/

Estado arrisca perder 72 milhões de euros com falência de construtora Obriverca

ABr

A Obriverca, construtora que vai entrar em processo de liquidação, tem dívidas de quase 400 milhões de euros, dos quais mais de 72 milhões são a empresas públicas, respectivamente a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Parvalorem.

O Expresso apurou que a construtora que foi fundada por Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e pelo empresário Eduardo Rodrigues, tem 392 milhões de euros em dívidas.

Só o Estado, por via da CGD e da Parvalorem, tem a receber da empresa mais de 72 milhões de euros – dos quais 60 milhões são devidos ao banco público.

Os dados divulgados pelo semanário têm por base a lista de credores publicada pelo administrador de insolvência, já que a empresa vai avançar com processo de liquidação.

Neste cenário, é “possível que diversos credores incorram em perdas face ao montante global de créditos reclamados”, nota o Expresso com base nas declarações do administrador de insolvência, Jorge Calvete.

A construtora foi fundada por Vieira e Eduardo Rodrigues em 1986. Em 2001, Vieira afastou-se da empresa e em 2007, Eduardo Rodrigues reorganizou-a, criando a holding Obriverca SGPS, conforme relata o Expresso.

O próprio Eduardo Rodrigues, um dos empresários portugueses citado na investigação “Malta Files”, em torno de suspeitas de evasão fiscal, é um dos credores da construtora, tendo a receber 52 milhões de euros por suprimentos que fez enquanto accionista, conforme reporta o jornal.

O Novo Banco é outro dos grandes credores da empresa, tendo a receber 169,9 milhões de euros no âmbito de empréstimos concedidos pelo antigo BES.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.