Estado Islâmico ameaça invadir e governar a Grã-Bretanha pela lei Islâmica

Num novo vídeo que mostra a execução de cinco “espiões”, o grupo extremista Estado Islâmico ameaçou o Reino Unido com uma invasão e chamou  “imbecil” a David Cameron.

O vídeo, divulgado este domingo em sites jihadistas e relatado pelo SITE, o centro norte-americano de vigilância dos sites islamitas, começa com as “confissões” perante a câmara de cinco homens que se dizem originários de Raqa, a capital do auto-proclamado Estado Islâmico na Síria.

Os cinco homens são apresentados por um jihadista, em inglês, como sendo “espiões”.

Em Londres, o ministério dos Negócios Estrangeiros reagiu numa breve declaração afirmando estar “ao corrente do vídeo, cujo conteúdo está a analisar”.

O discurso dos cinco homens não permite identificar o país ou países para os quais eles são acusados de espiar, mas um deles refere a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que está a combater o EI no Iraque e na Síria.

A sequência seguinte mostra os cinco homens, vestidos com o fato cor de laranja dos prisioneiros do grupo jihadista, ajoelhados à frente de cinco homens encapuzados, todos vestidos com farda militar e armados com uma pistola.

O homem mascarado endereça a sua mensagem especificamente a David Cameron, a quem chama de “imbecil”, “escravo da Casa Branca” e “mula dos judeus”.

Isto é uma mensagem para David Cameron“, o primeiro-ministro britânico, diz em inglês um dos jihadistas: “É espantoso ouvir hoje que um dirigente insignificante como tu contesta o poder do Estado Islâmico”.

O Reino Unido, que bombardeou as posições do EI no Iraque, está a levar a cabo desde o início de dezembro ataques aéreos na Síria.

O jihadista diz seguidamente que “vamos continuar a fazer a jihad, a guerra santa, a franquear as fronteiras, e um dia invadiremos o vosso território, onde governaremos segundo a Sharia.

“A todos aqueles que querem continuar a lutar sob a bandeira de Cameron: pensam realmente que o vosso Governo se preocupará convosco se caírem nas nossas mãos?”, atirou o jihadista, referindo-se aos cinco homens ajoelhados à sua frente.

“Ou vai abandonar-vos como abandonou estes espiões e os que vieram antes deles?”, acrescentou.

No final do discurso, os cinco homens foram executados com um tiro na cabeça.

O grupo extremista Estado Islâmico, que desde junho de 2014 se apoderou de grandes parcelas dos territórios iraquiano e sírio, tem sistematicamente documentado as suas execuções e muitos atentados com vídeos e uma profusão de imagens para alimentar a sua propaganda.

Mas o grupo está há vários meses sob uma forte pressão militar e procura agora, segundo os especialistas, projetar uma imagem de poder, apesar de na realidade a sua visibilidade mediática ter diminuído.

ZAP / ABr

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O Daesh vive principalmente disto; da propaganda e publicidade gratuita atravéz de pseudo noticias sempre bombásticas.
    Militarmente acossoado e com uma (in)cultura de violencia quase medieval que pouco adptos atrai, a propraganda é essencial para manter ainda uma ténue chama acessa de um ideal hediondo condenado ao fracasso.

RESPONDER

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …