Estado já gasta mais de 900 milhões só com exames no privado

Athit Perawongmetha / World Bank

Só no ano passado, o Estado gastou 925,8 milhões de euros com Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica feitos no privado, mais 99,4 milhões do que em 2015.

No ano passado, o Estado gastou 925,8 milhões de euros com Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica realizados no privado, ou seja, mais 99,4 milhões do que em 2015, no início da legislatura. Segundo os dados do Ministério da Saúde, avançados esta segunda-feira pela TSF, o aumento da despesa tem acelerado nos últimos anos.

Os números revelam que, em 2016, a despesa subiu 3,2%, em 2017 aumentou 3,3% e em 2018 cresceu 5,1%, numa subida acumulada de 12% entre 2015 e 2018.

No último ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastou nos privados 444,8 milhões de euros em Meios Complementares de Diagnóstico e 481 milhões em Meios Complementares de Terapêutica.

Em fevereiro, o deputado socialista Renato Sampaio questionou o Governo para perceber quanto é que o Estado gasta com a saúde dos portugueses no privado. Os números agora enviados em resposta também dão conta de um aumento de 81,9 milhões de euros entre 2015 e 2017 na despesa da ADSE com o regime convencionado (394 milhões em 2017).

Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), acredita que estes números estarão sobretudo relacionados com prescrições dos médicos de família. No entanto, sublinha que faltam outras áreas onde os hospitais públicos também têm de recorrer ao privado por falta de capacidade de resposta.

Apesar de reconhecer que o envelhecimento da população aumenta a procura, isso não explica tudo. Alexandre Lourenço recorda a subcontratação dos hospitais ao setor privado em áreas onde são “obrigados a contratar por falta, obsolescência ou avaria de muitos equipamentos dadas as limitações que existem ao investimento”.

A associação recorda ainda que há muito tempo que não existem grandes revisões das tabelas de pagamentos do setor convencionado, o que impede um maior controlo dos custos do Estado com os exames no privado, travando a concorrência e a entrada de novos prestadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …