Estado Islâmico destrói esculturas milenares em museu do Iraque

A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) pediu esta sexta-feira uma reunião de urgência ao Conselho de Segurança das Nações Unidas depois da destruição de esculturas no Iraque por membros do Estado Islâmico.

O grupo Estado Islâmico divulgou um vídeo em que se veem extremistas a destruir dezenas de estátuas do Museu da Civilização em Mossul, no Iraque, algumas das quais datadas do período assírio (VIII a VI a.c.).

O vídeo, de cerca de cinco minutos, mostra vários homens a deitarem as estátuas abaixo e a destruírem-nas com martelos pesados.

Um dos extremistas que aparece no vídeo justifica o ato afirmando que os povos da antiguidade “adoravam ídolos em vez de Alá“, o que é contrário ao monoteísmo, e que o profeta Maomé destruiu figuras de ídolos com as suas próprias mãos.

“Aquele ataque é mais do que uma tragédia cultural, é também uma questão de segurança porque alimenta a intolerância, o extremismo violento e do conflito no Iraque”, criticou a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

“É por isso que entrei imediatamente em contacto com o presidente do Conselho de Segurança pedindo-lhe para convocar uma reunião de emergência do Conselho relativa à proteção do património iraquiano como parte integrante da segurança do país”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Será que só eu notei que estas pseudo “esculturas milenares” nada mais são do que réplicas baratas de gesso, inclusivamente, com barras de ferro no seu interior para lhes darem sustentação? Vídeo falso com objetivo obscuro e que está a causar comoção indevida no mundo inteiro. Podem ficar tranquilos que o acervo genuíno está muito bem guardado noutro sítio.

    • O que me dá que pensar mesmo é em que sitio estão guardados os genuínos Budas com 1700 anos do Afeganistão que os talibans dinamitaram em 2001

      • Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não vamos misturar alhos com bugalhos. O facto é que há uma enorme hipótese de os tais “artefactos milenares” genuínos do Museu de Mossul terem sido trocados por réplicas baratas, evidentes como estão no vídeo apresentado: estátuas de gesso branco e moderno, sustentadas com ferros no seu interior e que se esfarelam com um mero tombo. As peças genuínas podem muito bem estar a ser negociadas por grandes quantias com colecionadores multimilionários que se prestam a este tipo de mercado negro. Olhos abertos e mentes pensantes não fazem mal a ninguém. Já dizia o Pe. António Vieira no seu Sermão de Santo António aos Peixes: “Vejo, peixes, que pelo conhecimento que tendes das terras em que batem os vossos mares, me estais respondendo e convindo, que também nelas há falsidades, enganos, fingimentos, embustes, ciladas e muito maiores e mais perniciosas traições.”

RESPONDER

Ordem pagou 36 mil euros à SIC para ter uma enfermeira em telenovela

A Ordem dos Enfermeiros patrocinou uma das personagens da telenovela da SIC "Nazaré", concretamente a enfermeira Cláudia que é interpretada pela actriz Liliana Santos. Uma decisão motivada pelo interesse em dignificar e promover a profissão, …

Governo britânico rejeita "prazo artificial" para apresentar alternativas ao acordo do Brexit

O Governo britânico respondeu esta quinta-feira às exigências finlandesas e francesas. Só irá apresentar soluções escritas "quando estiver pronto". "Iremos apresentar soluções escritas e formais quando estivermos prontos - não em função de um prazo artificial …

Griezmann negociou comissões com o Barcelona antes do fim da época

A imprensa espanhola teve acesso a e-mails que mostram que o jogador e o Barcelona já negociavam o pagamento das comissões relativas à sua transferência antes do final da época.  O El Mundo revela, esta sexta-feira, …

Irão promete "guerra total" caso o país seja alvo de um ataque

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, disse na quinta-feira que o país quer evitar um conflito, mas prometeu uma "guerra total" caso os Estados Unidos (EUA) ou a Arábia Saudita ataquem o Irão. "Estou …

Rui Pinto entrou 307 vezes no sistema informático da PGR e espiava o próprio processo

Rui Pinto foi acusado de 147 crimes, destacando-se as 307 vezes que entrou no sistema informático da Procuradoria-Geral da República. O hacker espiou o seu próprio processo e sabia que estava a ser investigado pela …

Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está "a ler e a apreciar" o parecer. Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da …

Eduardo Cabrita mantém confiança no presidente da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna diz que mantém "plena confiança" no presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que foi constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo. "O Ministro …

Zidane tem lugar em risco em Madrid (e Mourinho pode ser o seu sucessor)

A imprensa espanhola adianta que Zinedine Zidane pode estar de saída do Real Madrid. José Mourinho, Massimiliano Allegri e Xabi Alonso são alguns dos nomes na lista. Segundo O Jogo, que cita o jornal espanhol Marca, …

Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou …

Barcelona será o primeiro clube a superar receitas de mil milhões de euros

O FC Barcelona anunciou hoje que vai ultrapassar os mil milhões de euros em receitas na presente época, tornando-se o primeiro clube de futebol da história a ultrapassar essa marca. De acordo com as informações prestadas …