Vem aí um brilharete orçamental: Estado já amealhou mais 2 mil milhões que o previsto

18

Até julho, o Estado já amealhou mais 2 mil milhões de euros em receita fiscal do que aquilo que esperava. Espera-se um brilharete orçamental.

A recuperação da pandemia de covid-19 está a correr melhor do que aquilo que o Estado poderia esperar. O Governo esperava arrecadar mais 3 mil milhões em receita fiscal até ao final deste ano. Em apenas sete meses, essa meta não só foi cumprida, como foi largamente superada, avança o Jornal de Negócios.

Segundo a Direção-Geral de Orçamento (DGO), o Estado amealhou 28.156,1 milhões de euros em receita fiscal. Este é um montante 5 mil milhões superior àquele conseguido no mesmo período do ano passado.

A inflação fez disparar a receita fiscal, que aliada à recuperação da economia, deixou as contas públicas num saldo positivo até junho deste ano. Este é um saldo bastante mais favorável do que o que foi registado nos primeiros seis meses de 2019, que até agora foi o único ano em democracia onde houve um excedente orçamental.

“O crescimento nominal dos impostos indiretos atingiu em maio aproximadamente o previsto Orçamento do Estado de 2022 para o conjunto do ano”, avisaram os peritos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), em junho.

Nesta análise estava apenas incluída a execução dos impostos indiretos, agora também foram contabilizados os impostos diretos.

O crescimento homólogo dos impostos diretos superou, em 160%, o esperado, escreve o Negócios. Foram amealhados 2.051,9 milhões de euros, superando a expectativa de 948 milhões. Nos impostos indiretos, a diferença foi 23,2% acima do esperado. Foram amealhados 2.527,9 milhões, um valor acima dos 2.051,9 milhões esperados.

Feitas as contas, até julho, a receita arrecadada corresponde a 57% do total esperado para o conjunto do ano. No ano passado, a receita superou em 40% o esperado e, em 2019, superou em 44,1%.

ZAP //

18 Comments

  1. Ontem a notícia de que a receita do IVA era 24% superior. Hoje isto. Parece que é só boas notícias!!

    Sabem quais são as más? Se a receita de IVA subiu 24% à boleia da inflação, quanto acham que é realmente a inflação? 9.1%?

    É bem verdade que não somos grande coisa nas matemáticas e que a estatística é a mais mentirosa das mesmas mas até um asinino vê que a inflação real está próxima do aumento da receita de IVA.

    E os salários que tal estão? Baixaram o IMI? O IVA? Os escalões de IRS em alguma coisa visível?

    Até quando vamos continuar a comer trampa? Até os nossos filhos passarem fome?

  2. Claro… atrasando o ajuste salarial à inflação, vão rapando o taxo ao otário do Tuga.
    É assim que se baixa a dívida pública com vaselina para o Tuga não se queixar.
    É o país de otários que temos… é bem feito! Obrigado xuxas…

  3. O título desta notícia é profundamente errado.
    Lê-se “Vem aí um brilharete orçamental”
    Porém devia estar: “Vem aí o resultado de mais um enorme saque fiscal”

    Acumular impostos com o dinheiro do povo e empresas que trabalham, criam riqueza, mesmo em condições como as atuais (cenário de preços de energia, combustíveis, inflação, previsões negativas, taxas de juro a subir…) não pode nunca ser um brilharete. Será sempre um roubo sem piedade!

    Um brilharete orçamental seria se um determinado saldo orçamental (seja ele positivo ou negativo, desde que registasse uma evolução positiva) resultasse da redução das despesas mantendo a mesma qualidade de serviços. Agora, sacar mais dinheiro ao povo que vive com dificuldades, nunca poderá constituir um brilharete.

    • Toda a razão, brilharete com a fome dos pobres é repulsivo, mas a maioria deu-lhes maioria e por isso eles mesmo quando uma grávida morre por má gestão do governo, dizem que estão legitimados pelo voto do povo, agora vale tudo.

  4. Até pode ter havido excedente orçamental, mas acredito que já foi todo gasto entre ajudinhas, ajudas, subsídios, apoios, etc., muitos bem precisos, mas infelizmente a maioria tudo mal gasto.
    O problema é que toda esta inflação e inatividade dos governos (no resto do mundo a coisa não esta muito melhor!) para o ano vamos ter a tempestade perfeita (inflação, recessão, desemprego, etc.).

  5. Se o país pode suportar este nível de impostos, de que está o governo à espera para dotar o SNS dos meios de que necessita para servir adequadamente o país, e para pagar salários dignos a médicos e enfermeiros?

    • Não trabalha lá mais ninguém…. só mesmo Médicos e Enfermeiros.

      Essa é outra fantasia em que o país vai vivendo. o SNS são médicos (principalmente) e os enfermeiros. Não existe lá mais ninguém. Não há há técnicos das mais variadas áreas, auxiliares de ação médica, administrativos, etc…. Nahhhh!!! Paguem lá salários «dignos», mas a médicos e enfermeiros.

      Vai ser engraçado quando os restantes acordarem. Vamos lá ver se o SNS funciona só com médicos e enfermeiros.

    • salários dignos??? a 90 e tal euro a hora? ganham tanto em 12h de serviço como eu em um mês a trabalhar de sol a sol… abram os olhos…

      • Quanto é que o sector privado lhes paga? Esse é o problema. Se o Estado não paga tão bem como o privado, quem é que quer ir trabalhar para o SNS?…

      • A questão é que qualquer dia temos (sim porque todos nós pagamos as faturas do SNS) de pagar os médicos e enfermeiros com salários milionários, que o ordenados deles não é “digno” (volto a dizer, ganham mais eles num mês que a maioria da restante população portuguesa em 1 ano)! E vamos continuar a pactuar com as exigências desses miseráveis? Para mim era muito simples, não querem ser efetivos no SNS, vão para o privado mas com uma bolsa obrigatória de horas de voluntariado semanais! sim, voluntariado! Nem um tusto por essas horas! já que ganham tanto no privado, o que se paga no SNS não é digno” e que o juramento que fizeram de apoiar quem está doente, seja em que situação seja, neste momento não vale nada para esta gente, amor, com amor se pagava! têm sorte é de não me ter a mim a mandar nesta república das bananas, senão já lhes dizia como era! Volta Salazar que estás perdoado! (só em alguns aspetos claro que para ditadores já nos chega o Putin lol).

      • O problema dos médicos resolve-se formando mais médicos. Havendo médicos no desemprego, o problema da falta destes ou das questões dos salários desaparecem. Vejam o que aconteceu nos dentistas.

  6. Ouvi a proposta do PSD, nada de novo, Era garantido não sabe mais, é tudo muito fácil para quem não sabe, não recria, não tem imaginação, para inteligência muito curtinha, não sabem recriar formas avançadas e modernas para superar as crises sem emagrecer o Estado, que é a mesma coisa que dizer sem emagrecer a condição de vida dos Portugueses, sem tirar a capacidade do estado poder melhorar a capacidade de assistência á saúde, ás famílias, ao ensino, a fazer face a crises que cada vez são mais que prováveis, em contra partida, no mesmo momento estava o António Costa, Sr. Primeiro Ministro a fazer aquilo que os dirigentes Políticos deveriam todos fazer, precisamente o contrario, criar condições para enriquecer o Estado, os Portugueses, com a possibilidade de fornecer á Europa Gás de Moçambique em Portugal, diferenças politicas mais relevantes e notáveis que a diferença entre a agua e o vinagre. Vá lá que escondeu as medidas mais gostosas e apreciáveis, as formas mais naturais do PSD superar as crises, Baixar salários, reduzir as ferias, reduzir os feriados, as Reformas, os Subsídios de ferias e Natal, e por aí fora, para o PSD é tudo muito fácil, e vai tudo no mesmo sentido, especialidade já do Partido, Baixa-se os Impostos, as Empresas aumentam aos Lucros, o Estado fica mais dependente, aumenta o poder do sistema de Saúde e Ensino Privado, e pronto, a inteligência não dá para mais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.