o cliente das contas de que é gestor com o pretexto falso de lhe possibilitar a aplicação financeira de valores”, cita o jornal.

Porém, em vez de fazer as tais aplicações financeiras, o ex-funcionário do BPN desviou “em seu proveito pessoal os valores do cliente num montante de 3,58 milhões de euros”, salienta-se no mesmo acórdão.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. A notícia não está correcta.
    Não foi o Estado que pagou esta indemnização mas sim os cidadãos contribuintes
    através dos seus impostos.

    • Na que é mais um protegido.nós?quem? O povo gosta mesmo de ser enganado e nada faz para festas e futebol estão sempre juntos e só mesmo nisto

  2. E os representantes do Estado português o que fizeram? Foram buscar o dinheiro extorquido pelo ex funcionado do banco ou ficaram á sombra do chaparro? Sim porque quem paga esta BURLAS são sempre os portugueses c/ impostos acima impostos abaixo. Cambada de Xuxas

  3. Já agora podemos saber o nome do ex-funcionário do BPN? Tem nome? O que lhe aconteceu? Anda agora a passear a gozar uma “merecida” reforma dourada? São estas partes da notícia que faltam!

  4. Para estes o estado tem sempre dinheiro. Para quem trabalhou, descontou, esta desempregada, sem idade para a reforma a viver de ajudas, NUNCA HÀ DINHEIRO.
    É só desculpas, alíneas e paragrafos. São sempre os mesmos a receber. VERGONHA.
    Tenho vergonha dos políticos de falinhas mansas. É sempre a mesma coisa.

  5. Eu próprio já fui burlado com a ajuda de um gerente de banco por moradas falsificadas e o tribunal sem sequer nunca me ouvir fez a condenação a seu belo prazer e por isso digo ao povo que é bem feito pois é este que deixa isto acontecer e nada faz a não ser que lhe toque pessoalmente

  6. A Instituição devia ter repartido os valores pelas pessoas carenciadas e não acumular no Banco para aplicações financeiras. Qual é afinal o objetivo dessa instituição religiosa?.

  7. Quem foi o zeloso funcionário ladrão?
    Se a Igreja pagasse os mesmos impostos que os desgraçados dos trabalhadores, decerto não juntavam tanto dinheiro no Banco. Não é suposto uma entidade religiosa abdicar da luxuria? Está tudo errado com as religiões.

  8. Este “Banco” é surreal. É incrivel como, de cima a baixo na hierárquia, estava instalada a filosofia do ” gamanço “. E mais surreal ainda é que safam-se todos.

RESPONDER

Cheias já mataram duas pessoas. Veneza vai declarar estado de emergência

Luigi Brugnaro, presidente da câmara de Veneza, vai declarar estado de emergência na cidade que está inundada devido às piores cheias em 50 anos. Esta quarta-feira, é esperada uma nova subida da água na cidade italiana. …

Bolsonaro deixa PSL e cria um novo partido

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou esta terça-feira que decidiu abandonar o Partido Social Liberal (PSL) e criar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. A saída de Bolsonaro acontece na sequência de uma série …

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …