Estado Islâmico está a fugir em massa de Mosul

metrod / Flickr

Mosul, Iraque

Mosul, Iraque

Vários líderes do Estado Islâmico fugiram com as suas famílias de Mosul, no norte do Iraque, perante a perspectiva de uma ofensiva das forças de segurança iraquianas, segundo afirmou este domingo o ministro da Defesa do Iraque.

De acordo com informações do ministro iraquiano da Defesa, Khaled al-Obaidi, a organização jihadista está a ser também afectada por lutas internas cada vez mais fortes, principalmente relacionadas com questões financeiras.

“Muitas das famílias de militantes do Estado Islâmico e chefes da organização instalados em Mosul venderam as suas propriedades e fugiram para a Síria, e alguns até mesmo tentaram voltar ao Curdistão iraquiano”, acrescentou o ministro durante uma entrevista.

O Estado Islâmico perdeu nos últimos meses pelo menos metade do território iraquiano que controlava em 2014.

Segundo a Sputnik News, provavelmente já não chegam a dez mil os combatentes jihadistas que ainda permanecem em Mosul, a maior cidade sob o controle do EI.

O governo iraquiano espera mobilizar até 30 mil soldados durante a ofensiva que tem actualmente em preparação, e que deverá ser lançada com o apoio da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Jihadistas lançam ofensiva para aliviar cerco em Aleppo

Forças jihadistas aliadas a rebeldes atacaram este domingo as forças do regime sírio no sul e sudoeste de Aleppo, numa tentativa de aliviar o cerco à cidade.

Desde o dia 17 de julho que as forças do presidente Bashar al-Assad cercam distritos controlados pelos rebeldes da cidade de Aleppo, uma das principais linhas de frente do conflito que assola o país desde 2011.

Forças leais ao governo cortaram a estrada Castello, a principal linha de abastecimento aos bairros controlados pelos rebeldes no norte da cidade.

As forças rebeldes atacaram agora a partir do sul, uma região dividida entre as  forças do regime apoiadas por caças iranianos e o Hezbollah, por um lado, e os jihadistas sírios e estrangeiros aliados com os grupos rebeldes, do outro.

Este domingo, diversos grupos islâmicos anunciaram ter iniciado uma batalha para tentar reabrir uma nova rota de abastecimento.

ZAP / ABr / SN

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Afinal os abutres também se abatem; assim, essa raça maldita dessa seita demoníaca estado islâmico, deverá voltar para o inferno de onde saiu e deixar de enganar a raça humana nessa maldita mentira e maldição para a humanidade chamada de islamismo.

    • Jos fer, talvez devas corrigir “…nessa maldita mentira e maldição para a humanidade chamada de islamismo.” para islamismo radical e doentio, porque daquilo que conheço, o islamismo “normal” tal como o cristianismo “normal” são tolerantes com as outras religiões, contudo a capa usada pelos auto proclamados radicais religiosos que utilizam as religiões radicais escondem a verdadeira “religião” que eles defendem, que são o poder absoluto, o domínio absoluto sobre os outros e principalmente a ganância financeira. Estes trastes, não são mais do que criminosos que matam apenas pelo prazer de exercer o poder sobre os outros, no entanto são cobardes, e são mais cobardes os seus lideres, que programam e enviam para a morte milhares de militantes que os apoiam e eles próprios, escondem-se sem nunca provar aos seus seguidores a sua própria crença.
      Pois se segundo eles afirmam que hajem em nome de Alá e do Profeta, parece que não confiam o suficiente em Alá ou no Profeta. para que continue a luta pela causa que defendem. Pois se acreditassem eles próprios, estariam na linha da frente e tornar-se-iam mártires eles próprios, no entanto a verdadeira razão da sua luta não lhes seria oportuna, e o poder que querem deter de nada mais lhes serviria, pois estariam mortos.

      • Por acaso….. o chamado Islamismo ‘normal’ não existe. Existem Muçulmanos moderados que não observam parte do Corão. Isso, é outra coisa e sejam bem vindos esses. O Islamismo moderado ou ‘normal’ como lhe chamas é uma construção Ocidental. Nós, ocidentais, civilizados e tolerantes construimos o Islamismo ‘normal’ esquecendo ou desconhecendo o que de facto o Corão apregoa. O Corão É amor, caridade e compreensão…. só não é isso para todos.

        O que te aconcelho é a conhecer mais profundamente o que é de facto o ‘verdadeiro’ Islão. Poderás acabar surpreendido sobre quem são os ‘verdadeiros’ Muçulmanos.

  2. Os países ocidentais deveriam incrementar o esforço de guerra contra o Daesh, em vez de se limitarem a precaver atentados na Europa.
    Não será muito difícil de aplicar uma derrota estrondosa na estrutura terrorista, quando, neste caso, States Rússia e Ocidente em geral, convergem nessa vontade.
    Esta a altura ideal, quando há um desnorte, recuo e perda de território por parte dos terroristas.
    Se não sabem como se faz, perguntem aos estrategas israelitas que conseguem viver no meio deles, com relativa segurança.

    • Qualquer potência ocidental tem poderio militar para aniquilar o Estado Islâmico.
      O problema é que só o conseguiria fazer à custa de enormes baixas civis. A opinião pública ocidental não aceitaria uma guerra total ao estilo Segunda Guerra Mundial.

RESPONDER

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …