/

Estado Islâmico ameaça invadir e governar a Grã-Bretanha pela lei Islâmica

6

Num novo vídeo que mostra a execução de cinco “espiões”, o grupo extremista Estado Islâmico ameaçou o Reino Unido com uma invasão e chamou  “imbecil” a David Cameron.

O vídeo, divulgado este domingo em sites jihadistas e relatado pelo SITE, o centro norte-americano de vigilância dos sites islamitas, começa com as “confissões” perante a câmara de cinco homens que se dizem originários de Raqa, a capital do auto-proclamado Estado Islâmico na Síria.

Os cinco homens são apresentados por um jihadista, em inglês, como sendo “espiões”.

Em Londres, o ministério dos Negócios Estrangeiros reagiu numa breve declaração afirmando estar “ao corrente do vídeo, cujo conteúdo está a analisar”.

O discurso dos cinco homens não permite identificar o país ou países para os quais eles são acusados de espiar, mas um deles refere a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que está a combater o EI no Iraque e na Síria.

A sequência seguinte mostra os cinco homens, vestidos com o fato cor de laranja dos prisioneiros do grupo jihadista, ajoelhados à frente de cinco homens encapuzados, todos vestidos com farda militar e armados com uma pistola.

O homem mascarado endereça a sua mensagem especificamente a David Cameron, a quem chama de “imbecil”, “escravo da Casa Branca” e “mula dos judeus”.

Isto é uma mensagem para David Cameron“, o primeiro-ministro britânico, diz em inglês um dos jihadistas: “É espantoso ouvir hoje que um dirigente insignificante como tu contesta o poder do Estado Islâmico”.

O Reino Unido, que bombardeou as posições do EI no Iraque, está a levar a cabo desde o início de dezembro ataques aéreos na Síria.

O jihadista diz seguidamente que “vamos continuar a fazer a jihad, a guerra santa, a franquear as fronteiras, e um dia invadiremos o vosso território, onde governaremos segundo a Sharia.

“A todos aqueles que querem continuar a lutar sob a bandeira de Cameron: pensam realmente que o vosso Governo se preocupará convosco se caírem nas nossas mãos?”, atirou o jihadista, referindo-se aos cinco homens ajoelhados à sua frente.

“Ou vai abandonar-vos como abandonou estes espiões e os que vieram antes deles?”, acrescentou.

No final do discurso, os cinco homens foram executados com um tiro na cabeça.

O grupo extremista Estado Islâmico, que desde junho de 2014 se apoderou de grandes parcelas dos territórios iraquiano e sírio, tem sistematicamente documentado as suas execuções e muitos atentados com vídeos e uma profusão de imagens para alimentar a sua propaganda.

Mas o grupo está há vários meses sob uma forte pressão militar e procura agora, segundo os especialistas, projetar uma imagem de poder, apesar de na realidade a sua visibilidade mediática ter diminuído.

ZAP / ABr

6 Comments

  1. O Daesh vive principalmente disto; da propaganda e publicidade gratuita atravéz de pseudo noticias sempre bombásticas.
    Militarmente acossoado e com uma (in)cultura de violencia quase medieval que pouco adptos atrai, a propraganda é essencial para manter ainda uma ténue chama acessa de um ideal hediondo condenado ao fracasso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.