Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

Mário Cruz / Lusa

O antigo presidente do BPN, José Oliveira Costa

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008.

Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos tóxicos que recebeu do Banco Português de Negócios (BPN). Dos quase 4 mil milhões de euros de empréstimos recebidos aquando da venda do BPN ao atual EuroBic, foram recuperados apenas 847 milhões, escreve o Expresso.

E se, até agora, nem um terço dos créditos foi recuperado, as perspetivas também não são muito animadoras. Isto porque apenas 2% do crédito concedido está na sua versão inicial, sem insolvências e sem processos judiciais.

“A sociedade manteve uma boa trajetória de recuperação, tendo concretizado no exercício de 2019 uma recuperação total de 63,5 milhões de euros, dos quais 49,9 milhões diretamente decorrentes da carteira de crédito, 9,6 milhões com a atividade imobiliária e 4 milhões em ativos financeiros e obras de arte”, disse a presidente da Parvalorem, Sofia Torres, no relatório e contas relativo a 2019.

A Parvalorem é a empresa pública que gere os ativos problemáticos do BPN. O banco foi nacionalizado em 2008 e a parcela tóxica ficou no Estado em 2012, já que o EuroBic não a quis adquirir, explica o Expresso.

A carteira de crédito está fundamentalmente concentrada em grandes grupos económicos, cerca de 64%, e sob mais de 7.500 processos judiciais. Estas circunstâncias dificultam seriamente a recuperação de crédito pelo Estado. Cerca de um terço da carteira de crédito da Parvalorem está classificado como pré-incobrável, “cuja perspetiva de recuperação é muito reduzida”.

A administração da Parvalorem adianta que durante o atual mandato devem ser tomadas “as opções estratégicas que possibilitem a concretização de uma solução de estrutura residual que assegure a manutenção do objetivo de maximização do valor de recuperação e minimização de custos”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque não fazem aos gestores do BPN e de outros bancos como BPP e BES o mesmo que fazem ao cidadão comum? Ao cidadão comum penhoram até as cuecas caso tenha dívidas ao Estado, ou os Políticos e os gestores sejam de Bancos ou empresas são diferentes do comum dos cidadãos?

  2. todos roubaram os que estavam volta deste … este estava dormir, quando acordou ja nao havia como recuar…

    eu assistie a reportagens deste senhor e do banco … sensacao que tenho foi que todos o usaram, quando acordou ja era tarde … eu acho que homem nao tinha perfil para cargo…outros usaram-no e abusaram… a justica que prenda todos eles … mas o desgracado morreu culpado e outros a rirem da desgraca… nao tem mais historia porque justica nao quer….

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …