Estado está disposto a ajudar a TAP, mas quer mais poder dentro da gestão

O Governo mostrou-se disponível para ajudar financeiramente a TAP, mas não passa um cheque em branco à companhia aérea. Estado quer mais poder dentro da gestão.

O Governo já criou um grupo de trabalho para definir os auxílios de Estado à TAP. Na ordem de trabalhos está o debate em relação ao montante de financiamento que a companhia aérea precisa até ao final de 2020 e como é que o Estado vai ajudar.

David Neeleman, fundador da JetBlue Airways e atual principal acionista privado da TAP disse, no final de abril, que não precisa de injeções de capital do Estado, mas sim de garantias públicas. De acordo com o Diário de Notícias, entre os vários pedidos da TAP, estão garantias para duas possíveis operações de financiamento no valor de 350 milhões de euros.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse que este valor não é suficiente, embora não aponte o montante necessário. Fala-se que a companhia aérea precise do dobro desse valor, ou seja, 700 milhões de euros.

“Qualquer intervenção do Estado soberano português implicará que o Estado acompanhe todas as decisões com impacto na empresa. A música agora é outra”, disse Pedro Nuno Santos, no final de abril, no parlamento.

Empréstimos garantidos pelo Estado, subvenções e injeções de capital poderão ser o modelo seguido pelo Estado português, à medida do que aplicado à Air France-KLM.

A estrutura acionista poderá ser uma das alterações a fazer face à ajuda financeira do Estado português. Uma das condições que o Estado poderá impor para apoiar financeiramente a empresa pode ser ter mais poder dentro da gestão, escreve o DN.

“Sem intervenção pública, a TAP não tem qualquer possibilidade de sobreviver. A nossa missão será salvar a TAP e não um acionista em particular. Os acionistas têm de acompanhar o Estado. Se os acionistas não acompanharem, isso tem consequências societárias”, disse ainda o ministro das Infraestruturas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o “poder” tiver a ver com tecnocracia, está muitíssimo bem. Agora, se é apenas mais uma “tachada”, poupem-se ao trabalho. A TAP ESTÁ FARTA DE INCOMPETÊNCIAS.

RESPONDER

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …