Estado Islâmico está a fugir em massa de Mosul

metrod / Flickr

Mosul, Iraque

Mosul, Iraque

Vários líderes do Estado Islâmico fugiram com as suas famílias de Mosul, no norte do Iraque, perante a perspectiva de uma ofensiva das forças de segurança iraquianas, segundo afirmou este domingo o ministro da Defesa do Iraque.

De acordo com informações do ministro iraquiano da Defesa, Khaled al-Obaidi, a organização jihadista está a ser também afectada por lutas internas cada vez mais fortes, principalmente relacionadas com questões financeiras.

“Muitas das famílias de militantes do Estado Islâmico e chefes da organização instalados em Mosul venderam as suas propriedades e fugiram para a Síria, e alguns até mesmo tentaram voltar ao Curdistão iraquiano”, acrescentou o ministro durante uma entrevista.

O Estado Islâmico perdeu nos últimos meses pelo menos metade do território iraquiano que controlava em 2014.

Segundo a Sputnik News, provavelmente já não chegam a dez mil os combatentes jihadistas que ainda permanecem em Mosul, a maior cidade sob o controle do EI.

O governo iraquiano espera mobilizar até 30 mil soldados durante a ofensiva que tem actualmente em preparação, e que deverá ser lançada com o apoio da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Jihadistas lançam ofensiva para aliviar cerco em Aleppo

Forças jihadistas aliadas a rebeldes atacaram este domingo as forças do regime sírio no sul e sudoeste de Aleppo, numa tentativa de aliviar o cerco à cidade.

Desde o dia 17 de julho que as forças do presidente Bashar al-Assad cercam distritos controlados pelos rebeldes da cidade de Aleppo, uma das principais linhas de frente do conflito que assola o país desde 2011.

Forças leais ao governo cortaram a estrada Castello, a principal linha de abastecimento aos bairros controlados pelos rebeldes no norte da cidade.

As forças rebeldes atacaram agora a partir do sul, uma região dividida entre as  forças do regime apoiadas por caças iranianos e o Hezbollah, por um lado, e os jihadistas sírios e estrangeiros aliados com os grupos rebeldes, do outro.

Este domingo, diversos grupos islâmicos anunciaram ter iniciado uma batalha para tentar reabrir uma nova rota de abastecimento.

ZAP / ABr / SN

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Afinal os abutres também se abatem; assim, essa raça maldita dessa seita demoníaca estado islâmico, deverá voltar para o inferno de onde saiu e deixar de enganar a raça humana nessa maldita mentira e maldição para a humanidade chamada de islamismo.

    • Jos fer, talvez devas corrigir “…nessa maldita mentira e maldição para a humanidade chamada de islamismo.” para islamismo radical e doentio, porque daquilo que conheço, o islamismo “normal” tal como o cristianismo “normal” são tolerantes com as outras religiões, contudo a capa usada pelos auto proclamados radicais religiosos que utilizam as religiões radicais escondem a verdadeira “religião” que eles defendem, que são o poder absoluto, o domínio absoluto sobre os outros e principalmente a ganância financeira. Estes trastes, não são mais do que criminosos que matam apenas pelo prazer de exercer o poder sobre os outros, no entanto são cobardes, e são mais cobardes os seus lideres, que programam e enviam para a morte milhares de militantes que os apoiam e eles próprios, escondem-se sem nunca provar aos seus seguidores a sua própria crença.
      Pois se segundo eles afirmam que hajem em nome de Alá e do Profeta, parece que não confiam o suficiente em Alá ou no Profeta. para que continue a luta pela causa que defendem. Pois se acreditassem eles próprios, estariam na linha da frente e tornar-se-iam mártires eles próprios, no entanto a verdadeira razão da sua luta não lhes seria oportuna, e o poder que querem deter de nada mais lhes serviria, pois estariam mortos.

      • Por acaso….. o chamado Islamismo ‘normal’ não existe. Existem Muçulmanos moderados que não observam parte do Corão. Isso, é outra coisa e sejam bem vindos esses. O Islamismo moderado ou ‘normal’ como lhe chamas é uma construção Ocidental. Nós, ocidentais, civilizados e tolerantes construimos o Islamismo ‘normal’ esquecendo ou desconhecendo o que de facto o Corão apregoa. O Corão É amor, caridade e compreensão…. só não é isso para todos.

        O que te aconcelho é a conhecer mais profundamente o que é de facto o ‘verdadeiro’ Islão. Poderás acabar surpreendido sobre quem são os ‘verdadeiros’ Muçulmanos.

  2. Os países ocidentais deveriam incrementar o esforço de guerra contra o Daesh, em vez de se limitarem a precaver atentados na Europa.
    Não será muito difícil de aplicar uma derrota estrondosa na estrutura terrorista, quando, neste caso, States Rússia e Ocidente em geral, convergem nessa vontade.
    Esta a altura ideal, quando há um desnorte, recuo e perda de território por parte dos terroristas.
    Se não sabem como se faz, perguntem aos estrategas israelitas que conseguem viver no meio deles, com relativa segurança.

    • Qualquer potência ocidental tem poderio militar para aniquilar o Estado Islâmico.
      O problema é que só o conseguiria fazer à custa de enormes baixas civis. A opinião pública ocidental não aceitaria uma guerra total ao estilo Segunda Guerra Mundial.

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …