Estado ajuda vítimas de violência doméstica a pagar a renda

Um novo decreto reforça a proteção das vítimas de violência doméstica e prevê que estas passem a receber apoios do Estado para pagar a renda da casa.

O apoio do Estado no pagamento da renda da casa, em função dos rendimentos das vítimas, é uma das várias medidas naquela que é a terceira alteração ao regime jurídico de proteção e assistência às vítimas de violência doméstica.

O projeto de lei, proposto pelo Bloco de Esquerda, foi aprovado por unanimidade por todos os partidos com representação parlamentar a 22 de julho e publicado a 5 de agosto como decreto da Assembleia da República.

Em declarações ao Diário de Notícias, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima explicou que, desta forma, é possível acelerar o processo de denúncia e a saída da habitação partilhada com o agressor, assim como das próprias casas de abrigo, permitindo à vítima refazer a sua vida de uma forma mais rápida.

Entre as várias medidas, também se prevê que se comece a fazer a análise retrospetiva dos homicídios conjugais em contexto de violência doméstica.

Esta reconstituição, que tem como objetivo melhorar falhas na prevenção, partirá da análise a documentação que consta no processo judicial, a documentos técnicos das várias entidades intervenientes e dos depoimentos dos técnicos que acompanharam o caso.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. pois sou vitima de violência domestica tenho 2 filhos menores e não tenho ajudas a única coisa que pedi foi uma habitação porque não consigo pagar uma renda a fugir do agressor então até o tribunal resolver n ando na rua não posso trabalhar e ligo para a câmara e para a UHR para saber dos pedidos de habitação que fis e ninguém me sabe dar uma resposta só dizem para esperar apresentei o estatuto de vitima e nem a isso ligarão já não sei a onde recorrer mais pois sai as leis mas não vejo resultado

RESPONDER

Sindicatos querem que Ministério Público investigue suicídios na polícia

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia, Peixoto Rodrigues, disse esta terça-feira que vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar os casos de suicídio registados este ano na PSP. Em declarações …

Por problemas éticos, Polícia dos Políticos. Ser deputado já não será a mesma coisa

Depois de uma legislatura vincada por vários problemas éticos no interior do Parlamento, houve ajustes a fazer. As regras para deputados advogados, subsídios ou moradas mudaram e, a partir de outubro, ser deputado será um …

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …