SpaceX quer colonizar Marte antes que o EI provoque a III Guerra Mundial

SpaceX

Foguetão lançador Falcon Heavy, da SpaceX

O guru da tecnologia Elon Musk está preocupado com a possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial, de tipo nuclear, poder afectar negativamente a sua missão de colonizar Marte.

Uma ideia que o fundador da companhia espacial SpaceX, da empresa de automóveis Tesla Motors e do sistema de pagamentos na Internet PayPal, partilhou durante uma entrevista à GQ Magazine.

Musk criou a SpaceX com o objectivo principal de colonizar Marte num futuro próximo.

No entanto, o bilionário teme que o crescimento do extremismo religioso, nomeadamente através da organização terrorista Estado Islâmico, venha a provocar uma 3ª Guerra Mundial de tipo nuclear.

Se isso acontecer, Musk vaticina que haverá consequências muito mais graves do que as Guerras Mundiais passadas e que poderá originar um movimento anti-tecnologia que afectará os planos para a colonização humana de Marte.

“Precisamos de reconhecer que há certamente a possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial e se ocorrer de facto, poderá ser muito pior do que o que quer que tenha acontecido antes. Digamos que sejam usadas armas nucleares. Quero dizer que pode haver um movimento social muito poderoso que seja anti-tecnologia“, sublinha Musk à GQ.

Há poucos dias, o fundador da SpaceX tinha manifestado preocupação com a Inteligência Artificial, tendo anunciado a criação de uma organização sem fins lucrativos que pretende impedir o apocalipse dos robôs.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …