Estado Islâmico destrói esculturas milenares em museu do Iraque

A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) pediu esta sexta-feira uma reunião de urgência ao Conselho de Segurança das Nações Unidas depois da destruição de esculturas no Iraque por membros do Estado Islâmico.

O grupo Estado Islâmico divulgou um vídeo em que se veem extremistas a destruir dezenas de estátuas do Museu da Civilização em Mossul, no Iraque, algumas das quais datadas do período assírio (VIII a VI a.c.).

O vídeo, de cerca de cinco minutos, mostra vários homens a deitarem as estátuas abaixo e a destruírem-nas com martelos pesados.

Um dos extremistas que aparece no vídeo justifica o ato afirmando que os povos da antiguidade “adoravam ídolos em vez de Alá“, o que é contrário ao monoteísmo, e que o profeta Maomé destruiu figuras de ídolos com as suas próprias mãos.

“Aquele ataque é mais do que uma tragédia cultural, é também uma questão de segurança porque alimenta a intolerância, o extremismo violento e do conflito no Iraque”, criticou a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

“É por isso que entrei imediatamente em contacto com o presidente do Conselho de Segurança pedindo-lhe para convocar uma reunião de emergência do Conselho relativa à proteção do património iraquiano como parte integrante da segurança do país”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Será que só eu notei que estas pseudo “esculturas milenares” nada mais são do que réplicas baratas de gesso, inclusivamente, com barras de ferro no seu interior para lhes darem sustentação? Vídeo falso com objetivo obscuro e que está a causar comoção indevida no mundo inteiro. Podem ficar tranquilos que o acervo genuíno está muito bem guardado noutro sítio.

    • O que me dá que pensar mesmo é em que sitio estão guardados os genuínos Budas com 1700 anos do Afeganistão que os talibans dinamitaram em 2001

      • Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não vamos misturar alhos com bugalhos. O facto é que há uma enorme hipótese de os tais “artefactos milenares” genuínos do Museu de Mossul terem sido trocados por réplicas baratas, evidentes como estão no vídeo apresentado: estátuas de gesso branco e moderno, sustentadas com ferros no seu interior e que se esfarelam com um mero tombo. As peças genuínas podem muito bem estar a ser negociadas por grandes quantias com colecionadores multimilionários que se prestam a este tipo de mercado negro. Olhos abertos e mentes pensantes não fazem mal a ninguém. Já dizia o Pe. António Vieira no seu Sermão de Santo António aos Peixes: “Vejo, peixes, que pelo conhecimento que tendes das terras em que batem os vossos mares, me estais respondendo e convindo, que também nelas há falsidades, enganos, fingimentos, embustes, ciladas e muito maiores e mais perniciosas traições.”

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …